A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Deliberação 141/2025, de 29 de Janeiro

Partilhar:

Sumário

Estabelecimento das taxas a cobrar por procedimentos de avaliação e acreditação de ciclos de estudos conjuntos realizados ao abrigo da European Approach.

Texto do documento

Deliberação 141/2025



Estabelecimento das taxas a cobrar por procedimentos de avaliação e acreditação de ciclos de estudos conjuntos realizados ao abrigo da European Approach

A European Approach for Quality Assurance of Joint Programmes foi desenvolvida no âmbito do Processo de Bolonha com o objetivo de simplificar e harmonizar os procedimentos de garantia da qualidade de ciclos de estudos em associação internacional (joint programmes), promovendo a colaboração internacional entre Instituições de Ensino Superior.

Este procedimento visa garantir que estas ofertas sejam avaliadas de forma integrada, respeitando padrões europeus e assegurando a qualidade através de práticas consistentes e reconhecidas por todas as entidades envolvidas.

A implementação deste procedimento requer a definição de taxas próprias adequadas às suas especificidades. Para garantir a eficiência científica e administrativa do procedimento, designadamente no que respeita à constituição das comissões mistas de avaliação externa e às suas deslocações, são estabelecidas taxas a serem suportadas pelo consórcio em linha com as praticadas por outras Agências europeias e diferenciadas em função do papel a desempenhar pela A3ES nos processos de acreditação e avaliação.

Assim, ao abrigo do disposto no n.º 4 do artigo 7.º do Decreto-Lei 369/2007, de 5 de novembro, e no artigo 21.º do Regulamento 392/2013, de 16 de outubro, o Conselho de Administração da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) delibera:

1 - Pelo procedimento de acreditação coordenado pela A3ES em que pelo menos uma das Instituições de Ensino Superior (IES) seja portuguesa, é devida uma taxa de €15.000,00 (quinze mil euros).

2 - Pelo procedimento de acreditação coordenado pela A3ES em que nenhuma das IES seja portuguesa, é devida uma taxa de €23.000,00 (vinte e três mil euros).

3 - Pelo procedimento de registo da acreditação conferida por uma outra Agência a um ciclo de estudos conjunto em que a A3ES não foi a entidade coordenadora, mas acompanhou o processo através de um protocolo de colaboração, incluindo a verificação da conformidade da documentação submetida no sistema de informação SIA3ES com as disposições legais, será cobrada a taxa estabelecida no n.º 2 da Deliberação 924/2024, de 1 de julho.

4 - Cada um dos montantes acima referidos deverá ser liquidado por transferência bancária à A3ES até ao termo do prazo fixado para a entrega do respetivo pedido de avaliação/acreditação ou homologação, sendo o pagamento condição para a aceitação do pedido.

5 - A presente deliberação entra em vigor no dia seguinte à sua publicação.

24 de janeiro de 2025. - O Presidente do Conselho de Administração, João Guerreiro.

318608214

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/6052733.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2007-11-05 - Decreto-Lei 369/2007 - Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

    Cria a Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior e aprova os respectivos estatutos.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda