Louvor 376/2025, de 22 de Maio
- Corpo emitente: Administração Interna - Gabinete da Ministra da Administração Interna
- Fonte: Diário da República n.º 98/2025, Série II de 2025-05-22
- Data: 2025-05-22
- Parte: C
- Documento na página oficial do DRE
- Secções desta página::
Sumário
Atribuição de louvor e condecoração com a Medalha de Serviços Distintos de Segurança Pública, grau ouro, ao superintendente Ismael Pereira Gaspar Jorge, da Polícia de Segurança Pública.
Texto do documento
Louvor 376/2025
Louvor e condecoração
Louvo o superintendente Ismael Pereira Gaspar Jorge (M/100098) pelo percurso excecional ao serviço da Polícia de Segurança Pública, no qual tem revelado inegável competência profissional, elevado sentido de responsabilidade, espírito de missão e dedicação constante à causa pública e à valorização da PSP, tanto em território nacional como no plano internacional.
A sólida formação académica do superintendente Ismael Jorge, alicerçada em duas licenciaturas - em Ciências Policiais, pelo Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna (ISCPSI), e em Direito, pela Universidade Internacional da Figueira da Foz - constitui um pilar fundamental do seu percurso profissional de excelência. Esta dupla formação conferiu-lhe uma visão abrangente e multidisciplinar da segurança pública, aliando o rigor técnico-operacional ao domínio das bases jurídicas e institucionais do Estado de Direito. Tal combinação tem-lhe permitido abordar os desafios da atividade policial com uma perspetiva integradora, estratégica e profundamente informada, sendo um elemento distintivo na forma como exerce as suas funções de elevada responsabilidade.
Ao longo da sua carreira, exerceu com reconhecido mérito funções de comando, chefia e direção, destacando-se, entre outras, as de diretor-adjunto da Escola Prática de Polícia, em Torres Novas, chefe do Gabinete do diretor nacional da PSP, comandante do Comando Distrital de Leiria da PSP, diretor-adjunto do Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna, onde integrou o conselho científico e desempenhou funções docentes. Foi, também, o coordenador para a segurança e acreditação da III Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, em 2007, e coordenador do Centro Coordenador de Informações Policiais para o Euro 2004, funções que desempenhou com elevado rigor, visão estratégica apurada e notável capacidade de liderança, demonstrando compromisso, proatividade e um impacto significativo nos resultados organizacionais.
Enquanto formador no Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna e responsável por diversas áreas técnicas e operacionais, foi sempre um promotor da excelência e do conhecimento, deixando marca indelével na formação de gerações de oficiais.
Atualmente, exerce com distinção as funções de diretor nacional-adjunto da Unidade Orgânica de Recursos Humanos, cargo de elevada responsabilidade estratégica, no qual assegura a gestão integrada e eficaz dos recursos humanos da instituição. Neste âmbito, tem-se destacado pela sua liderança competente, pela capacidade de implementar políticas de desenvolvimento de pessoal alinhadas com os objetivos institucionais e pela promoção de uma cultura organizacional orientada para o mérito, a eficiência e o bem-estar dos colaboradores.
Oficial de ética inabalável, postura discreta e exemplar, é detentor de um percurso profissional pautado pela lealdade institucional, pela entrega ao serviço público e pela valorização contínua da missão policial.
Pelas razões expostas, e considerando que os serviços por si prestados à Polícia de Segurança Pública e a Portugal assumem natureza particularmente distinta e relevante, é o superintendente Ismael Pereira Gaspar Jorge merecedor deste público louvor merecedor deste público louvor, considerando-se os serviços por si prestados à Polícia de Segurança Pública e a Portugal como extraordinariamente importantes e distintos.
Assim, ao abrigo do disposto nos artigos 7.º e 9.º do Decreto-Lei 177/82, de 12 de maio, manda o Governo, pela Ministra da Administração Interna, condecorar o superintendente Ismael Pereira Gaspar Jorge com a Medalha de Serviços Distintos de Segurança Pública, grau ouro.
16 de maio de 2025. - A Ministra da Administração Interna, Margarida Blasco.
319070084
Anexos
- Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/6182682.dre.pdf .
Ligações deste documento
Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):
-
1982-05-12 - Decreto-Lei 177/82 - Ministério da Administração Interna
Estabelece as normas respeitantes à atribuição das medalhas de segurança pública.
Aviso
NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.
O URL desta página é: https://dre.tretas.org/dre/6182682/louvor-376-2025-de-22-de-maio