Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho (extrato) 2421/2025, de 21 de Fevereiro

Partilhar:

Sumário

Nomeação de Ana Filipa Martins Fernandes para o cargo de chefe da Divisão de Estudos e Análise Económica.

Texto do documento

Despacho (extrato) n.º 2421/2025



Considerando que:

O Decreto Regulamentar 7/2018, de 13 de julho, definiu a missão, as atribuições e o tipo de organização interna do Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avaliação e Relações Internacionais (GPEARI) do Ministério das Finanças;

A Portaria 227/2018, de 13 de agosto, procedeu à determinação da estrutura nuclear do GPEARI e respetivas competências, bem como ao número máximo de unidades flexíveis;

Pelo Despacho 10003/2018, de 19 de outubro, foi criada, no Departamento de Análise, Estudos e Previsão, a Divisão de Estudos e Análise Económica;

Nos termos do n.º 1 do artigo 27.º da Lei 2/2004, de 15 de janeiro, os cargos dirigentes podem ser exercidos em regime de substituição nos casos de vacatura do lugar;

A licenciada Ana Filipa Martins Fernandes possui os requisitos legais exigidos e é dotada de competência técnica e aptidão para o exercício das funções de direção, coordenação e controlo, reunindo as melhores condições para o exercício do cargo:

Nomeio, em regime de substituição e por urgente conveniência de serviço, a licenciada Ana Filipa Martins Fernandes, pertencente à carreira de regime especial de técnico superior especialista em orçamento e finanças públicas do Ministério das Finanças, do mapa de pessoal do GPEARI, para o cargo de Chefe da Divisão de Estudos e Análise Económica, cargo de direção intermédia de 2.º grau.

O presente despacho produz efeitos a 15 de fevereiro de 2025.

11 de fevereiro de 2025. - O Diretor-Geral do Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avaliação e Relações Internacionais, José Carlos Azevedo Pereira.

Nota Curricular

1 - Dados pessoais:

Nome: Ana Filipa Martins Fernandes.

Data de nascimento: 7 de junho de 1988.

Nacionalidade: Portuguesa.

2 - Habilitações académicas:

2012: Mestrado em Economia pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa (ISEG).

2010: Licenciatura em Economia pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa (ISEG).

3 - Formação complementar:

Input-Output for Dummies, 9th Hispanic-American Conference on Input-Output Analysis; Cursos de avaliação de impacto de reformas estruturais e de políticas públicas; Erasmus for Public Administration; European Commission QUEST model Workshops; Understanding EU Decision-Making: Principles, Procedures, Practice - European Institute of Public Administration; Economics of Austerity e Labour Economics, ISEG Summer Schools.

4 - Experiência profissional:

Desde novembro de 2023, consultora associada na Equipa Multidisciplinar de Monitorização, PLANAPP.

Entre janeiro e novembro de 2023, técnica especialista no Gabinete do Sr. Secretário de Estado da Economia do XXIII Governo da República Portuguesa.

Entre janeiro de 2021 e dezembro de 2023, consultora associada na Unidade Técnica de Avaliação de Impacto Legislativo, JurisAPP/PlanAPP.

Entre junho de 2019 e dezembro de 2020, chefe de divisão da Divisão de Estudos e Análise Económica do GPEARI, Ministério das Finanças.

Entre julho de 2016 e maio de 2018, técnica superior especialista em orçamento e finanças públicas na Divisão de Estudos e Análise Económica do GPEARI, Ministério das Finanças

Entre janeiro de 2015 e junho de 2016, técnica superior especialista em orçamento e finanças públicas no Departamento de Política Europeia do GPEARI, Ministério das Finanças.

Entre dezembro de 2013 e dezembro de 2014, estagiária PEPAC na Direção de Serviços de Análise Económica do GEE, Ministério da Economia.

Entre maio e agosto de 2013, consultora no Departamento de Estudos Económicos do Banco Nacional de Angola.

5 - Publicações:

Fernandes, A. F. e Azambuja, G. (2022), «Investimento e terciarização da agricultura em Portugal», Cultivar - Cadernos de análise e prospetiva n.º 25, abril 2022, GPP.

Amador, J., Fernandes, A. e Nogueira, G. (2022), «A competitividade da economia portuguesa: Uma leitura baseada num indicador compósito», Revista de Estudos Económicos Vol. VIII, n.º 2, Banco de Portugal.

Fernandes, A. F e Simões, M. (2020), «Impacto económico da pandemia COVID-19», Em análise, BMEP 06/2020.

Fernandes, A. F., Simões, M., Pereira, J. A. (2019), «Alterações estruturais da economia portuguesa, produto potencial e produtividade», Artigo GPEARI 01/2019.

Fernandes, A. F. (2019), «Effects of National Reform Programme measures on productivity”, Em análise, BMEP 08/2019.

Gouveia, A. e Coelho, M. et. al (2018). «The Portuguese economy - essays on structural changes», GPEARI.

Gouveia, A. F. e Fernandes, A. F. (2017), «Structural reforms and long-term growth - a model based analysis», Artigo GPEARI 05/2017.

318698717

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/6080182.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2004-01-15 - Lei 2/2004 - Assembleia da República

    Aprova o estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado.

  • Tem documento Em vigor 2018-07-13 - Decreto Regulamentar 7/2018 - Presidência do Conselho de Ministros

    Aprova a orgânica do Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avaliação e Relações Internacionais

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda