Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 488/2023, de 7 de Dezembro

Partilhar:

Sumário

Concessão de louvor e Medalha de Serviços Distintos de Segurança Pública, Grau Ouro, ao Major-General António Manuel de Oliveira Bogas, da Guarda Nacional Republicana

Texto do documento

Louvor 488/2023

Sumário: Concessão de louvor e Medalha de Serviços Distintos de Segurança Pública, Grau Ouro, ao Major-General António Manuel de Oliveira Bogas, da Guarda Nacional Republicana.

Dando expressão pública ao profundo reconhecimento que lhe é inteiramente devido, louvo o Major-General (1910782) António Manuel de Oliveira Bogas pela forma extremamente eficaz, esclarecida, altamente competente e notável como, ao longo dos últimos dois anos, desempenhou as funções de Comandante do Comando da Administração dos Recursos Internos (CARI) da Guarda Nacional Republicana (GNR). Pelo notável desempenho diversas incumbências confiadas, pelo modo como tem enaltecido a GNR e o seu país, demonstrou sempre uma notável retidão de caráter e um espírito de missão admirável, destacando-se pelas extraordinárias qualidades militares, contínua demonstração da sua profunda competência profissional, abnegação, firme vontade de servir bem e uma grande dedicação em serviço de segurança pública, comprovadas através de uma atuação exemplar nas funções desempenhadas.

Nomeado, em julho de 2021, Comandante do CARI, cargo que vem desempenhando de forma pragmática e destemida, abraçou essa responsabilidade com provado esforço e intrepidez, encarando como um desafio toda a complexidade e rigor inerentes ao mesmo. Sob a égide de um invulgar espírito de serviço e uma notável disponibilidade, conduziu ações significativas e distintas através um desempenho exemplar. De forma decisiva, promoveu e incentivou novas abordagens na resolução de processos, melhoria de procedimentos para os tornar mais eficientes e eficazes, resultando nos notáveis sucessos alcançados nas diversas áreas sob sua alçada.

Demonstrando, ao longo de todo o seu comando, extrema proficiência, elevada responsabilidade e um profundo compromisso para com a GNR, fruto de uma infinda energia, deu muito de si à instituição, alicerçando a sua conduta num descomedido espírito de sacrifício, colocou a GNR, sempre, como prioridade.

Perante as exigências que um Comando Funcional incorpora, com os múltiplos desafios, a necessidade de respostas rápidas e adequadas, apresentou sempre um comprometimento excecional e uma forte liderança que, aliada a uma ímpar exigência pessoal, catapultou o esforço coletivo de todos os militares e civis para assegurar e apoiar a componente operacional da GNR com os recursos e meios necessários a fim de cumprir integralmente os objetivos estabelecidos.

Possuidor de fantástica vitalidade e dinamismo, aliada à profunda experiência militar, demonstrou, em todo o momento, enorme visão, astúcia, sensatez e conhecimento na gestão das atividades do CARI e, por conseguinte, nos despachos que proferiu. As suas notáveis qualificações, aliadas a uma ética apurada, integridade de caráter e um discernimento sagaz e esclarecido, sempre evidentes nas suas análises lúcidas, pertinentes e perspicazes, revelaram uma compreensão evidente dos propósitos institucionais. Desta forma, contribuiu para a formulação de avaliações genuínas e imparciais, reafirmando, mais uma vez, a sua singular inteligência emocional e sentido de missão.

No quadro da gestão dos recursos humanos, realça-se o papel primordial e o esforço permanente para a implementação do Sistema Integrado de Gestão da Avaliação dos Militares da GNR, bem como a revisão do procedimento de análise das colocações a título excecional. Em particular, ressalva-se a preocupação relativa à assistência social proporcionada pela GNR, em que, com a realização do Seminário Internacional «25 anos de Serviço Social da GNR» e através das múltiplas visitas efetuadas ao dispositivo da GNR, procurou perceber in loco as reais necessidades sociais dos militares e civis. Em conjunto com as Equipas de Apoio Social, numa vertente multidisciplinar, desenvolveu um trabalho digno e sério centrado nas pessoas e para as pessoas, tendo em vista o bem-estar sociofamiliar e a realização pessoal e institucional.

De especial relevo, assinalar a atenção considerável sobre a saúde e assistência na doença dos militares da GNR, como é exemplo a desmaterialização do processo de faturação do serviço de assistência na doença da GNR, o reforço das capacidades da Junta Superior de Saúde e das ações de medicina preventiva, no âmbito da promoção da segurança e da saúde no trabalho, bem como as melhorias introduzidas na medicina veterinária.

No domínio das infraestruturas da GNR, de salientar a dedicação constante sobre as condições de trabalho existentes, primordiais a todos os recursos humanos que servem na instituição. Também aqui as visitas efetuadas ao dispositivo da GNR, permitiram compreender as necessidades basilares e estruturais das Unidades, dos militares e civis que colaboram para uma GNR melhor, tomando conhecimento real dos problemas comuns e das soluções propostas. Com uma agregação deste nível, conseguiu unir esforços em todas as áreas de atuação do CARI, para melhorar as respostas, de forma a concorrer para um melhor serviço prestado ao cidadão. No âmbito logístico, realçam-se as ações de coordenação para agilizar a prontidão e a resposta prática aos complexos e múltiplos anseios do dispositivo da GNR, nas mais variadas aquisições de bens e serviços, em cumprimento das rigorosas regras inerentes à contratação pública. De sublinhar os particulares processos desenvolvidos, nomeadamente, na elaboração do novo Regulamento de caracterização de veículos da GNR (2022) e no aprontamento, projeção e retração da Reserve Formed Police Unit (RFPU) - EULEX Kosovo 2022, trabalho de grande coordenação e de rápida resposta à projeção da força constituída. Também no apoio à segurança da Jornada Mundial da Juventude 2023, que se constituiu como o maior evento realizado em Portugal, que contou com uma participação massiva de recursos da GNR e as ações de colaboração no âmbito da Programação de Infraestruturas e Equipamentos das Forças e Serviços de Segurança do Ministério da Administração Interna.

Soube sempre conduzir a gestão e a alocação dos recursos financeiros da GNR com acuidade, sensatez e responsabilidade. Os seus enraizados e firmes conhecimentos na área financeira, assim como a sua ação inspiradora, proativa e sinérgica, proporcionaram respostas atempadas e de inquestionável qualidade, revelando qualidades excecionais de organização, método e dedicação.

Em relação à assistência religiosa da GNR, salienta-se a disponibilidade e apoio prestados a todas as atividades e ações religiosas, sociais e acompanhamento espiritual dos militares e civis da GNR, bem como dos seus familiares, evidenciando-se as cerimónias religiosas do dia da GNR e da inauguração e bênção da Capela do Comando Territorial de Aveiro, as peregrinações ao Santuário Mariano de Fátima, assim como a participação na Jornada Mundial da Juventude 2023, evento que exigiu grande coordenação e apoio, envolvendo todas as áreas do CARI.

No prosseguimento das relações de cooperação, colaboração e parcerias com Instituições e Organismos internacionais, de destacar a sua visita, em outubro de 2022, à Guardia Civil, em Madrid, assim como a visita de delegação da Guardia Civil à GNR em maio de 2023, com o objetivo de alicerçar as relações existentes entre ambas as Forças Gendármicas, através da partilha de conhecimentos e experiências. Estas visitas permitiram extrair as boas práticas existentes, os processos instituídos, bem como efetuar um benchmarking institucional, a fim de as aplicar e adaptar às realidades nacionais. De sublinhar esta iniciativa, em que, pela primeira vez, se realizou este tipo de cooperação bilateral entre as áreas de suporte, dando um novo impulso a mais projetos, especialmente com esta Força Congénere e com o objetivo comum de garantir mais e melhor segurança a toda a sociedade.

Oficial-general de elevada nobreza de caráter, detentor de conhecimentos técnicoprofissionais sólidos, congrega esforços e mobiliza vontades para a prossecução dos objetivos estabelecidos. Fruto da sua liderança, frontalidade e iniciativa demonstrada na ação de comando, aliado a uma vincada e forte personalidade, de uma forma contínua e constante, tem-se entregue permanentemente à causa pública, abraçando a sua identidade de autêntico militar da GNR com nobreza, orgulho e um notável sentido de dever, exemplar abnegação e uma disposição inspiradora.

Pelas notáveis qualidades pessoais, militares e profissionais consistentemente exibidas, é de inteira justiça e mérito marcar o seu tributo inestimável à GNR, demonstrado com brio, respeito e prestígio, assim como a valentia, a bravura, a coragem e a singular aptidão para servir em todas as circunstâncias. Pela sua extrema proficiência e alto sentido de lealdade à instituição, primou as suas ações com os mais altos valores de camaradagem e honra, que constituíram alicerces e vetores na sua longa e humilde carreira e que vaticinaram um percurso brilhante em prol em Portugal. Assim, é o Major-General António Manuel de Oliveira Bogas mui digno de ver enaltecido o seu trabalho e dedicação plena ao cumprimento da missão, classificando os serviços por si prestados à GNR e a Portugal como extraordinariamente importantes e muito distintos.

Pelo que, ao abrigo dos artigos 7.º e 9.º do Decreto-Lei 177/82, de 12 de maio, manda o Governo, pelo Ministro da Administração Interna, condecorar com a Medalha de Serviços Distintos de Segurança Pública, Grau Ouro, o Major-General (1910782) António Manuel de Oliveira Bogas, da Guarda Nacional Republicana.

23 de novembro de 2023. - O Ministro da Administração Interna, José Luís Pereira Carneiro.

317104246

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/5574172.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1982-05-12 - Decreto-Lei 177/82 - Ministério da Administração Interna

    Estabelece as normas respeitantes à atribuição das medalhas de segurança pública.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda