Despacho 12106/2023, de 29 de Novembro
- Corpo emitente: Defesa Nacional - Estado-Maior-General das Forças Armadas - Gabinete do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas
- Fonte: Diário da República n.º 231/2023, Série II de 2023-11-29
- Data: 2023-11-29
- Parte: C
- Documento na página oficial do DRE
- Secções desta página::
Sumário
Texto do documento
Sumário: Louva e condecora com a Medalha Cruz de São Jorge, primeira classe, o Tenente-Coronel Constantin Florin Soare.
Louvo o Tenente-Coronel de Operações Especiais Romenas Constantin Florin Soare, pela elevada competência no âmbito técnico-profissional, extraordinário desempenho e relevantes qualidades pessoais demonstradas no cumprimento das funções de Comandante do 51.º Batalhão de Operações Especiais, do Comando de Operações Especiais Romeno, no qual esteve integrada a 1FND/SOTU e 2FND/SOTU, destacadas no Teatro de Operações da Roménia entre abril de 2022 e fevereiro de 2023.
No desempenho das funções acima referidas, o Tenente-Coronel Florin Soare revelou em permanência uma elevada preocupação em solucionar os múltiplos desafios colocados à sua Unidade resultantes da receção, instalação e integração das 1FND e 2FND/SOTU no seio da estrutura do Comando das Operações Especiais, em particular os associados ao apoio logístico e ao planeamento e coordenação da atividade operacional. Nesse sentido, ao longo dos cerca de dez meses em que ambas as Forças Nacionais Destacadas estiveram aquarteladas na sua Unidade, em Targu Mures, salienta-se o seu papel preponderante no quadro da procura de soluções para as várias solicitações apresentados pelas duas Forças Portuguesas. Destaca-se o cuidado permanente com a qualidade da alimentação fornecida, em garantir a cedência das melhores instalações disponíveis, bem como em assegurar que os vários apoios solicitados foram executados em tempo, logrando desta forma contribuir de forma bastante positiva para o cumprimento da missão das Forças Armadas Portuguesas no Teatro de Operações da Roménia.
Durante o planeamento e execução de toda a atividade operacional, denotou possuir excelentes conhecimentos táticos e doutrinários, passando de forma muito assertiva saberes aos seus subordinados e colaboradores, revelando genuína preocupação em os desenvolver como militares e como pessoas.
De referir o seu apoio e a interação muito positivos verificados no decorrer dos Exercícios das séries «Mobile Camp 22», «Bran Castelul 22» e «Shadow Sword 22», onde interagiu de forma muito cordial e profissional com as duas Forças Nacionais Destacadas, onde o bom desempenho dos militares portugueses muito ficou a dever ao seu prestável contributo e atenção dedicados em todos os momentos.
Como Comandante do 51.º Batalhão de Operações Especiais, é assinalável a forma competente e cuidada como enquadra, Comanda, bem como a atenção que dispensa ao pessoal sob o seu Comando. Não poupa esforços na forma como procura atender às preocupações nacionais, sejam elas de âmbito profissional ou mesmo pessoal. Revela permanente e cuidada preocupação com o estado de prontidão da sua Unidade, em particular, com o treino do 51.º SOTG Romeno. Neste âmbito é de salientar a forma como potenciou e criou condições para a integração do conhecimento e da experiência individual e coletiva das Unidades de Operações Especiais Portuguesas com as particularidades nacionais de cada um dos elementos que integram esta Unidade, em prol da eficácia do treino, comando e controlo e interoperabilidade. A sua visão e a forma pragmática e eficaz de como orientou o SOTG 51-1, assegurando o cumprimento adicional das tarefas associadas às operações no âmbito da NRF22, ao mesmo tempo que assegurou as mais variadas e complexas tarefas tendo em vista o desenvolvimento do treino e das capacidades desta Força multinacional.
Como Oficial, sempre orientou a sua conduta pela nobreza de caráter, exercendo uma influência não apenas nas ordens, mas também no poder das palavras, no exemplo em ser militar, e nas suas ações, comportamentos e proximidade aos militares que comanda. A sua forma de ser e de estar, altamente refinada e sempre correta, permitiu estabelecer excelentes laços institucionais e pessoais com os militares portugueses, junto dos quais granjeou respeito, admiração e elevada estima e consideração.
Pelas extraordinárias qualidades, virtudes militares e pessoais apresentadas, apoio constante e próximo aos militares portugueses, é de inegável justiça reconhecer publicamente o mérito do Tenente-Coronel Florin Soare, Oficial do qual as Operações Especiais Romenas muito podem esperar, tendo os serviços por si prestados, contribuído significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão das 1FND e 2FND/SOTU ROU e, por conseguinte, do Estado-Maior-General das Forças Armadas.
Face ao exposto, condecoro com a Medalha Cruz de S. Jorge, Primeira Classe, nos termos do disposto nos artigos 25.º, 26.º, 27.º e 34.º, do Regulamento da Medalha Militar e das Medalhas Comemorativas das Forças Armadas, aprovado pelo Decreto-Lei 316/2002, de 27 de dezembro e alterado pelo Decreto-Lei 77/2022, de 7 de novembro, o Tenente-Coronel Constantin Florin Soare, Comandante do 51.º Batalhão de Operações Especiais Romenas.
3 de maio de 2023. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, José Nunes da Fonseca, General.
317082993
Anexos
- Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/5565646.dre.pdf .
Ligações deste documento
Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):
-
2002-12-27 -
Decreto-Lei
316/2002 -
Ministério da Defesa Nacional
Aprova o Regulamento da Medalha Militar e das Medalhas Comemorativas das Forças Armadas.
-
2022-11-07 -
Decreto-Lei
77/2022 -
Presidência do Conselho de Ministros
Altera o Regulamento da Medalha Militar e das Medalhas Comemorativas das Forças Armadas
Aviso
NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.
O URL desta página é: https://dre.tretas.org/dre/5565646/despacho-12106-2023-de-29-de-novembro