A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 3030/2025, de 7 de Março

Partilhar:

Sumário

Designa a SPMS ― Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, E. P. E., para coordenar os trabalhos preparatórios tendentes à implementação do Regulamento Europeu do Espaço de Dados em Saúde.

Texto do documento

Despacho 3030/2025



Considerando que:

O Regulamento do Espaço Europeu de Dados em Saúde (doravante «o Regulamento») configura um instrumento estratégico da União Europeia para promover a partilha segura e eficaz de dados em saúde, com respeito pelos direitos fundamentais e a proteção de dados pessoais;

O Regulamento garante o acesso dos cidadãos, de forma simples, rápida e segura, aos seus dados de saúde eletrónicos, em qualquer Estado-Membro da União Europeia, independentemente do Estado-Membro de origem;

Para tal, impõe-se internamente um esforço coordenado para garantir que cada Estado dispõe dos mecanismos técnicos, legais e organizacionais necessários à implementação e concretização dos objetivos até 2028;

A SPMS - Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, E. P. E. (SPMS), tem vindo a acompanhar os desenvolvimentos legislativos e técnicos, a integrar grupos de trabalho junto da Comissão Europeia e a trabalhar na construção desta rede digital, por forma a permitir a partilha de dados de saúde eletrónicos do cidadão;

Contudo, a informação de saúde dos cidadãos não se limita, apenas, àquela que é recolhida e utilizada no âmbito do Serviço Nacional de Saúde (SNS), pelo que importa que a concretização do Registo de Saúde Único Eletrónico se encontre, igualmente, operacionalizada junto dos operadores de saúde dos demais setores que detenham um registo eletrónico clínico;

Entende-se, desta forma, que a concretização e operacionalização do Registo de Saúde Único Eletrónico implica a participação multidisciplinar e envolvimento dos diversos operadores que prestam cuidados de saúde à população, por forma a permitir a implementação de uma rede digital e serviços que correspondam às necessidades dos cidadãos e dos profissionais de saúde;

Assim, ao abrigo do disposto nos artigos 8.º, 10.º e 21.º do Decreto-Lei 32/2024, de 10 de maio, e no âmbito das competências delegadas pelo Despacho 5884-A/2024, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 100, suplemento, de 23 de maio de 2024, na sua redação atual, determino o seguinte:

1 - É criado um grupo de trabalho interdisciplinar para acompanhamento e seguimento da implementação e desenvolvimento do Registo de Saúde Único Eletrónico, em alinhamento com as orientações e boas práticas europeias.

2 - O grupo de trabalho é coordenado pela SPMS - Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, E. P. E.

3 - Este grupo de trabalho poderá ser dividido em subgrupos multidisciplinares a propor pela SPMS, conforme as necessidades que vierem a ser identificadas, no âmbito dos quais podem ser nomeados subcoordenadores para os subgrupos que vierem a ser constituídos.

4 - O grupo de trabalho funciona e desenvolve a sua atividade na dependência deste Gabinete.

5 - O grupo de trabalho tem natureza temporária e é constituído pelas seguintes entidades e respetivos representantes:

a) Dois representantes da SPMS - Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, E. P. E., sendo um nomeado coordenador;

b) Um representante da Direção-Geral da Saúde;

c) Um representante da Administração Central do Sistema de Saúde, I. P.;

d) Um representante da Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde, I. P.;

e) Um representante das unidades locais de saúde;

f) Um representante da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada (APHP);

g) Um representante do Ministério da Justiça;

h) Um representante do Ministério da Defesa Nacional;

i) Um representante da União das Misericórdias Portuguesas;

j) Um representante da União das Mutualidades Portuguesas;

k) Um representante da Federação Nacional dos Prestadores de Cuidados de Saúde;

l) Um representante das associações de farmácias;

m) Um representante das associações de utentes.

6 - As referidas entidades devem indicar no prazo de cinco dias após a publicação os representantes referidos no número anterior.

7 - O representante das unidades locais de saúde referido na alínea e) será indicado pelo meu Gabinete.

8 - Sempre que se mostre conveniente, a SPMS pode solicitar ao meu Gabinete a colaboração de elementos de outras entidades, ou personalidades de reconhecido mérito na área da saúde.

9 - Deve ser consultada a Comissão Nacional de Proteção de Dados.

10 - A participação no grupo de trabalho não confere direito a qualquer prestação ou remuneração adicional.

11 - O apoio administrativo e logístico necessário ao funcionamento do grupo de trabalho é assegurado pela SPMS - Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, E. P. E.

12 - O mandato do grupo de trabalho tem a duração de 12 meses, a contar da entrada em vigor do presente despacho, sem prejuízo da possibilidade da sua prorrogação.

13 - No âmbito das suas atividades, o grupo de trabalho deve apresentar-me relatórios trimestrais, que reflitam e sistematizem a sua análise e avaliação sobre a evolução dos trabalhos realizados.

14 - Os relatórios referidos no número anterior são tornados públicos através do sítio eletrónico do Serviço Nacional de Saúde.

15 - O presente despacho entra em vigor no dia seguinte ao da sua publicação.

1 de março de 2025. - A Secretária de Estado da Gestão da Saúde, Cristina Alexandra Rodrigues da Cruz Vaz Tomé.

318760802

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/6096707.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2024-05-10 - Decreto-Lei 32/2024 - Presidência do Conselho de Ministros

    Aprova o regime de organização e funcionamento do XXIV Governo Constitucional.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda