A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 76/94, de 4 de Fevereiro

Partilhar:

Sumário

REVERTE PARA O DOMÍNIO PRIVADO DO ESTADO O TERRENO (IDENTIFICADO EM PLANTA ANEXA) SITUADO NA AVENIDA CLOTILDE, NA FREGUESIA DO ESTORIL, MUNICÍPIO DE CASCAIS, DESAFECTADO DO MESMO DOMÍNIO PELO DECRETO LEI 314/91, DE 17 DE AGOSTO.

Texto do documento

Portaria 76/94
de 4 de Fevereiro
O despacho do Primeiro-Ministro de 29 de Agosto de 1986 atribuiu subsídios para a realização de várias obras com recurso a verbas provenientes da contrapartida da zona de jogo do Estoril, ao abrigo da alínea a) do n.º 1 do artigo 3.º e do n.º 3 do artigo 5.º do Decreto Regulamentar 56/84, de 9 de Agosto. Nessas obras incluiu-se a construção de um centro de congressos no Estoril.

Por sua vez, o Despacho 7/87, do Secretário de Estado do Turismo, de 29 de Janeiro de 1987, confiou a construção do referido centro à ENATUR, Empresa Nacional de Turismo, E. P., com a obrigação de obter eventuais financiamentos complementares, permitindo-lhe, no entanto, que a titularidade dos investimentos a efectuar se concretizasse mediante a mera participação no capital de uma sociedade a constituir para o efeito.

Na sequência do mencionado despacho do Secretário de Estado do Turismo, constituiu-se a ESTORILCENTER, Centro Internacional de Congressos, S. A., sociedade que tem por objecto a construção, promoção e exploração daquele centro e ainda de um campo de golfe situado no concelho de Cascais.

Por seu turno, e em ordem a, uma vez mais, promover a construção do centro de congressos, o Decreto-Lei 314/91, de 17 de Agosto, desafectou um terreno do domínio privado do Estado, integrando-o no património da ESTORILCENTER por forma que esta pudesse implantar o referido centro.

Considerando que o artigo 3.º do Decreto-Lei 314/91, de 17 de Agosto, prevê a reversão do terreno para o Estado, caso àquele seja dada utilização diversa da que motivou a cessão operada pelo artigo 1.º;

Considerando que, em tudo o que não esteja especialmente previsto no citado diploma, é de observar o regime geral constante do Decreto-Lei 97/70, de 13 de Março;

Considerando que a ESTORILCENTER não deu início à construção do centro de congressos do Estoril no terreno que, para esse efeito, lhe foi cedido;

Considerando que o referido comportamento da ESTORILCENTER, decorridos que são dois anos sobre a cessão do terreno, se traduz, na prática, na utilização deste para fim diverso daquele que determinou a dita cessão;

Considerando que, nessa medida, o terreno deve reverter para o domínio privado do Estado:

Assim, ao abrigo do artigo 2.º do Decreto-Lei 97/70, de 13 de Março, e do artigo 3.º do Decreto-Lei 314/91, de 17 de Agosto:

Manda o Governo, pelos Secretários de Estado Adjunto e das Finanças e do Turismo, que o terreno situado na Avenida Clotilde, na freguesia do Estoril, município de Cascais, com a área de 6383,16 m2, identificado na planta anexa à presente portaria e que dela faz parte integrante, reverta para o domínio privado do Estado.

Ministérios das Finanças e do Comércio e Turismo.
Assinada em 31 de Dezembro de 1993.
O Secretário de Estado Adjunto e das Finanças, António José Fernandes de Sousa. - O Secretário de Estado do Turismo, Alexandre Carlos de Mello Vieira Costa Relvas.


ANEXO
Planta a que se refere a Portaria 76/94
(ver documento original)

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/56779.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1970-03-13 - Decreto-Lei 97/70 - Ministério das Finanças - Secretaria de Estado do Tesouro - Direcção-Geral da Fazenda Pública

    Regula as condições em que pode ser realizada a alienação de bens imóveis do domínio privado do Estado para fins de interesse público.

  • Tem documento Em vigor 1984-08-09 - Decreto Regulamentar 56/84 - Presidência do Conselho de Ministros e Ministérios da Administração Interna, da Justiça, das Finanças e do Plano, do Trabalho e Segurança Social, do Comércio e Turismo, do Equipamento Social e da Qualidade de Vida

    Fixa as condições para a atribuição da concessão de jogo na zona do Estoril.

  • Tem documento Em vigor 1991-08-17 - Decreto-Lei 314/91 - Ministério do Comércio e Turismo

    DESAFECTA DO DOMÍNIO PRIVADO DO ESTADO UMA PARCELA DE TERRENO DESTINADA A INSTALAÇÃO DO CENTRO DE CONGRESSOS DO ESTORIL.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda