Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 11002/2024, de 19 de Setembro

Partilhar:

Sumário

Concessão da Medalha de Mérito de Proteção e Socorro ao comandante António Fernando Penedo Piteira, no grau ouro e distintivo laranja.

Texto do documento

Despacho 11002/2024



O comandante António Fernando Penedo Piteira ingressou, em 1978, como aspirante no Corpo de Bombeiros de Alvito onde permaneceu durante mais de quatro décadas. O seu longo percurso na carreira de bombeiro e em particular no cargo de comandante do Corpo de Bombeiros, que durante 40 anos exerceu com elevada dedicação, competência, espírito de sacrifício e de missão, são merecedores de reconhecimento.

Desempenhou de forma exemplar as missões e tarefas que lhe foram incumbidas, permitindo-lhe adquirir uma vasta experiência na área da proteção e do socorro. Ao longo do seu percurso, revelou raras qualidades de integridade na entrega ao serviço da causa pública, que prestigiaram não só a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alvito como os bombeiros de Portugal.

Por ocasião da passagem ao quadro de honra, o comandante António Fernando Penedo Piteira é credor de que os serviços por si prestados ao País sejam publicamente reconhecidos como meritórios e exemplares.

Os seus conhecimentos técnicos e operacionais foram decisivos para a sua eleição dos órgãos da Federação de Bombeiros do Distrito de Beja, bem como para a nomeação como membro da Comissão Municipal de Proteção Civil de Alvito, onde se destacou pelo exemplar e competente desempenho.

O seu percurso mereceu público reconhecimento dos seus pares, tendo sido agraciado com diversas distinções honoríficas pela Liga dos Bombeiros Portugueses.

Pelo exposto, o comandante António Piteira, constitui-se como um exemplo do perfil do bombeiro, não só pela afirmação constante de elevados dotes de caráter, postura, abnegação e disponibilidade permanente sem reservas, mas também pela amizade, camaradagem e humanismo demonstrado para com os seus pares, no âmbito das diversas missões que lhe foram confiadas.

Assim, nos termos e ao abrigo do n.º 1 do artigo 4.º do Regulamento de Concessão da Medalha de Mérito de Proteção e Socorro, aprovado pela Portaria 980-A/2006, de 14 de junho, na sua redação atual, concedo ao comandante António Fernando Penedo Piteira a Medalha de Mérito de Proteção e Socorro, no grau ouro e distintivo laranja.

13 de setembro de 2024. ― A Ministra da Administração Interna, Margarida Blasco.

318117687

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/5902163.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda