A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 782/85, de 16 de Outubro

Partilhar:

Sumário

Aplica aos cartões emitidos pelas empresas de segurança para identificação do respectivo pessoal o disposto nos n.os 2 a 5 do artigo 5.º da Portaria n.º 286/79, de 19 de Junho.

Texto do documento

Portaria 782/85
de 16 de Outubro
As empresas que vêm a prestar serviços de segurança a terceiros têm emitido cartões de identificação do respectivo pessoal, que são exibidos no exercício da respectiva actividade, quer aos utilizadores dos serviços quer a pessoas que os contactam.

A emissão desses cartões encontra-se regulada pelo Decreto-Lei 68/79, de 30 de Março.

Impõe-se, dada a natureza da actividade, que os cartões emitidos pelas empresas que prestam serviços de segurança passem a ficar sujeitos a visto, como de resto se verifica até com os emitidos pelas grandes empresas públicas prestadoras de serviços (EDP, EPAL, CTT/TLP, por força do n.º 2 do artigo 5.º da Portaria 286/79, de 19 de Junho).

O sistema sancionador da referida portaria carece de actualização.
Nestes termos:
Manda o Governo da República Portuguesa, pelo Ministro da Administração Interna, ao abrigo do disposto no artigo 1.º do Decreto-Lei 68/79, de 30 de Março, o seguinte:

1.º É aplicável aos cartões emitidos pelas empresas de segurança para identificação do respectivo pessoal, além das disposições genéricas da Portaria 286/79, de 19 de Junho, o disposto nos n.os 2 a 5 do artigo 5.º da mesma portaria.

2.º Sem prejuízo do que vier a ser previsto em diploma próprio, para o efeito da presente portaria são consideradas empresas de segurança as que têm por objecto a prestação a terceiros dos serviços seguintes:

a) Vigilância e controle de acesso, permanência e circulação em instalações, edifícios ou outros prédios, como forma de evitar a intrusão de pessoas não autorizadas, assegurar a prevenção de actos ilícitos ou atenuar os efeitos de sinistros, designadamente incêndios;

b) Protecção, manipulação e transporte de fundos e valores, designadamente em meios de transportes especializados;

c) Instalação e manuseamento de equipamento de segurança.
3.º É concedido o prazo de 30 dias às empresas referidas no número anterior já existente para procederem ao registo e requererem a aprovação dos cartões nos termos do artigo 1.º da Portaria 286/79 e o prazo de 180 dias para que submetam a visto os cartões emitidos e organizem o registo respectivo, nos termos do n.º 2 do artigo 3.º e do artigo 6.º do mesmo diploma.

4.º Decorrido o prazo de 180 dias, as forças policiais darão cumprimento à fiscalização do disposto na presente portaria, nos termos e para os efeitos do artigo 8.º da Portaria 286/79.

5.º As sanções pelos ilícitos previstos na Portaria 286/79 são substituídas por coimas, sendo o mínimo igual ao montante aí previsto para a multa e o máximo igual ao seu décuplo, cabendo a organização do processo às autoridades a quem está cometida a fiscalização e a aplicação de coima ao governador civil do distrito em que foi praticada a infracção.

Ministério da Administração Interna.
Assinada em 4 de Outubro de 1985.
O Ministro da Administração Interna, Eduardo Ribeiro Pereira.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/59672.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1979-03-30 - Decreto-Lei 68/79 - Ministério da Administração Interna - Secretaria-Geral

    Atribui ao Ministro da Administração Interna competência para regulamentar as condições de emissão e uso de cartões de identidade de membros, pessoal ou associados de entidades privadas, empresas e companhias que prestem serviços públicos, membros e corporações de bombeiros, governadores civis, governadores civis substitutos, vice-governadores civis e ao pessoal das autarquias locais.

  • Tem documento Em vigor 1979-06-19 - Portaria 286/79 - Ministério da Administração Interna - Secretaria-Geral

    Aprova os modelos de cartões de identificação a emitir para entidades particulares, individuais ou colectivas, corpos de bombeiros e empresas ou companhias que prestam serviços públicos.

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1993-12-11 - Portaria 1259/93 - Ministério da Administração Interna

    CRIA MODELOS DE CARTÃO PROFISSIONAL PARA O PESSOAL DE SEGURANÇA PRIVADA E DE IDENTIFICAÇÃO PARA USO DOS FUNCIONÁRIOS AO SEU SERVIÇO.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda