Despacho 7149/2024, de 28 de Junho
- Corpo emitente: Finanças - Gabinete do Ministro de Estado e das Finanças
- Fonte: Diário da República n.º 124/2024, Série II de 2024-06-28
- Data: 2024-06-28
- Parte: C
- Documento na página oficial do DRE
- Secções desta página::
Sumário
Texto do documento
1 - Ao abrigo do disposto na alínea b) do n.º 1 do artigo 3.º, nos n.os 1, 2 e 3 do artigo 11.º e no artigo 12.º do Decreto-Lei 11/2012, de 20 de janeiro, designo adjunta para o exercício das funções de economista-chefe no meu Gabinete a mestre Elsa Maria Fernandes de Morais Sarmento, com efeitos a 17 de junho de 2024.
2 - Para efeitos do disposto no artigo 12.º do Decreto-Lei 11/2012, de 20 de janeiro, a nota curricular da designada é publicada em anexo ao presente despacho.
3 - A designada fica autorizada a exercer as atividades previstas no n.º 3 do artigo 7.º do Decreto-Lei 11/2012, de 20 de janeiro.
4 - Publique-se no Diário da República, 2.ª série, e publicite-se na página eletrónica do Governo, nos termos do disposto nos artigos 12.º e 18.º do Decreto-Lei 11/2012, de 20 de janeiro.
7 de junho de 2024. - O Ministro de Estado e das Finanças, Joaquim José Miranda Sarmento.
Nota curricular
1 - Dados pessoais:
Elsa Maria Fernandes de Morais Sarmento, nascida em 6 de junho de 1973.
2 - Formação académica:
Licenciada em Economia pela Universidade Nova de Lisboa;
Mestre em Economia Europeia pela Universidade de Leicester, Reino Unido, tendo recebido uma bolsa British Chevening Award do Governo Britânico;
Mestre em Estudos Europeus, por equivalência, pela Universidade do Minho;
Concluiu o Programa de Formação em Gestão Pública (FORGEP) e o Diploma de Especialização em Cooperação para o Desenvolvimento (DECODE) no Instituto Nacional de Administração (2008).
3 - Experiência profissional:
Acumulou uma vasta experiência em mais de 180 países, sobretudo como chefe de equipa ou líder de projetos, interagindo ao mais alto nível e conferindo apoio institucional a diversos governos, bancos multilaterais de desenvolvimento e organizações internacionais.
Ao longo da última década trabalhou para a União Europeia (UE), na realização de estudos, no apoio orçamental a países terceiros, e na avaliação de políticas públicas, programas e projetos.
Foi staff do Banco Africano de Desenvolvimento e do Banco Mundial.
Foi consultora de diversas agências das Nações Unidas, do International Finance Corporation (IFC), Millenium Challenge Corporation (MCC), Organisation of Eastern Caribbean States (OECS), Caribbean Community (CARICOM), entre outras organizações internacionais.
Entre 2006 e 2011 exerceu as funções de diretora-geral interina, diretora de serviços de Estatística e Gestão da Informação, diretora de serviços de Análise Económica e Previsão e diretora de serviços para o Acompanhamento das Participações Financeiras do Estado no Gabinete de Estratégia e Estudos do Ministério da Economia e da Inovação. Representou aquele Ministério no Conselho Económico e Social e no Conselho Superior de Estatística e representou Portugal, enquanto delegada, em diversos fóruns e grupos de trabalho da UE, Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) e Nações Unidas.
Entre 2003 e 2016, foi docente na Universidade de Aveiro, no seu Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial.
Exerceu igualmente funções docentes na Nova School of Business and Economics, Universidade do Minho, Universidade Fernando Pessoa, Universidade de Santiago de Compostela (Espanha) e Universidade de York (Inglaterra).
Entre 2021 e 2023, lecionou na pós-graduação de Avaliação de Políticas Públicas no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa.
Foi técnica superior de Estatística no Instituto Nacional de Estatística (INE), no Departamento de Contas Nacionais (1997).
No início de carreira foi assistente de investigação junto de um deputado (member of parliament) na House of Commons do Parlamento Britânico (1995), bolseira do British Council e investigadora Robert Schuman no Parlamento Europeu (1996).
Para além de outras publicações, coeditou os volumes "The Global Handbook of Impact Investing: Solving Global Problems Via Smarter Capital Markets Towards A More Sustainable Society", Wiley (2021), "The Emerald Handbook of Public-Private Partnerships in Developing and Emerging Economies, Perspectives on Public Policy, Entrepreneurship and Poverty", Emerald (2017) e "Impact Evaluation: Insights from Practitioners", Banco Africano de Desenvolvimento (2015).
É, desde 2014, afiliada ao centro de investigação NOVAFRICA (Nova School of Business and Economics), tendo sido também investigadora no Centre for Economic Performance (CEP) da London School of Economics (LSE).
É fundadora e membro da Direção da Associação Portuguesa de Examinadores de Fraude (ACFE) e fundadora da World Interdisciplinary Network for Institutional Research (WINIR).
É membro do Grupo de Trabalho IRIS da Global Impact Investing Network (GIIN), dos Grupos de Trabalho Temáticos de Avaliação do Sector Privado e de Género e Avaliação da European Evaluation Society, membro da International Development Evaluation Association (IDEAS) e do Center for Global Development Society (CGD).
317786543
Anexos
- Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/5794633.dre.pdf .
Ligações deste documento
Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):
-
2012-01-20 -
Decreto-Lei
11/2012 -
Presidência do Conselho de Ministros
Estabelece a natureza, a composição, a orgânica e o regime jurídico a que estão sujeitos os gabinetes dos membros do Governo.
Ligações para este documento
Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):
Aviso
NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.
O URL desta página é: https://dre.tretas.org/dre/5794633/despacho-7149-2024-de-28-de-junho