A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 1169/2024, de 31 de Janeiro

Partilhar:

Sumário

Altera a composição da Comissão de Planeamento de Emergência da Energia

Texto do documento

Despacho 1169/2024

Sumário: Altera a composição da Comissão de Planeamento de Emergência da Energia.

O Sistema Nacional de Planeamento Civil de Emergência, criado pelo Decreto-Lei 43/2020, de 21 de julho, visa garantir a organização e preparação dos setores estratégicos do Estado - transportes, saúde, energia, água e resíduos, agricultura e alimentação, comunicações, cibersegurança - para fazer face a situações de crise.

Neste contexto, o Decreto-Lei 43/2020, de 21 de julho, definiu a estrutura do Sistema Nacional de Planeamento Civil de Emergência, o qual integra o Conselho Nacional de Planeamento Civil de Emergência (CNPCE) e as comissões de planeamento de emergência, entre as quais se integra a Comissão de Planeamento de Emergência da Energia (CPEE).

O referido diploma introduziu novas regras na composição e funcionamento das entidades que integram o Sistema Nacional de Planeamento Civil de Emergência, em concreto das referidas Comissões, como a CPEE.

Nos termos do disposto no n.º 1 do artigo 15.º e no n.º 1 do artigo 17.º do Decreto-Lei 43/2020, de 21 de julho, foram designados através do Despacho 11744/2023, do Ministro do Ambiente e da Ação Climática, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 224, de 20 de novembro, que altera o Despacho 4889/2023, de 24 de abril, o presidente e vice-presidente da CPEE, o Eng.º Jerónimo Viana Borges Meira da Cunha, diretor-geral da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), e a Eng.ª Manuela Cristina de Seixas Pereira Fonseca, diretora de serviços de Planeamento Energético e Estatística da DGEG, respetivamente.

Uma vez que já se encontram designados o presidente e o vice-presidente da CPEE, torna-se necessário, ao abrigo do n.º 4 do artigo 13.º do Decreto-Lei 43/2020, de 21 de julho, incluir na composição desta Comissão, outros membros designados por despacho dos membros do Governo responsáveis pela área da administração interna e pela área governativa do âmbito da respetiva Comissão.

Este despacho reveste-se de especial importância no âmbito do planeamento civil de emergência enquanto garante da salvaguarda das tarefas fundamentais do Estado e da segurança das populações, sendo a sua aprovação indispensável e inadiável para a continuação das políticas de promoção e reforço da segurança das populações nas situações de emergência que a CPEE pode vir a enfrentar.

Assim, nos termos do disposto no artigo 13.º do Decreto-Lei 43/2020, de 21 de julho, conjugado com o disposto no n.º 1 do artigo 44.º do Código do Procedimento Administrativo (aprovado pelo Decreto-Lei 4/2015, de 7 de janeiro), e no exercício das competências delegadas, conferidas pelo Despacho 6606/2022, do Ministro da Administração Interna, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 101, de 25 de maio de 2022, e Despacho 2291/2023, do Ministro do Ambiente e da Ação Climática, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 34, de 16 de fevereiro de 2023, na sua redação atual, é determinado o seguinte:

1 - A CPEE inclui na sua composição os seguintes membros:

a) Um representante do ministério responsável pela área governativa da Energia;

b) Um representante do Governo Regional dos Açores;

c) Um representante do Governo Regional da Madeira;

d) Um representante da ENSE, Entidade Nacional para o Setor Energético, E. P. E.;

e) Um representante da REN - Rede Elétrica Nacional, S. A.;

f) Um representante da REN Gás, S. A.;

g) Um representante da E-Redes, Distribuição de Eletricidade, S. A.;

h) Um representante da EDP, Gestão da Produção de Energia, S. A.;

i) Um representante da GALP Gás Natural, S. A.;

j) Um representante da Petrogal, S. A.;

k) Um representante da APETRO, Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas;

l) Um representante da APEG - Associação Portuguesa de Empresas de Gás.

2 - Para além dos membros referidos no número anterior, integram ainda a CPEE como representantes da DGEG, os Eng.º Carlos Oliveira, diretor de serviços de Combustíveis, Eng.º Filipe Pinto, diretor de serviços de Energia Elétrica, e Eng.º António Vasconcelos, chefe de divisão de Planeamento e Segurança de Abastecimento da DGEG.

3 - Nas atividades da CPEE, pode ainda ser solicitada pela DGEG a colaboração de outras entidades, públicas ou privadas, consideradas relevantes e que sejam identificadas no decurso de eventos específicos que ocorram no setor energético. Estas entidades devem designar um representante que assume a responsabilidade pelos contactos e coordenação com a CPEE.

4 - As entidades referidas no n.º 1 devem comunicar à DGEG a identificação dos seus representantes, no prazo máximo de 30 dias contados após a data de entrada em vigor do presente despacho.

5 - O presente despacho entra em vigor no dia seguinte ao da sua publicação no Diário da República.

18 de janeiro de 2024. - A Secretária de Estado da Proteção Civil, Patrícia Alexandra Costa Gaspar. - A Secretária de Estado da Energia e Clima, Ana Cláudia Fontoura Gouveia.

317271252

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/5630664.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda