Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho (extrato) 4407/2024, de 23 de Abril

Partilhar:

Sumário

Designação, em regime de substituição, para o exercício do cargo de diretor do Departamento de Relações Coletivas de Trabalho, cargo de direção intermédia de 1.º grau, do licenciado Sérgio Nuno Agrainho Rodrigues.

Texto do documento

Despacho (extrato) n.º 4407/2024



A orgânica da Direção-Geral da Administração e do Emprego Público foi aprovada pelo Decreto Regulamentar 27/2012, de 29 de fevereiro.

Em 2021, na sequência da extinção da Direção-Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas e da reformulação de atribuições da Direção-Geral da Administração e do Emprego Público, operada pelo Decreto-Lei 19/2021, de 15 de março, foi alterada a sua estrutura orgânica nuclear, através da Portaria 100-A/2021, de 11 de maio, degradando o então Departamento de Relações Coletivas de Trabalho (DRCT), que era uma unidade orgânica nuclear desde 2012, em unidade orgânica flexível mantendo embora todas as suas competências.

Recentemente, a Portaria 116/2024/1, de 26 de março, que altera a Portaria 100-A/2021, de 11 de maio, que fixa a estrutura nuclear da Direção-Geral da Administração e do Emprego Público, veio, sopesando a relevância das atribuições, competências e responsabilidades atribuídas por lei ao membro do Governo responsável pela área da Administração Pública e à DGAEP no âmbito do direito coletivo, recuperar o Departamento de Relações Coletivas de Trabalho retomando a solução orgânica que vigorou até ao início da vigência da Portaria 100-A/2021, de 11 de maio.

Assim:

Considerando que importa assegurar o regular funcionamento, coordenação e direção do Departamento de Relações Coletivas de Trabalho (DRCT), criado com efeitos a 27 de março de 2024, de modo a garantir a prossecução integral das atribuições, competências e responsabilidades que lhe estão cometidas;

Considerando que, nos termos do disposto no n.º 1 do artigo 27.º do Estatuto do Pessoal Dirigente dos Serviços e Organismos da Administração Central, Regional e Local do Estado (Estatuto do Pessoal Dirigente), aprovado pela Lei 2/2004, de 15 de janeiro, na redação atual, os cargos dirigentes podem ser exercidos em regime de substituição em caso de vacatura do lugar;

Considerando a nota curricular do licenciado Sérgio Nuno Agrainho Rodrigues, anexa ao presente despacho, demonstrativa da competência técnica, da aptidão, da experiência profissional e da formação adequadas ao exercício do cargo, de acordo com o estabelecido no artigo 20.º da citada Lei 2/2004, de 15 de janeiro:

Determino:

1 - Nos termos e para os efeitos do preceituado nos n.os 1 e 2 do artigo 27.º do estatuto do pessoal dirigente, aprovado pela Lei 2/2004, de 15 de janeiro, na sua redação atual, é designado para exercer o cargo de Diretor de Serviços do Departamento de Relações Coletivas de Trabalho (DRCT), em regime de substituição, o licenciado Sérgio Nuno Agrainho Rodrigues.

2 - A presente designação funda-se na vasta experiência, formação profissional e demais características evidenciadas na síntese curricular do ora designado, a qual consta em anexo ao presente despacho e do qual faz parte integrante.

3 - O presente despacho produz efeitos a 27 de março de 2024.

28 de março de 2024. - A Diretora-Geral, Armanda Fonseca.

Síntese Curricular

Sérgio Nuno Agrainho Rodrigues, natural de Domingos de Benfica, Lisboa, nascido a 16 de março de 1979 é licenciado em Licenciatura em Direito (Menção em Ciências Jurídico-Políticas) pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

Entre 2005 a 2006, frequentou o Curso de Pós-Graduação em Direito Empresarial (Faculdade de Direito da Universidade Católica de Lisboa) e entre 2006 a 2007 o Curso de Pós-Graduação em Notariado (Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa).

1 - Experiência profissional:

Desde maio de 2021 - Chefe de Divisão de Relações Coletivas de Trabalho (após reestruturação orgânica da DGAEP - Portaria 100-A/2021, de 11 de maio). Paralelamente, é Coordenador do Grupo de Trabalho para a promoção do Teletrabalho (Aquisição de equipamentos para teletrabalho e instalação de Centros de Cowork) do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) - desde dezembro de 2021 (Designado por Despacho de 15.12.2021 do Secretário de Estado da Administração Pública do XXII Governo Constitucional).

De junho de 2020 a maio de 2021 - Diretor do Departamento de Relações Coletivas de Trabalho da Direção-Geral da Administração e do Emprego Público (DGAEP), onde coordenou funções no âmbito do apoio e execução das políticas referentes às relações coletivas de trabalho na Administração Pública, bem como, promoção do depósito e publicação dos acordos coletivos de trabalho, dos acordos de adesão, das decisões arbitrais e das deliberações das comissões paritárias e, ainda, assessoria e apoio técnico aos árbitros no âmbito dos respetivos processos de resolução de conflitos coletivos de trabalho;

2015-2020 - Diretor do Departamento de Recursos Humanos (Dirigente Intermédio de 1.º grau) da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, I. P. (ARSLVT, I. P.) onde coordenou funções de planeamento, gestão e a administração dos cerca de 9.400 trabalhadores dos serviços regionais e unidades de cuidados de saúde primários dos 15 Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) do mapa de pessoal da ARSLVT,I. P., bem como, a preparação, desenvolvimento e emissão de pareceres sobre os procedimentos concursais e outras formas de recrutamento e mobilidade de profissionais de saúde para os 11 Centros Hospitalares E. P. E. e 2 Centros Hospitalares S.P.A. da região LVT.

2013 a 2015 - Adjunto e Técnico especialista, com funções de assessoria jurídica, dos Secretários de Estado da Administração Pública do XIX Governo Constitucional, salientando-se a intervenção na preparação de medidas legislativas e regulamentares no âmbito de atuação do Gabinete do Secretário de Estado da Administração Pública, nomeadamente, nas áreas da criação, reorganização, funcionamento e gestão dos órgãos e serviços públicos e dos regimes dos vínculos, carreiras e remunerações dos trabalhadores em funções públicas, bem como a participação em processos relativos ao exercício do Direito coletivo;

Desde 2012 - Pertence ao mapa de pessoal da Secretaria-Geral da Presidência do Conselho de Ministros (PCM) como técnico Superior, tendo à data exercido funções jurídicas na área dos recursos humanos, com especial incidência na legislação aplicável aos membros do Governo e respetivos gabinetes de apoio, bem como nos vínculos e carreiras do pessoal das entidades do âmbito da PCM;

2011 a 2012 - Técnico Superior na Inspeção-Geral das Atividades Culturais, tendo exercido funções jurídicas na área da gestão de recursos humanos e financeiros, com particular enfoque na carreira especial de inspeção e nos regimes de vinculação, avença e tarefa de pessoal no âmbito de entidades dependentes do Secretário de Estado da Cultura;

2008 a 2011 - Consultor Jurídico e ingresso na careira de técnico superior, tendo exercido funções na área de recursos humanos da Secretaria-Geral do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, com especial predominância nos estatutos da carreira docente universitária e do ensino superior politécnico, assim como nas carreiras gerais do pessoal das entidades tuteladas pelo Ministério;

2007 a 2008 - Consultor jurídico na área do crédito hipotecário do Banco Santander Totta S. A.

2005 a 2008 - Conclusão do Estágio com inscrição na Ordem dos Advogados Portugueses e exercício profissional de Advocacia em escritório sito em Lisboa.

2 - Formação profissional relevante:

Curso FORGEP - ISCTE-IUL, 6.ª Edição, 2015/2016.

Frequência de ações de formação em matéria da Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas, Código do Trabalho, do regime de vinculação, carreiras e remunerações, regime do contrato de trabalho em funções públicas, seleção e recrutamento, sistema integrado de gestão e avaliação do desempenho na Administração Pública (SIADAP), do novo Código do Procedimento Administrativo (CPA) e sistemas de monitorização, auditoria e controlo interno.

3 - Outras atividades:

Intervenção como formador ou orador em várias ações em matéria do regime jurídico do emprego público e do Direito Coletivo.

Publicações:

Artigo: “As fontes do Direito comuns e específicas do vínculo de emprego público”, publicado na revista da Administração e Emprego Público (RAEP n.º 7 - dezembro 2021).

Coautoria do artigo: “A evolução e reconhecimento da contratação coletiva do vínculo de emprego público”, publicado na revista da Administração e Emprego Público (RAEP n.º 6 - novembro 2020).

317573586

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/5725179.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2004-01-15 - Lei 2/2004 - Assembleia da República

    Aprova o estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado.

  • Tem documento Em vigor 2012-02-29 - Decreto Regulamentar 27/2012 - Ministério das Finanças

    Aprova a orgânica da Direção-Geral da Administração e do Emprego Público (DGAEP), dispondo sobre as suas atribuições, órgãos e competências, asim como sobre a gestão financeira e o mapa de pessoal dirigente.

  • Tem documento Em vigor 2021-03-15 - Decreto-Lei 19/2021 - Presidência do Conselho de Ministros

    Altera o modelo de ensino e formação na Administração Pública, cria o Instituto Nacional de Administração, I. P. (INA, I. P.), e extingue a Direção-Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas

  • Tem documento Em vigor 2021-05-11 - Portaria 100-A/2021 - Finanças e Modernização do Estado e da Administração Pública

    Fixa a estrutura nuclear da Direção-Geral da Administração e do Emprego Público

  • Tem documento Em vigor 2024-03-26 - Portaria 116/2024/1 - Presidência do Conselho de Ministros e Finanças

    Altera a Portaria n.º 100-A/2021, de 11 de maio, que fixa a estrutura nuclear da Direção-Geral da Administração e do Emprego Público.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda