Despacho 10762/2023, de 23 de Outubro
- Corpo emitente: Defesa Nacional - Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional
- Fonte: Diário da República n.º 205/2023, Série II de 2023-10-23
- Data: 2023-10-23
- Parte: C
- Documento na página oficial do DRE
- Secções desta página::
Sumário
Texto do documento
Sumário: Criação da equipa multidisciplinar Gabinete de Contratação Pública e designação da chefia.
O Decreto Regulamentar 8/2015, de 31 de julho, aprovou a missão, as atribuições e o tipo de organização interna da Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional. A Portaria 283/2015, de 15 de setembro, fixou em uma a dotação máxima de equipas multidisciplinares.
Considerando a dinâmica organizacional, que implicou a necessidade de uma mudança da metodologia de acompanhamento e harmonização integrada e transversal de matérias decorrentes das atribuições das várias unidades orgânicas, mormente no âmbito da formação e execução dos contratos públicos, através dos Despachos n.º 3575/2019 e n.º 6520/2019, publicados no Diário da República, 2.ª série, de 29 de março e de 19 de julho, respetivamente, foi criado o Gabinete de Contratação da Defesa, com a natureza de equipa multidisciplinar.
O importante trabalho que tem vindo a ser assegurado por aquele Gabinete, quer no âmbito do apoio técnico-jurídico aos procedimentos de contratação pública, nos vários domínios de intervenção desta Direção-Geral, quer no que respeita à elaboração, aprovação e implementação de normas internas que visam a harmonização dos procedimentos de contratação pública e adoção de boas práticas tendentes à promoção e implementação dos princípios da concorrência e da transparência, tem contribuído para o reforço do sistema de controlo interno e para minimizar e ou mitigar os riscos inerentes às suas atividades.
Importa, pois, assegurar a continuidade do trabalho desenvolvido, ajustando as principais atribuições do Gabinete às novas dinâmicas internas, designadamente as decorrentes do Manual de Procedimentos de Contratação Pública.
Assim, nos termos e ao abrigo dos artigos 5.º e 9.º do Decreto Regulamentar 8/2015, de 31 de julho, do artigo 10.º da Portaria 283/2015, de 15 de setembro, e do n.º 2 do artigo 22.º da Lei 4/2004, de 15 de janeiro, na sua redação atual, determino o seguinte:
1 - É criada, na direta dependência do Diretor-geral de Recursos da Defesa Nacional, a equipa multidisciplinar designada Gabinete de Contratação Pública (GabCP), que tem como principais responsabilidades a análise e apoio técnico-jurídico aos procedimentos de contratação pública nas várias áreas de intervenção da Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional (DGRDN).
2 - Compete ao GabCP prestar apoio técnico-jurídico:
a) No domínio dos contratos de aquisição e manutenção de armamento e equipamentos militares, em execução das capacidades inscritas na Lei de Programação Militar;
b) Nos procedimentos de contratos de desmilitarização e de alienação de material militar;
c) Nos procedimentos de contratos de empreitadas;
d) Assegurar as demais atividades previstas no Manual de Procedimentos de Contratação Pública.
3 - Compete ainda ao GabCP promover o estudo e tratamento jurídico de outros assuntos, inseridos na esfera de atribuições da DGRDN, que lhe sejam submetidos pelo Diretor-geral.
4 - Sempre que necessário e em função da complexidade e transversalidade dos procedimentos, programas ou projetos a desenvolver, pode ser alocado, para colaborar temporariamente com o GabCP, pessoal técnico, civil ou militar, afeto a outras unidades orgânicas da DGRDN.
5 - Ao chefe da equipa multidisciplinar GabCP é atribuído o estatuto, para efeitos remuneratórios, equiparado a cargo de direção intermédia de segundo grau.
6 - Designo, para chefe da equipa multidisciplinar GabCP, a licenciada Maria João Plácido Cardoso Sampaio, pelo período de um ano, renovável por igual período, a qual se fundamenta na competência, experiência e demais qualificativos profissionais consubstanciados na nota curricular publicada em anexo ao presente despacho, do qual faz parte integrante.
7 - A Direção de Serviços de Gestão Financeira e Apoio promove os procedimentos necessários para assegurar, nos termos da legislação aplicável, o recrutamento de trabalhadores qualificados necessários para integrar o GabCP, designadamente com recurso ao mecanismo da mobilidade interna, contratação em regime de prestação de serviços, na modalidade de avença, ou consultadoria jurídica, nos termos legais.
8 - Revogo os Despachos n.º 3575/2019 e n.º 6520/2019, publicados Diário da República, 2.ª série, de 29 de março e de 19 de julho, respetivamente.
9 - O presente despacho produz efeitos a partir a partir de 18 de setembro de 2023.
28 de setembro de 2023. - O Diretor-Geral, Vasco Hilário.
Síntese Curricular
Nome: Maria João Plácido Cardoso Sampaio
Data e local de nascimento: 4 de maio de 1975, em Lisboa
I - Percurso académico
Pós-graduação em Contratação Pública, na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, 2019;
Pós-graduação em Práticas Forenses, pela Universidade Autónoma de Lisboa, 2006;
Estágio na Ordem dos Advogados, concluído com aproveitamento (advogada com inscrição suspensa nos termos do Estatuto da Ordem dos Advogados), 2005;
Licenciatura em Direito, pela Universidade Autónoma de Lisboa, 2001.
II - Formação profissional
Código dos Contratos Públicos - Alterações - 1.ª Edição, organizado pela Secretaria-geral do Ministério da Defesa Nacional (MDN), 2022;
Código dos Contratos Públicos - Análise e avaliação de propostas - organizado pela Secretaria-geral do MDN, 2022;
Código dos Contratos Públicos - Elaboração de peças procedimentais, análise e avaliação de propostas - organizado pela Secretaria-geral do MDN, 2021;
Código dos Contratos Públicos - Principais Alterações - organizado pela Secretaria-geral do MDN, 2018;
Curso de Feitura de Leis, ministrado pelo Instituto Nacional de Administração I. P., 2009;
Curso de Formação Profissional de Formadores, ministrado pela Nova Etapa e certificado pelo SNCP - Sistema nacional de Certificação Profissional, 2001.
III - Experiência profissional:
Técnica Superior no Gabinete de Contratação da Defesa da Direção-geral de Recursos da Defesa Nacional, do Ministério da Defesa Nacional (desde 2019 até à presente data);
Técnica Superior na Divisão de Saúde Militar, da Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional, do Ministério da Defesa Nacional (2012 a 2019);
Técnica Superior na Direção de Serviços de Assuntos Jurídicos e Contencioso, da Secretaria-geral do Ministério da Defesa Nacional (2011-2012);
Técnica Superior na Direção de Serviços de Assuntos Jurídicos e Contencioso, da Secretaria-geral do Ministério da Cultura (2010-2011);
Jurista Militar no Exército (2003 a 2010);
Formadora, na Escola das Profissões e Desporto da Amadora (2001 e 2002);
Bancária, no Caixa Banco de Investimento S. A. e no Banco Espírito Santo (2000 a 2002).
IV - Louvores e Condecorações
Louvor do Diretor-geral da Direção-geral de Pessoal e Recrutamento Militar (2006).
316946946
Anexos
- Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/5525658.dre.pdf .
Ligações deste documento
Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):
-
2004-01-15 -
Lei
4/2004 -
Assembleia da República
Estabelece os princípios e normas a que deve obedecer a organização da administração directa do Estado.
-
2015-07-31 -
Decreto Regulamentar
8/2015 -
Ministério da Defesa Nacional
Aprova a orgânica da Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional
Ligações para este documento
Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):
Aviso
NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.
O URL desta página é: https://dre.tretas.org/dre/5525658/despacho-10762-2023-de-23-de-outubro