A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 1/78, de 2 de Janeiro

Partilhar:

Sumário

Altera, no que respeita a produtos industriais, a lista anexa ao Decreto-Lei n.º 329-A/74, de 10 de Julho, que estabelece os regimes a que podem ser submetidos os preços dos bens ou serviços vendidos no mercado interno.

Texto do documento

Portaria 1/78

de 2 de Janeiro

A publicação do Decreto-Lei 75-Q/77, de 28 de Fevereiro, veio introduzir algumas alterações nos regimes de preços criados pelo Decreto-Lei 329-A/74, de 10 de Julho, visando uma maior flexibilidade no esquema criado, bem como uma maior responsabilização dos agentes económicos na evolução dos preços, sem prejuízo de o Governo poder corrigir eventuais anomalias, utilizando para tal os meios necessários.

Pretendeu-se a introdução progressiva de um sistema de contrôle de preços que se revestisse de maior clareza e fosse mais adequado às actuais possibilidades da Administração Pública.

Com esta portaria pretende-se estabelecer a forma de tramitação dos processos relativos a bens sujeitos à tutela conjunta, para efeitos de definição e contrôle de preços, dos Ministérios da Indústria e Tecnologia e do Comércio e Turismo, criando as condições para uma mais profícua articulação entre os respectivos serviços, a qual permitirá a necessária harmonização entre a prossecução da política industrial em marcha e a indispensável coerência global da política anti-inflacionista.

Nestes termos, ao abrigo do disposto no n.º 2 do artigo 1.º do Decreto-Lei 75-Q/77, de 28 de Fevereiro, determina-se que:

1 - A lista anexa a esta portaria anula e substitui, no que respeita a produtos industriais, a lista anexa ao Decreto-Lei 329-A/74, de 10 de Julho.

2 - As declarações de novos preços formuladas nos termos do artigo 8.º do Decreto-Lei 329-A/74 e do artigo 4.º do Decreto-Lei 75-Q/77 e referentes aos bens incluídos na lista anexa a esta portaria deverão ser apresentadas em duplicado, acompanhadas da tabela de preços propostos em triplicado, à Direcção-Geral do Comércio não Alimentar, a qual remeterá, imediatamente após a recepção, um dos exemplares à direcção-geral competente do Ministério da Indústria e Tecnologia.

3 - As declarações de novos preços respeitantes a bens incluídos na lista anexa a esta portaria deverão ser analisadas pela Direcção-Geral do Comércio não Alimentar e pela direcção-geral competente do Ministério da Indústria e Tecnologia, as quais, no máximo de quarenta e cinco dias após a recepção da declaração, deverão, conjuntamente, informar o processo e preparar, caso haja lugar ao exercício do direito de oposição, conforme o artigo 6.º do Decreto-Lei 75-Q/77, e no prazo máximo de sessenta dias, após a recepção da declaração, proposta a submeter a despacho conjunto dos respectivos Secretários de Estado.

4 - Não tendo sido possível a elaboração da informação conjunta a que se refere o número anterior, deverá a Direcção-Geral do Comércio não Alimentar informar o processo e preparar uma proposta de despacho conjunto a submeter aos Secretários de Estado envolvidos, em cumprimento do n.º 3 do artigo 6.º do Decreto-Lei 75-Q/77, de 28 de Fevereiro, sem prejuízo de a Direcção-Geral competente no Ministério da Indústria e Tecnologia poder também informar o processo.

Ministérios da Indústria e Tecnologia e do Comércio e Turismo, 7 de Dezembro de 1977. - O Ministro da Indústria e Tecnologia, Alfredo Jorge Nobre da Costa. - O Ministro do Comércio e Turismo, Carlos Alberto da Mota Pinto.

Lista dos produtos e actividades abrangidos pelo n.º 1, ordenada de acordo

com a Classificação das Actividades Económicas (CAE revisão 1973).

ex- 21 Antracite e linhite.

ex-2301 Minérios de ferro.

ex-2302 Minérios de estanho, de urânio, de volfrâmio e de metais preciosos.

ex- 29 Areia para a indústria vidreira, pirites e sal-gema.

ex-3311 Aglomerados de partículas de madeiras.

ex-3319 Cortiça preparada, transformada, granulada e aglomerada.

ex-3411 Pasta para papel, papel e derivados de papel.

ex-3511.2.1 Cloro, soda cáustica e carbonato de sódio.

ex-3511.2.2 Ácidos sulfúrico, nítrico e fosfórico.

ex-3511.2.9 Amoníaco e carbonato de cálcio.

ex-3511.3.4 Ureia.

ex-3512.1 Adubos elementares e complexos.

ex-3513 Resinas de ureia - Formaldeico e de PVC e fibras artificiais e sintéticas.

ex-353 Gás de refinaria, gases de petróleo liquefeitos (propano e butano), gasolinas (super, normal, pesada, carborreactores ou jets), petróleo iluminante, gasóleo, fuelóleo, asfalto, parafina, óleos e massas lubrificantes e solventes.

ex- 354 Asfaltos especiais, óleos e massas lubrificantes.

ex- 362 Chapa de vidro.

ex- 369 Cimento.

371 Produtos básicos de ferro e aço.

372 Metais não ferrosos.

4101 Electricidade.

O Ministro da Indústria e Tecnologia, Alfredo Jorge Nobre da Costa. - O Ministro do Comércio e Turismo, Carlos Alberto da Mota Pinto.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1978/01/02/plain-56008.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/56008.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1974-07-10 - Decreto-Lei 329-A/74 - Ministério da Coordenação Económica

    Estabelece os regimes a que podem ser submetidos os preços dos bens ou serviços vendidos no mercado interno, designadamente: preços máximos, preços controlados, preços contratados, margens de comercialização fixadas e preços livres.

  • Tem documento Em vigor 1977-02-28 - Decreto-Lei 75-Q/77 - Ministério do Comércio e Turismo

    Modifica o regime de preços em vigor e assegura o contrôle dos preços dos bens de maior peso nas despesas familiares, mantendo o regime de preços máximos aplicado a significativo número de bens comerciais, entre os quais os produtos incluídos no «cabaz de compras». Revoga o regime de preços controlados e redefine o regime de preços declarados, constante do Dec Lei 329-A/74, de 10 de Julho.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda