Louvor e condecoração
Louvo o superintendente Ismael Pereira Gaspar Jorge (M/100098) pelo percurso excecional ao serviço da Polícia de Segurança Pública, no qual tem revelado inegável competência profissional, elevado sentido de responsabilidade, espírito de missão e dedicação constante à causa pública e à valorização da PSP, tanto em território nacional como no plano internacional.
A sólida formação académica do superintendente Ismael Jorge, alicerçada em duas licenciaturasem Ciências Policiais, pelo Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna (ISCPSI), e em Direito, pela Universidade Internacional da Figueira da Fozconstitui um pilar fundamental do seu percurso profissional de excelência. Esta dupla formação conferiulhe uma visão abrangente e multidisciplinar da segurança pública, aliando o rigor técnicooperacional ao domínio das bases jurídicas e institucionais do Estado de Direito. Tal combinação temlhe permitido abordar os desafios da atividade policial com uma perspetiva integradora, estratégica e profundamente informada, sendo um elemento distintivo na forma como exerce as suas funções de elevada responsabilidade.
Ao longo da sua carreira, exerceu com reconhecido mérito funções de comando, chefia e direção, destacando-se, entre outras, as de diretoradjunto da Escola Prática de Polícia, em Torres Novas, chefe do Gabinete do diretor nacional da PSP, comandante do Comando Distrital de Leiria da PSP, diretoradjunto do Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna, onde integrou o conselho científico e desempenhou funções docentes. Foi, também, o coordenador para a segurança e acreditação da III Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, em 2007, e coordenador do Centro Coordenador de Informações Policiais para o Euro 2004, funções que desempenhou com elevado rigor, visão estratégica apurada e notável capacidade de liderança, demonstrando compromisso, proatividade e um impacto significativo nos resultados organizacionais.
Enquanto formador no Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna e responsável por diversas áreas técnicas e operacionais, foi sempre um promotor da excelência e do conhecimento, deixando marca indelével na formação de gerações de oficiais.
Atualmente, exerce com distinção as funções de diretor nacionaladjunto da Unidade Orgânica de Recursos Humanos, cargo de elevada responsabilidade estratégica, no qual assegura a gestão integrada e eficaz dos recursos humanos da instituição. Neste âmbito, tem-se destacado pela sua liderança competente, pela capacidade de implementar políticas de desenvolvimento de pessoal alinhadas com os objetivos institucionais e pela promoção de uma cultura organizacional orientada para o mérito, a eficiência e o bemestar dos colaboradores.
Oficial de ética inabalável, postura discreta e exemplar, é detentor de um percurso profissional pautado pela lealdade institucional, pela entrega ao serviço público e pela valorização contínua da missão policial.
Pelas razões expostas, e considerando que os serviços por si prestados à Polícia de Segurança Pública e a Portugal assumem natureza particularmente distinta e relevante, é o superintendente Ismael Pereira Gaspar Jorge merecedor deste público louvor merecedor deste público louvor, considerando-se os serviços por si prestados à Polícia de Segurança Pública e a Portugal como extraordinariamente importantes e distintos.
Assim, ao abrigo do disposto nos artigos 7.º e 9.º do Decreto Lei 177/82, de 12 de maio, manda o Governo, pela Ministra da Administração Interna, condecorar o superintendente Ismael Pereira Gaspar Jorge com a Medalha de Serviços Distintos de Segurança Pública, grau ouro.
16 de maio de 2025.-A Ministra da Administração Interna, Margarida Blasco.
319070084