Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Regulamento 358/2024, de 1 de Abril

Partilhar:

Sumário

Altera a estrutura curricular e o plano de estudos do ciclo de estudos conducente ao grau de licenciado em História.

Texto do documento

Regulamento 358/2024



A Universidade NOVA de Lisboa (UNL), através da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (NOVA FCSH), ao abrigo dos artigos 2.º e 21.º dos Estatutos da UNL, e em cumprimento do disposto no Decreto-Lei 74/2006, de 24 de março, na sua redação atual, procede à alteração do ciclo de estudos conducente ao grau de licenciado em História.

Nos termos dos Estatutos da NOVA FCSH, procede-se à republicação na íntegra do Regulamento, incluindo a alteração introduzida à estrutura curricular e plano de estudos, aprovada junto da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) e registada na Direção-Geral do Ensino Superior (DGES), sob o n.º R/A-Ef 3154/2011/AL02, de 18 de outubro de 2022, que passa a ter a redação constante do Anexo ao Regulamento.

O plano de estudos entra em vigor no ano letivo 2023/2024. Os/As estudantes que frequentam o plano de estudos aprovado pelo Aviso 14148/2016, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 219, de 15 de novembro, poderão ser integrados no plano de estudos fixado neste despacho de acordo com a tabela de correspondências aprovada pelo Conselho Científico.

1 de março de 2024. - O Diretor, Prof. Doutor Luís Baptista.

Licenciatura em História

Artigo 1.º

Criação

A Universidade NOVA de Lisboa, através da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, confere o grau de licenciado em História. A licenciatura em História está devidamente acreditada pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior e registada pela Direção-Geral do Ensino Superior sob o n.º R/A-Ef 3154/2011, de 18 de março de 2011.

Artigo 2.º

Objetivos do curso

Objetivos gerais da licenciatura em História:

a) Ser consciente de como os interesses, as categorias e os problemas históricos se alteram com o tempo e como o debate historiográfico está ligado aos interesses económicos, sociais, políticos e culturais de cada época.

b) Conhecer os diferentes períodos da História de Portugal e a sua integração com outras áreas espacio-culturais.

c) Possuir um conhecimento geral sobre os métodos, as técnicas e temas relativos ao estudo dos grandes períodos em que normalmente se divide a História, desde a Pré-História até aos tempos atuais.

d) Saber identificar, selecionar e recolher, de acordo com as regras da disciplina, fontes e elementos diversificados de informação (bibliografia, documentos, testemunhos orais, iconográficos e outros) e utilizá-los com sentido crítico.

e) Ter capacidade para apresentar escrita e oralmente os conhecimentos adquiridos utilizando a terminologia própria da História e revelando capacidade argumentativa.

Artigo 3.º

Área científica

O curso de licenciatura em História integra-se na área científica de História.

Artigo 4.º

Duração do curso

O curso de licenciatura em História tem a duração de seis semestres.

Artigo 5.º

Condições específicas de ingresso

1 - O ingresso na licenciatura em História pode ser efetuado através do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, dos Regimes Especiais, dos Concursos Especiais de Acesso ou dos Regimes de Reingresso, Mudança de Curso e Transferência.

2 - Para se candidatarem ao ensino superior através do Concurso Nacional de Acesso, os/as estudantes devem satisfazer as condições descritas pela DGES no respetivo site.

Artigo 6.º

Condições de funcionamento

1 - A NOVA FCSH assegura as condições necessárias e suficientes para o funcionamento do ciclo de estudos conducente ao grau de licenciado em História, nomeadamente:

a) Um projeto educativo, científico e cultural próprio, adequado aos objetivos fixados neste ciclo de estudos;

b) Um corpo docente próprio, adequado em número e constituído, na sua maioria, por titulares do grau de doutor ou especialistas de reconhecida experiência e competência profissional nas áreas científicas integrantes deste ciclo de estudos;

c) Desenvolvimento de atividade reconhecida de formação e investigação ou de desenvolvimento de natureza profissional de alto nível, nas áreas científicas integrantes deste ciclo de estudos;

d) Os recursos humanos e materiais indispensáveis para garantir o nível e a qualidade da formação, designadamente espaços letivos, equipamentos, bibliotecas e laboratórios adequados.

Artigo 7.º

Estrutura curricular, plano de estudos e créditos

1 - O curso está organizado segundo o Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos (ECTS).

2 - O número total de créditos necessários à obtenção do grau de licenciado é de 180 ECTS.

3 - A estrutura curricular, o plano de estudos e os respetivos ECTS constam do Anexo a este Regulamento, do qual faz parte integrante.

Artigo 8.º

Regime de avaliação de conhecimentos

A avaliação de conhecimentos consta de regulamento próprio aprovado pelo Conselho Pedagógico.

Artigo 9.º

Regime de Precedências

Para a frequência das unidades curriculares da licenciatura não são exigidas precedências obrigatórias. Os/As estudantes podem ser aconselhados/as, pelos/as docentes de cada unidade curricular, relativamente aos conhecimentos prévios tidos por convenientes para as realizarem com sucesso.

Artigo 10.º

Regime de prescrição do direito à inscrição

O regime de prescrição do direito à inscrição é o fixado nos números 3 e 4 do artigo 5.º da Lei 37/2003, de 22 de agosto.

Artigo 11.º

Coeficientes de ponderação e procedimentos para o cálculo da classificação final

1 - O grau de licenciado é conferido a quem tenha obtido aprovação em todas as unidades curriculares do plano de estudos e perfaça 180 ECTS.

2 - Nos casos em que os/as estudantes tenham obtido aproveitamento em mais unidades curriculares que as necessárias para a obtenção dos 180 ECTS, deverão os/as estudantes indicar quais as unidades curriculares que pretendem que sejam contabilizadas, consoante os casos, como opções do minor, opções condicionadas ou opções livres.

3 - A classificação final é atribuída nos termos do artigo 12.º do Regime jurídico dos graus e diplomas do ensino superior (Decreto-Lei 74/2006, de 24 de março, na redação atual).

Artigo 12.º

Elementos que constam obrigatoriamente da carta de curso e dos diplomas

Da carta de curso e dos diplomas consta obrigatoriamente:

1 - Carta de curso - identificação do/a Reitor/a da UNL, nome completo do/a titular do grau, n.º do documento de identificação do/a titular do grau, unidade orgânica, designação do curso, grau atribuído, data de conclusão, área de especialização, se aplicável, classificação final e qualificação.

2 - Diplomas - nome completo do/a titular do grau, n.º do documento de identificação, unidade orgânica, grau, data de conclusão, designação do curso e respetiva área de especialização, se aplicável, número total de ECTS, classificação final e qualificação.

Artigo 13.º

Emissão da carta de curso, diploma e do suplemento ao diploma

1 - A emissão do diploma e do suplemento ao diploma será feita no prazo de 30 dias após a sua requisição, que se considera efetiva após a liquidação do respetivo emolumento.

2 - A emissão da carta de curso será efetuada no prazo de 90 dias após a sua requisição, que se considera efetiva após a liquidação do respetivo emolumento.

Artigo 14.º

Processo de acompanhamento pelos órgãos pedagógico e científico

O processo de acompanhamento da licenciatura em História é da responsabilidade do Conselho Científico e do Conselho Pedagógico da NOVA FCSH, conforme previsto nos respetivos Estatutos, disponibilizados no respetivo site.

Artigo 15.º

Calendário escolar

O calendário escolar é aprovado pelo/a Diretor/a, sob proposta do Conselho Pedagógico e disponibilizado no site da NOVA FCSH.

Artigo 16.º

Propinas

As propinas são fixadas anualmente, dentro dos parâmetros legais, pelos órgãos competentes da UNL.

Artigo 17.º

Financiamento

A licenciatura em História é financiada por verbas atribuídas pelo Orçamento do Estado e por receitas próprias provenientes das propinas.

Artigo 18.º

Casos omissos

Os casos omissos no presente Regulamento serão resolvidos pelo Conselho Científico da NOVA FCSH.

Artigo 19.º

Entrada em vigor

O presente Regulamento entra em vigor no ano letivo 2023/2024.

Artigo 20.º

Norma revogatória

O presente Regulamento revoga o Despacho 16398/2011, publicado no Diário da República, em 02 de dezembro, 2.ª série, n.º 231, alterado pelo Aviso 14148/2016, publicado no Diário da República, em 15 de novembro, 2.ª série, n.º 219.

ANEXO

Licenciatura em História

1 - Instituição de ensino: Universidade NOVA de Lisboa - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

2 - Tipo de curso: Licenciatura - 1.º ciclo

3 - Denominação: História

4 - Grau ou diploma: Licenciado

5 - Número de créditos, segundo o sistema europeu de transferência de créditos, necessário à obtenção do grau ou diploma: 180 ECTS

6 - Opções, ramos, áreas de especialização, especialidades ou outras formas de organização da estrutura curricular: Não aplicável

7 - Estrutura curricular:

Licenciatura em História

QUADRO N.º 1

Áreas científicas

Sigla

Créditos

Obrigatórios

Opcionais

História Geral

HIHG

66

0

História de Portugal

HIHP

42

0

Metodologia da História

HIMET

12

0

Informática

HIINF

6

0

Teoria da História

HITH

6

0

Opções livres ou minor

0

30

História Geral e História de Portugal

HIHG/HIHP

0

18

Subtotal

132

48

Total

180



Minor em História de Portugal

QUADRO N.º 2

Áreas científicas

Sigla

Créditos

Obrigatórios

Opcionais

História de Portugal

HIHP

30

0

Subtotal

30

0

Total

30



Minor em História Geral

QUADRO N.º 3

Áreas científicas

Sigla

Créditos

Obrigatórios

Opcionais

História Geral

HIHG

30

0

Subtotal

30

0

Total

30



8 - Observações:

1 - Semestralmente, os/as estudantes não se podem inscrever a mais de 30 ECTS, respeitando as precedências quando estas tiverem sido definidas. Excecionalmente, a partir do 2.º ano, e para combater o insucesso escolar, os/as estudantes podem-se inscrever em 36 ECTS por semestre.

2 - No primeiro ano, os/as estudantes serão aconselhados/as sobre as unidades curriculares a realizar, mais adequadas ao seu percurso académico.

3 - As áreas científicas e créditos que devem ser reunidos para a obtenção do grau ou diploma, são as que constam no Quadro n.º 1.

4 - As opções livres podem ser realizadas no âmbito da oferta de 1.º ciclo da NOVA FCSH.

5 - As restantes unidades curriculares de opção serão obtidas de entre as opções condicionadas indicadas no quadro do plano de estudos da licenciatura.

6 - Os/As estudantes da licenciatura em História só podem realizar minors de outras licenciaturas da NOVA FCSH.

7 - Os minors destinam-se a estudantes de outras licenciaturas.

9 - Plano de estudos:

Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Ciclo de estudos em História

Grau de Licenciado

QUADRO N.º 4

Unidade curricular

Área científica

Organização do ano curricular

Horas de trabalho

Créditos

Observações

Total

Contacto

(1)

T

TP

PL

TC

S

E

OT

O

Horas totais

de contacto

História Contemporânea (séc. XVIII-XIX)

HIHG

Semestral

168

38

26

64

6

História Contemporânea (séc. XX)

HIHG

Semestral

168

38

26

64

6

História da Expansão Portuguesa

HIHP

Semestral

168

38

26

64

6

História da Grécia Antiga

HIHG

Semestral

168

38

26

64

6

História de Portugal Contemporâneo (séc. XIX)

HIHP

Semestral

168

38

26

64

6

História de Portugal Contemporâneo (séc. XX)

HIHP

Semestral

168

38

26

64

6

História de Portugal Medieval (séc. IX-XIII)

HIHP

Semestral

168

38

26

64

6

História de Portugal Medieval (séc. XIII-XV)

HIHP

Semestral

168

38

26

64

6

História de Portugal Moderno (séc. XVII-XVIII)

HIHP

Semestral

168

38

26

64

6

História de Portugal Moderno (séc. XV-XVII)

HIHP

Semestral

168

38

26

64

6

História de Roma Antiga

HIHG

Semestral

168

32

32

64

6

História do Egipto Antigo

HIHG

Semestral

168

38

26

64

6

História do Médio Oriente Antigo

HIHG

Semestral

168

38

26

64

6

História Medieval (séc. V-XI)

HIHG

Semestral

168

32

32

64

6

História Medieval (séc. XII-XV)

HIHG

Semestral

168

38

26

64

6

História Moderna (séc. XVII-XVIII)

HIHG

Semestral

168

38

26

64

6

História Moderna (séc. XV-XVI)

HIHG

Semestral

168

38

26

64

6

Historiografia

HIMET

Semestral

168

38

26

64

6

Informática aplicada à História

HIINF

Semestral

168

38

26

64

6

Metodologia da História

HIMET

Semestral

168

32

32

64

6

Pré-História

HIHG

Semestral

168

38

26

64

6

Teoria da História

HITH

Semestral

168

38

26

64

6

Opção condicionada 1

HIHG/HIHP

Semestral

168

38

26

64

6

Optativa - Valor médio de horas de contacto

Opção condicionada 2

HIHG/HIHP

Semestral

168

38

26

64

6

Optativa - Valor médio de horas de contacto

Opção condicionada 3

HIHG/HIHP

Semestral

168

38

26

64

6

Optativa - Valor médio de horas de contacto

Opções livres/Minor de outra Licenciatura

-

Semestral

168

38

26

64

30

Optativa - Valor médio de horas de contacto

O/A estudante deve realizar 30 ECTS em opções livres ou um minor de outras Licenciaturas da NOVA FCSH



Unidades curriculares opcionais

QUADRO N.º 5

Opções

condicionadas 1 a 3

Unidade curricular

Área científica

Organização do ano curricular

Horas de trabalho

Créditos

Observações

Total

Contacto

(1)

T

TP

PL

TC

S

E

OT

O

Horas totais

de contacto

Espaços e Poderes na Idade Média

HIHG

Semestral

168

38

26

64

6

a)

História Comparada dos Impérios Coloniais

HIHG

Semestral

168

38

26

64

6

a)

História Cultural e das Mentalidades Contemporânea

HIHG

Semestral

168

38

26

64

6

a)

História Cultural e das Mentalidades da Antiguidade

HIHG

Semestral

168

38

26

64

6

a)

História Cultural e das Mentalidades Medieval

HIHG

Semestral

168

38

26

64

6

a)

História Cultural e das Mentalidades Moderna

HIHG

Semestral

168

38

26

64

6

a)

História da China

HIHG

Semestral

168

38

26

64

6

a)

História da construção do Brasil

HIHP

Semestral

168

38

26

64

6

a)

História da Escravatura

HIHG

Semestral

168

38

26

64

6

a)

História da Europa e da Construção Europeia

HIHG

Semestral

168

38

26

64

6

a)

História da Guerra Fria

HIHG

Semestral

168

38

26

64

6

a)

História da Guerra na Idade Média

HIHG

Semestral

168

38

26

64

6

a)

História da Índia

HIHG

Semestral

168

38

26

64

6

a)

História da Revolução Francesa

HIHG

Semestral

168

38

26

64

6

a)

História de Lisboa

HIHP

Semestral

168

38

26

64

6

a)

História do Al-Andalus

HIHP

Semestral

168

38

26

64

6

a)

História do Brasil Contemporâneo

HIHG

Semestral

168

38

26

64

6

a)

História do Livro Impresso

HIHG

Semestral

168

38

26

64

6

a)

História dos Estados Unidos da América

HIHG

Semestral

168

38

26

64

6

a)

História dos Fascismos

HIHG

Semestral

168

38

26

64

6

a)

História dos Movimentos Sociais

HIHG

Semestral

168

38

26

64

6

a)

História dos Portugueses em África

HIHP

Semestral

168

38

26

64

6

a)

História dos Portugueses na Ásia

HIHP

Semestral

168

38

26

64

6

a)

História e Civilização do Islão

HIHG

Semestral

168

38

26

64

6

a)

História Económica e Social do Mundo Contemporâneo

HIHG

Semestral

168

38

26

64

6

a)

História Económica e Social do Mundo Moderno

HIHG

Semestral

168

38

26

64

6

a)

Introdução ao Egípcio Hieroglífico

HIHG

Semestral

168

38

26

64

6

a)

Paleografia e Diplomática

HIHP

Semestral

168

26

38

64

6

a)

Profetismos na Antiguidade

HIHG

Semestral

168

38

26

64

6

a)

História Religiosa do Ocidente Medieval (séculos V-XV)

HIHG

Semestral

168

38

26

64

6

a)



a) O/A estudante deve realizar, no mínimo, 18 ECTS no conjunto destas unidades curriculares

Minor em História de Portugal

QUADRO N.º 6

Unidade curricular

Área científica

Organização do ano curricular

Horas de trabalho

Créditos

Observações

Total

Contacto

(1)

T

TP

PL

TC

S

E

OT

O

Horas totais

de contacto

Antecedentes da Formação de Portugal

HIHP

Semestral

168

38

26

64

6

História da Expansão Portuguesa

HIHP

Semestral

168

38

26

64

6

História de Portugal Contemporâneo

HIHP

Semestral

168

38

26

64

6

História de Portugal Medieval

HIHP

Semestral

168

38

26

64

6

História de Portugal Moderno

HIHP

Semestral

168

38

26

64

6



Minor em História Geral

QUADRO N.º 7

Unidade curricular

Área científica

Organização do ano curricular

Horas de trabalho

Créditos

Observações

Total

Contacto

(1)

T

TP

PL

TC

S

E

OT

O

Horas totais

de contacto

História da Antiguidade Clássica

HIHG

Semestral

168

38

26

64

6

História da Idade Contemporânea

HIHG

Semestral

168

38

26

64

6

História da Idade Média

HIHG

Semestral

168

32

32

64

6

História da Idade Moderna

HIHG

Semestral

168

38

26

64

6

História do Médio Oriente Antigo

HIHG

Semestral

168

38

26

64

6



Nota: (1) T: Ensino teórico; TP: Ensino teórico-prático; PL: Ensino prático e laboratorial; TC: Trabalho de campo; S: Seminário; OT: Orientação tutorial; E: Estágio; O: Outra.

317463369

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/5698717.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2003-08-22 - Lei 37/2003 - Assembleia da República

    Estabelece as bases do financiamento do ensino superior.

  • Tem documento Em vigor 2006-03-24 - Decreto-Lei 74/2006 - Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

    Aprova o regime jurídico dos graus e diplomas do ensino superior, em desenvolvimento do disposto nos artigos 13.º a 15.º da Lei n.º 46/86, de 14 de Outubro (Lei de Bases do Sistema Educativo), bem como o disposto no n.º 4 do artigo 16.º da Lei n.º 37/2003, de 22 de Agosto (estabelece as bases do financiamento do ensino superior).

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda