Despacho 3373/2024, de 28 de Março
- Corpo emitente: Defesa Nacional - Estado-Maior-General das Forças Armadas - Gabinete do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas
- Fonte: Diário da República n.º 63/2024, Série II de 2024-03-28
- Data: 2024-03-28
- Parte: C
- Documento na página oficial do DRE
- Secções desta página::
Sumário
Texto do documento
Louvo o A 22129, Coronel Constantin Ilena Nita, do Exército Romeno, durante o desempenho das funções de 2.º Comandante da Multinational Brigade South-East, no qual está integrada a Força Nacional Destacada Companhia de Atiradores Mecanizada (FND CAtMec) e onde prestam serviço dois Elementos Nacionais Destacados (END), demonstrou elevada competência no âmbito técnico-profissional, extraordinário desempenho e relevantes qualidades pessoais.
No desempenho das funções acima referidas, o Coronel Ilena Nita contribuiu para que a interação e o cross-training entre os militares romenos, da Macedónia do Norte, polacos e portugueses decorre-se da forma mais eficiente e eficaz possível dentro da Brigada. Neste quadro, a sua ação traduziu-se num acompanhamento próximo e numa supervisão constante das atividades realizadas pela FND CAtMec, para que o processo de treino e a interoperabilidade entre as diferentes forças decorresse da melhor forma possível. Destaca-se nesse âmbito o Exercício Scorpion Legacy 23 (SCLE23) em que a 3.ª FND CAtMec/ROU se encontrava no Teatro de Operações somente há três dias, tendo este, apoiado de forma incansável a integração da força no exercício SCLE23 contribuído inequivocamente para o bom desempenho da mesma, de salientar ainda a forma como em cada momento orientou os END, que muitas responsabilidades tinham no planeamento e execução do Exercício.
Durante a execução das várias atividades, denotou possuir excelentes conhecimentos, passando a sua experiência a todos os militares de forma muito assertiva, revelando genuína preocupação no fortalecer das relações pessoais e profissionais. Demonstrou elevada capacidade de organização e de planeamento nas atividades operacionais, em particular na forma muito eficaz em como garantiu a coordenação e a integração detalhada das forças de diferentes nações e tipologias, na consecução dos objetivos dos diversos exercícios e atividades de treino realizadas pela Brigada.
Como oficial do Exército Romeno, garantiu através de uma liderança próxima as melhores condições de trabalho para os militares portugueses, procurando a satisfação de todas as solicitações das Forças Portuguesas, de onde se salienta a sua intervenção, pela ação de comando, em algumas situações de urgência médica, em que acionou todos os meios necessários para que militares do Contingente Português fossem hospitalizados no hospital militar em Craiova, acompanhando depois a sua recuperação. Como pessoa, sempre orientou a sua conduta pela nobreza de caráter, exercendo uma influência não apenas nas ordens, mas também no poder das palavras, no exemplo em ser militar, e nas suas ações, comportamentos e proximidade aos Soldados. A sua forma de ser e de estar, altamente refinada e sempre correta, permitiu estabelecer excelentes laços institucionais e pessoais com os militares portugueses, junto dos quais granjeou respeito, admiração e elevada estima e consideração.
Pelas extraordinárias qualidades, virtudes militares e pessoais apresentadas, apoio constante e próximo aos militares portugueses, é de inegável justiça reconhecer publicamente o mérito Coronel Constantin Ilena Nita, Oficial do qual as Forças Terrestres Romenas muito podem esperar, tendo os serviços por si prestados, contribuído significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão do Contingente Nacional e, por conseguinte, do Estado-Maior-General das Forças Armadas.
Face ao exposto, condecoro com a Medalha da Cruz São Jorge, Primeira Classe, ao abrigo do disposto nos Artigos 25.º, 26.º, 27.º e 34.º do Regulamento da Medalha Militar e das Medalhas Comemorativas das Forças Armadas, aprovado pelo Decreto-Lei 316/2002, de 27 de dezembro, e alterado pelo Decreto-Lei 77/2022, de 7 de novembro, o A 22129, Coronel, do Exército Romeno, Constantin Ilena Nita.
5 de janeiro de 2024. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, José Nunes da Fonseca, General.
317512187
Anexos
- Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/5697168.dre.pdf .
Ligações deste documento
Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):
-
2002-12-27 - Decreto-Lei 316/2002 - Ministério da Defesa Nacional
Aprova o Regulamento da Medalha Militar e das Medalhas Comemorativas das Forças Armadas.
-
2022-11-07 - Decreto-Lei 77/2022 - Presidência do Conselho de Ministros
Altera o Regulamento da Medalha Militar e das Medalhas Comemorativas das Forças Armadas
Aviso
NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.
O URL desta página é: https://dre.tretas.org/dre/5697168/despacho-3373-2024-de-28-de-marco