A INCM lançou um novo portal do Diário da República Electrónico, por esse motivo o sistema que tenho montado para obter o DRE tem de ser revisto. Neste momento não tenho tempo disponível para fazer este trabalho. Darei notícias nas próximas semanas.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 11778/2023, de 21 de Novembro

Partilhar:

Sumário

Fixa a retribuição dos diretores artísticos dos Teatros Nacionais e da Companhia Nacional de Bailado

Texto do documento

Despacho 11778/2023

Sumário: Fixa a retribuição dos diretores artísticos dos Teatros Nacionais e da Companhia Nacional de Bailado.

Através do Decreto-Lei 95/2023, de 17 de outubro, foram alterados os Estatutos da Teatro Nacional D. Maria II, E. P. E., da Teatro Nacional de São João, E. P. E., e da Organismo de Produção Artística, E. P. E., aprovados, respetivamente, pelos Decretos-Leis 158/2007, de 27 de abril, 159/2007, de 27 de abril e 160/2007, de 27 de abril, e veio, igualmente, reforçar as direções artísticas, passando cada diretor artístico a ser coadjuvado por um adjunto, e alterar a forma de fixação da respetiva remuneração, instituindo-se que esta é definida por despacho dos membros do Governo responsáveis pelas áreas das finanças e da cultura, de acordo com os mesmos critérios para todos os corpos artísticos.

Assim, nos termos do disposto no artigo 8.º do Decreto-Lei 95/2023, de 17 de outubro, determina-se o seguinte:

1 - A retribuição mensal dos diretores artísticos do Teatro Nacional D. Maria II, do Teatro Nacional de São João, do Teatro Nacional de São Carlos e da Companhia Nacional de Bailado é constituída pelas seguintes componentes remuneratórias:

a) Remuneração base mensal, correspondente ao nível remuneratório 89 da tabela remuneratória única; e

b) Despesas de representação, pagas mensalmente, 12 vezes por ano, de montante correspondente a 6 % da remuneração base mensal.

2 - A retribuição mensal dos adjuntos dos diretores artísticos dos Teatros Nacionais referidos no número anterior e da Companhia Nacional de Bailado é definida pelo respetivo conselho de administração, considerando o conteúdo funcional e as responsabilidades atribuídas, e tem como limites mínimo e máximo, respetivamente, 35 % e 55 % da retribuição mensal dos diretores artísticos, considerando todas as componentes remuneratórias.

3 - A remuneração devida aos diretores artísticos do Teatro Nacional D. Maria II, do Teatro Nacional de São João, do Teatro Nacional de São Carlos e da Companhia Nacional de Bailado a título de direitos de autor é fixada pelo respetivo conselho de administração, não podendo exceder os 6000 (euro) (seis mil euros) por cada produção.

4 - Os diretores artísticos dos Teatros Nacionais e da Companhia Nacional de Bailado, e respetivos adjuntos, têm direito a subsídio de férias e a subsídio de Natal, bem como a subsídio de refeição, ajudas de custo e de transporte, nos termos aplicáveis aos restantes trabalhadores da entidade em que desempenham funções.

5 - Os diretores artísticos dos Teatros Nacionais e da Companhia Nacional de Bailado, e respetivos adjuntos, exercem funções em regime de contrato de trabalho em comissão de serviço, nos termos previstos no Código do Trabalho, aprovado em anexo à Lei 7/2009, de 12 de fevereiro, na sua redação atual.

6 - Os diretores artísticos dos Teatros Nacionais e da Companhia Nacional de Bailado, e respetivos adjuntos, que pertençam aos mapas de pessoal da Teatro Nacional D. Maria II, E. P. E., da Teatro Nacional de São João, E. P. E., e da Organismo de Produção Artística, E. P. E., regressam, no termo da respetiva comissão de serviço, à situação jurídico-funcional de origem, sendo contabilizado o tempo de serviço prestado em regime de comissão de serviço para efeitos de antiguidade como se tivesse sido prestado na categoria de que o trabalhador é titular.

7 - O presente despacho produz efeitos no primeiro dia do mês seguinte à respetiva assinatura.

31 de outubro de 2023. - O Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva Cardoso Pereira. - O Secretário de Estado do Tesouro, Pedro Nuno Pereira de Sousa Rodrigues.

317042265

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/5556178.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2007-04-27 - Decreto-Lei 158/2007 - Ministério da Cultura

    Aprova os Estatutos e transforma em entidade pública empresarial o Teatro Nacional D. Maria II.

  • Tem documento Em vigor 2007-04-27 - Decreto-Lei 159/2007 - Ministério da Cultura

    Aprova os Estatutos e transforma o Teatro Nacional de São João em entidade pública empresarial.

  • Tem documento Em vigor 2007-04-27 - Decreto-Lei 160/2007 - Ministério da Cultura

    Cria e aprova os Estatutos do OPART - Organismo de Produção Artística, E. P. E., que integra o Teatro Nacional de São Carlos e a Companhia Nacional de Bailado.

  • Tem documento Em vigor 2009-02-12 - Lei 7/2009 - Assembleia da República

    Aprova a revisão do Código do Trabalho. Prevê um regime específico de caducidade de convenção colectiva da qual conste cláusula que faça depender a cessação da sua vigência de substituição por outro instrumento de regulamentação colectiva de trabalho.

  • Tem documento Em vigor 2023-10-17 - Decreto-Lei 95/2023 - Presidência do Conselho de Ministros

    Altera os Estatutos do Teatro Nacional D. Maria II, E. P. E., do Teatro Nacional de São João, E. P. E., e do Organismo de Produção Artística, E. P. E.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda