Resolução 3/2024-PG, de 3 de Janeiro
- Corpo emitente: Tribunal de Contas
- Fonte: Diário da República n.º 2/2025, Série II de 2025-01-03
- Data: 2025-01-03
- Parte: D
- Documento na página oficial do DRE
- Secções desta página::
Sumário
Texto do documento
A Resolução 3/2022-PG, publicada no Diário da República, 2.ª série, n.º 70, de 8 de abril, aprovou as instruções que estabelecem a disciplina aplicável à organização, impulso e tramitação de processos de fiscalização prévia do Tribunal de Contas, na sede e nas Secções Regionais dos Açores e da Madeira, bem como as condições gerais de utilização da plataforma eContas (Plataforma), incluindo as regras de registo da entidade e respetivos utilizadores na mesma plataforma.
Mostra-se necessário proceder à alteração de algumas disposições da Resolução, visando atualizar e agilizar as instruções de utilização da Plataforma.
Assim, o Plenário Geral do Tribunal de Contas, em sessão de 12 de dezembro de 2024, ao abrigo dos artigos 6.º, alínea b), e 75.º, alíneas d), segunda parte, e g), da Lei 98/97, de 26 de agosto, na redação atualmente em vigor (Lei de Organização e Processo do Tribunal de Contas, doravante LOPTC), do disposto no artigo 15.º, alínea b), do Regulamento do Tribunal de Contas (Regulamento 112/2018-PG, de 24 de janeiro de 2018, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 33, de 15 de fevereiro de 2018, na redação atualmente em vigor) e considerando ainda o estatuído no artigo 132.º do Código de Processo Civil, aplicável ex vi artigo 80.º da LOPTC, deliberou aprovar a alteração à Resolução 3/2022-PG, publicada no Diário da República, 2.ª série, n.º 70, de 8 de abril, nos seguintes termos:
1 - A presente Resolução procede à primeira alteração à Resolução 3/2022-PG, publicada no Diário da República, 2.ª série, n.º 70, de 8 de abril.
2 - Os artigos 3.º, 14.º, 15.º 19.º, 29.º, 30.º, 31.º e 34.º das Instruções 1/2022, aprovadas em anexo (ANEXO I) à Resolução 3/2022-PG, passam a ter a seguinte redação:
Artigo 3.º
Remessa em suporte físico por impedimento técnico
1 - [...]
2 - [...]
3 - [...]
4 - [...]
Artigo 14.º
[...]
1 - [...]
a) [...]
b) Os documentos apresentados com o requerimento não constem de um arquivo eletrónico permanente (ficheiro), em violação do n.º 5 do artigo 25.º;
c) O requerimento mencione a junção de documentos através do recurso a meios eletrónicos (ex. correio eletrónico) não previstos na presente Resolução ou nos termos nela regulados;
d) [Anterior alínea b).]
i) Desrespeitem a nomenclatura indicada no n.º 1 do artigo 29.º ou a suficiência da descrição do respetivo conteúdo referida no n.º 2 do mesmo artigo;
ii) [...]
iii) [...]
iv) [...]
v) [...]
2 - [...]
Artigo 15.º
[...]
[...]
a) Inclua mais de um ato ou contrato a submeter a fiscalização, em violação do artigo 4.º;
b) [Anterior alínea a).]
c) [Anterior alínea b).]
d) [Anterior alínea c).]
e) [Anterior alínea d).]
f) [Anterior alínea e).]
g) [Anterior alínea f).]
Artigo 19.º
[...]
1 - [...]
2 - [...]
3 - A notificação referida nos números anteriores presume-se efetuada, nos termos do artigo 249.º, n.º 5 do Código do Processo Civil, no terceiro dia posterior à data em que é realizada, ou, não sendo dia útil, no primeiro dia útil subsequente.
4 - [...]
Artigo 29.º
[...]
1 - [...]
a) [...]
b) [...]
c) Deve permitir identificar o seu conteúdo (exs: “Deliberação da Câmara_maio_2021””, “Parecer_técnico”).
2 - Cada ficheiro deve ter um nome diferente dos demais e o seu conteúdo ser obrigatoriamente descrito com suficiente exatidão em local próprio do requerimento.
Artigo 30.º
[...]
1 - [...]
2 - (Revogado.)
3 - [...]
4 - [...]
5 - [...]
6 - [...]
Artigo 31.º
[...]
1 - Os requerimentos de remessa de processo para fiscalização prévia e de resposta a solicitação de elementos ou diligências instrutórias por parte do Tribunal de Contas só podem ser instruídos com documentos disponibilizados numa página da Internet quando o tamanho dos ficheiros que os contêm exceda 30 Mb e se trate de documentos digitalmente assinados pelos seus autores com recurso a certificado de assinatura eletrónica avançada ou de ficheiros em formato de vídeo.
2 - [...]
3 - [...]
Artigo 34.º
[...]
1 - As comunicações e notificações à entidade, relativas a requerimentos recebidos, são realizadas por via eletrónica através do sistema informático de apoio à sua atividade do Tribunal, que assegura automaticamente a sua disponibilização e consulta na área reservada da entidade na Plataforma eContas.
2 - A entidade é avisada da existência de novas comunicações e notificações do Tribunal de Contas, por mensagem enviada para o endereço de correio eletrónico indicado no pedido de registo a que se refere no n.º 3 do artigo 22.º
3 - É aditado às Instruções 1/2022, aprovadas em anexo à Resolução 3/2022-PG, o artigo 3.º -A com a seguinte redação:
Artigo 3.º-A
Processos que integram documentos classificados
1 - Nos casos em que os processos remetidos para fiscalização prévia especial integrem documentos classificados e que por essa via pretendam que os mesmos beneficiem de restrições de acesso, a entidade fiscalizada deve expressamente identificá-los nos requerimentos.
2 - Nas situações referidas no número anterior, deve a entidade fiscalizada indicar expressamente, em documento instrutório do requerimento respetivo:
a) A entidade concreta que classificou o(s) documento(s) cuja reserva de acesso se pretende salvaguardar, bem como a respetiva competência legal para o efeito;
b) O fundamento legal para a classificação efetuada;
c) Os concretos bens jurídicos que se visa proteger com a classificação efetuada ou os concretos riscos que se pretendem evitar com a mesma;
d) Período temporal em que o(s) documento(s) classificado(s) beneficiam dessa classificação.
3 - Aquando da submissão na Plataforma dos requerimentos de criação do processo ou de resposta, consoante o caso, os documentos identificados no número anterior têm automaticamente o seu acesso reservado, o qual, se mantém até ao termo do período temporal em que beneficiem da respetiva classificação.
4 - Sem prejuízo do referido no número anterior e caso seja solicitado o acesso a processo que integre documentos classificados, o Tribunal decidirá sobre a possibilidade desse acesso e os seus termos.
5 - Em casos excecionais e devidamente justificados, pode o Tribunal também autorizar que os documentos classificados e apenas estes sejam remetidos em suporte físico, nos termos referidos no n.º 1 do artigo 3.º, não sendo os mesmos integrados no sistema documental utilizado no Tribunal e sendo devolvidos à entidade fiscalizada após o trânsito em julgado da decisão que vier a ser proferida no processo.
6 - Nos casos referidos no número anterior, a apresentação desse pedido, não dispensa a submissão do requerimento de criação ou, se for o caso, do requerimento de resposta do processo, acompanhados de todos os documentos instrutórios respetivos e que não beneficiem de qualquer classificação, sendo essa apresentação condição de criação ou de reabertura do respetivo processo, nos termos das presentes Instruções.
4 - As Cláusulas 7.ª, 12.ª, 24.ª e 26.ª, das Condições Gerais de Utilização da Plataforma eContas do Tribunal de Contas, em sede de Fiscalização Prévia e Concomitante, aprovadas em anexo (ANEXO II) à Resolução 3/2022-PG, passam a ter a seguinte redação:
Cláusula 7.ª
[...]
1 - [...]
a) [...]
b) [...]
c) A cópia do documento referida no n.º 3 da cláusula 5.ª não comprove a nomeação do responsável máximo no cargo, a atualidade da produção dos seus efeitos ou o enquadramento legal para a manutenção no exercício do cargo;
d) [...]
2 - [...]
Cláusula 12.ª
[...]
1 - [...]
2 - A rejeição do registo de um novo utilizador é comunicada por mensagem de correio eletrónico enviada para o endereço de correio eletrónico profissional do requerente do registo.
Cláusula 24.ª
[...]
1 - [...]
a) [...]
b) [...]
c) [...]
d) [...]
e) [...]
f) [...]
g) [...]
h) Ocorram operações de extinção, fusão ou reestruturação de serviços com impacto na interação das entidades envolvidas com a plataforma eContas;
2 - [...]
Cláusula 26.ª
[...]
1 - Os pedidos de esclarecimento referentes a questões de acesso e utilização da Plataforma eContas devem ser endereçados ao Departamento de Estudos, Prospetiva e Estratégia da DGTC.
2 - A solicitação de apoio técnico deve ser endereçada ao Departamento de Sistemas e Informação da DGTC, através de preenchimento de formulário próprio disponibilizado na Plataforma eContas.
3 - (Anterior n.º 2.)
5 - A versão consolidada das Instruções 1/2022, na redação que lhe foi conferida pela presente Resolução estará disponível no sítio do Tribunal de Contas na Internet.
12 de dezembro de 2024. - A Presidente, Filipa Urbano Calvão.
318506584
Anexos
- Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/6024792.dre.pdf .
Ligações deste documento
Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):
-
1997-08-26 - Lei 98/97 - Assembleia da República
Aprova a lei de organização e processo do Tribunal de Contas, que fiscaliza a legalidade e regularidade das receitas e das despesas pública, aprecia a boa gestão financeira e efectiva responsabilidade por infracções financeiras exercendo jurisdição sobre o Estado e seus serviços, as Regiões Autónomas e seus serviços, as Autarquias Locais, suas associações ou federações e seus serviços, bem como as áreas metropolitanas, os institutos públicos e as instituições de segurança social. Estabelece normas sobre o f (...)
Ligações para este documento
Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):
Aviso
NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.
O URL desta página é: https://dre.tretas.org/dre/6024792/resolucao-3-2024-PG-de-3-de-janeiro