A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 6750-C/2025, de 23 de Junho

Partilhar:

Sumário

Nomeia, a título transitório, a entidade responsável pelo planeamento, desenvolvimento e gestão da infraestrutura de rede dedicada a hidrogénio.

Texto do documento

Despacho 6750-C/2025

A fim de dar cumprimento à reforma relativa ao quadro regulamentar para o hidrogénio renovável do Plano de Recuperação e Resiliência (RP-C21-r46), torna-se necessário definir a entidade responsável pelo planeamento, desenvolvimento e gestão de infraestruturas de rede dedicadas de hidrogénio, na aceção constante da Diretiva (UE) 2024/1788, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 13 de junho de 2024, relativa a regras comuns para os mercados internos do gás renovável, do gás natural e do hidrogénio.

Estando em curso os trabalhos de transposição da referida diretiva, o Decreto Lei 79/2025, de 21 de maio, previu, no n.º 2 do seu artigo 6.º, que o membro do Governo responsável pela área da energia nomeia a entidade responsável pelo planeamento, desenvolvimento e gestão da infraestrutura de rede dedicada a hidrogénio, mediante despacho, sendo tal nomeação precedida de um processo expedito de consulta ao mercado.

Tal procedimento, conduzido pela DireçãoGeral de Energia e Geologia (DGEG) iniciou-se com a publicação do Edital 930-A/2025, de 21 de maio, com vista à nomeação, a título transitório, da entidade responsável pelo planeamento, desenvolvimento e gestão da infraestrutura de rede dedicada a hidrogénio, em território nacional, até à designação definitiva da entidade após a transposição da Diretiva (UE) 2024/1788, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 13 de junho de 2024.

No seguimento da correspondente instrução pela DGEG, foi recebida a informação n.º 115/2025/DGEG, de 12 de junho, que, após a análise das manifestações de interesse, propõe a nomeação da REN Gás, SA, ou sociedade por si detida, como entidade responsável a título transitório.

Solicitado parecer à Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), ao abrigo do disposto no artigo 16.º e seguintes dos seus Estatutos, aprovados pelo Decreto Lei 97/2002, de 12 de abril, na sua redação atual, a ERSE pronunciou-se favoravelmente no sentido da admissibilidade da nomeação em causa, proposta pela DGEG. No referido parecer, emitido a 20 de junho de 2025, reconhece a admissibilidade e conveniência da referida nomeação da REN Gás, SA, destacando a sua experiência, robustez técnica, cumprimento das regras de separação (unbundling) e a necessidade de garantir a representação nacional na futura Rede Europeia de Operadores de Redes de Hidrogénio (ENNOH), desde o início do seu funcionamento, que deverá ocorrer já no mês de julho de 2025.

Assim, nos termos e para os efeitos do disposto no n.º 2 do artigo 6.º do Decreto Lei 75/2025, de 21 de maio, determino:

1-É nomeada, a título transitório, a REN Gás, SA, ou sociedade por si detida, como entidade responsável pelo planeamento, desenvolvimento e gestão da infraestrutura de rede dedicada a hidrogénio, em território nacional.

2-A presente nomeação vigora até à designação definitiva da entidade responsável, a ocorrer após a transposição da Diretiva (UE) 2024/1788 para o ordenamento jurídico nacional.

3-A entidade nomeada deve assegurar o cumprimento das obrigações previstas na legislação nacional e europeia aplicável, nomeadamente no que respeita às regras de separação (unbundling), à segurança, à sustentabilidade e à integração com os sistemas energéticos existentes.

4-Enquanto entidade nomeada a título transitório, a REN Gás, SA, assegura a representação nacional na Rede Europeia de Operadores de Redes de Hidrogénio (ENNOH), nos termos do artigo 57.º do Regulamento (UE) 2024/1789, até à certificação definitiva do operador nacional.

23 de junho de 2025.-A Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho.

319213057

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/6217664.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2002-04-12 - Decreto-Lei 97/2002 - Ministério da Economia

    Transforma a Entidade Reguladora do Sector Eléctrico em Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos e aprova os respectivos Estatutos.

  • Tem documento Em vigor 2025-05-07 - Decreto-Lei 75/2025 - Presidência do Conselho de Ministros

    Conclui o processo de designação da Zona Especial de Conservação de Cabrela.

  • Tem documento Em vigor 2025-05-21 - Decreto-Lei 79/2025 - Presidência do Conselho de Ministros

    Altera o Decreto-Lei n.º 62/2020, de 28 de agosto, que estabelece a organização e o funcionamento do Sistema Nacional de Gás, e o Decreto-Lei n.º 70/2022, de 14 de outubro, que cria uma reserva estratégica de gás natural, pertencente ao Estado Português, e estabelece medidas extraordinárias e temporárias de reporte de informação e de garantia da segurança de abastecimento de gás.

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda