A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 2961/2025, de 6 de Março

Partilhar:

Sumário

Criação de grupo de trabalho que apoie o Governo na avaliação da legislação laboral em vigor e na elaboração de propostas de alteração ou de medidas em consonância com o programa do Governo e no contexto da concertação social.

Texto do documento

Despacho 2961/2025



O Programa do XXIV Governo assenta em seis pilares estratégicos, que orientam a sua ação nas diversas áreas de governação, um dos quais é tornar Portugal um país mais justo e solidário, que combate as desigualdades sociais e territoriais, que protege os mais vulneráveis, que garante a qualidade dos serviços públicos e que promove a coesão social e a participação cívica. Neste sentido, é essencial:

a) Equacionar a criação de benefícios fiscais, no âmbito da revisão do respetivo regime, para empresas que criem programas de apoio à maternidade e paternidade, como creches no local de trabalho para filhos de colaboradores, que contratem grávidas, mães/pais com filhos até aos 3 anos, horários flexíveis e outras medidas que facilitem a vida familiar dos trabalhadores contribuindo para mudar a cultura de «penalização» de progenitores pelos empregadores;

b) Avaliar medidas de proteção da parentalidade que fomentem a igualdade entre homens e mulheres no trabalho e no emprego, nomeadamente promovendo ativamente o papel do pai na família, que facilitem a flexibilização dos regimes do tempo e do local de trabalho e que favoreçam a liderança feminina no trabalho e na profissão;

c) Alargar as matérias de intervenção da negociação coletiva sem especiais condicionalismos, designadamente matérias como a relação jurídica e tipologia do emprego, mecanismos de mobilidade, períodos experimentais, tempo de trabalho e aspetos relativos à extinção dos vínculos;

d) Cumprir o Acordo Tripartido sobre Valorização Salarial e Crescimento Económico 2025-2028, nomeadamente o compromisso assumido no seu ponto v, relativo à dinamização da concertação social no âmbito das matérias ali constantes: segurança e saúde no trabalho, formação profissional, legislação laboral, sustentabilidade de segurança social, reorganização e modernização administrativa e estatuto dos benefícios fiscais;

e) Revisitar a Lei 13/2023, de 3 de abril, impondo-se avaliar os resultados da sua implementação no terreno.

Assim, em linha com o Programa do Governo, determina-se o seguinte:

1 - Criar um grupo de trabalho que apoie o Governo na avaliação da legislação laboral em vigor e na elaboração de propostas de alteração ou de medidas em consonância com o programa do Governo e no contexto da concertação social.

2 - O grupo de trabalho será constituído pelos seguintes elementos:

Professor Doutor Pedro Madeira de Brito (Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa), que coordena;

Mestre Paula Agapito Silva Barbas [subdiretora-geral da Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT)], que exerce as funções de subcoordenação;

Dr.ª Gabriela Plácido Alves (técnica especialista do Gabinete da Ministra do Trabalho Solidariedade e Segurança Social);

Dr.ª Carla Farto (técnica especialista do Gabinete do Secretário de Estado do Trabalho);

Mestre Leonor Ruivo (Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa).

3 - O grupo de trabalho pode requerer a colaboração, bem como proceder à consulta de outras pessoas ou entidades que entenda por convenientes à prossecução dos seus trabalhos, de acordo com as respetivas áreas de especialidade.

4 - Os serviços do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social asseguram a disponibilização ao grupo de trabalho de todos os recursos materiais e humanos necessários à prossecução dos seus trabalhos, incluindo o acesso a informação estatística detalhada sobre os sistemas e regimes.

5 - Compete à DGERT assegurar os procedimentos necessários à execução e concretização deste trabalho, bem como prestar o apoio logístico e administrativo indispensável ao funcionamento do grupo de trabalho, no âmbito das suas competências legais.

6 - O grupo de trabalho inicia funções no dia 26 de fevereiro de 2025.

26 de fevereiro de 2025. - A Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Rosário Palma Ramalho.

Notas biográficas

Pedro Manuel de Almeida Madeira de Brito.

Licenciado em Direito (1987), mestre em Direito e Ciências Jurídicas (1997), doutoramento em Ciências Jurídico Empresariais (2011).

Professor associado da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, advogado, autor de várias obras na área do Direito do Trabalho e do Emprego Público. Investigador do Centro de Investigação de Direito Privado (CIDP).

Maria Leonor Soares Ruivo.

Licenciada em Direito (2017), Mestre em Direito e Ciências Jurídicas (2024), doutoranda em Direito desde 2024. Assistente convidada da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa desde 2018 e investigadora do Centro de Investigação de Direito Privado (CIDP) desde 2018. Secretária-geral Adjunta da Revista Internacional de Direito do Trabalho e Membro da Comissão Executiva da Revista de Direito Financeiro e dos Mercados de Capitais.

318749641

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/6095214.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2023-04-03 - Lei 13/2023 - Assembleia da República

    Altera o Código do Trabalho e legislação conexa, no âmbito da agenda do trabalho digno

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda