Despacho 10752-A/2023, de 20 de Outubro
- Corpo emitente: Presidência do Conselho de Ministros, Administração Interna, Justiça, Economia e Mar, Cultura, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Educação, Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Saúde, Ambiente e Ação Climática, Infraestruturas, Habitação e Coesão Territorial - Gabinetes da Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, do Secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, das Secretárias de Estado da Administração Pública e da Administração Interna, dos Secretários de Estado Adjunto e da Justiça, da Juventude e do Desporto e do Turismo, Comércio e Serviços, da Secretária de Estado da Cultura, do Secretário de Estado da Educação, da Secretária de Estado da Inclusão, dos Secretários de Estado da Saúde, da Mobilidade Urbana e das Infraestruturas, da Secretária de Estado da Habitação e do Secretário de Estado da Administração Local e do Ordenamento do Território
- Fonte: Diário da República n.º 204/2023, 3º Suplemento, Série II de 2023-10-20
- Data: 2023-10-20
- Parte: C
- Documento na página oficial do DRE
- Secções desta página::
Sumário
Texto do documento
Sumário: Determina a criação de grupo de trabalho interministerial para revisão do Decreto-Lei 163/2006, de 8 de agosto, na sua redação atual, e respetivas normas técnicas de acessibilidade.
Considerando que:
a) O prazo legal previsto no Decreto-Lei 163/2006, de 8 de agosto, na sua redação atual, para a adequação do edificado ao cumprimento das normas técnicas da acessibilidade, encontra-se ultrapassado, sem que uma parte muito representativa deste tenha sido adaptada;
b) Decorridos quase duas décadas desde a publicação do diploma, existem atualmente soluções materiais e tecnológicas mais adequadas à garantia da acessibilidade;
c) As disposições legais, em matéria de segurança contra incêndios, devem ser aferidas e salvaguardadas neste âmbito;
d) Existe um vasto trabalho de levantamento sobre as ineficiências e oportunidades de melhoria do Decreto-Lei 163/2006, de 8 de agosto, na sua redação atual, assim como maturidade técnica suficiente para regulamentar melhor esta área de especial importância;
e) Coexiste, atualmente, uma ampla diversidade de diplomas legais, subsequentes à publicação daquele diploma, que dificultam e suscitam dúvidas ao nível da sua aplicabilidade;
f) É da maior relevância contribuir para o debate e sensibilização das acessibilidades físicas em ambientes construídos.
Assim, demonstrando-se fundamental rever o Decreto-Lei 163/2006, de 8 de agosto, na sua redação atual, e as respetivas normas técnicas de acessibilidade aprovadas pelo referido diploma, e no âmbito das competências, incluindo as delegadas, nos termos do Decreto-Lei 32/2022, de 9 de maio, na sua atual redação, que aprova o regime de organização e funcionamento do XXIII Governo Constitucional, determina-se o seguinte:
1 - Constituir um grupo de trabalho interministerial, com o objetivo de submeter ao Governo:
a) A proposta de alteração do Decreto-Lei 163/2006, de 8 de agosto, na sua redação atual, incluindo as normas técnicas de acessibilidade que lhe são anexas;
b) A identificação de atos legislativos e de normas técnicas específicas que mereçam as alterações devidas para a melhoria eficiente e contínua das condições de acessibilidade e de inclusão das pessoas com deficiência, nomeadamente no ambiente digital, construído, comunicacional e na informação.
2 - A área governativa do trabalho, solidariedade e segurança social, coordena a atividade do grupo de trabalho, através da Estrutura de Missão para a Promoção das Acessibilidades (EMPA), coadjuvada pelo Instituto Nacional para a Reabilitação I. P. (INR I. P.).
3 - O grupo de trabalho é constituído pelas seguintes áreas governativas e organismos:
a) Dois representantes da área governativa da inclusão;
b) Um representante da área governativa da digitalização e da modernização administrativa;
c) Um representante da área governativa da Administração Pública;
d) Um representante da área governativa da administração interna;
e) Um representante da área governativa da justiça;
f) Um representante da área governativa da juventude e do desporto;
g) Um representante da área governativa do turismo, comércio e serviços;
h) Um representante da área governativa da cultura;
i) Um representante da área governativa do ensino superior;
j) Um representante da área governativa da educação;
k) Um representante da área governativa da saúde;
l) Um representante da área governativa da mobilidade urbana;
m) Um representante da área governativa das infraestruturas;
n) Um representante da área governativa da habitação;
o) Um representante da área governativa da administração local e do ordenamento do território.
4 - Sempre que se justifique, os representantes designados das diferentes áreas governativas podem fazer-se acompanhar nas reuniões do grupo de trabalho, por outros técnicos especializados dos respetivos organismos ou entidades, de acordo com as matérias constantes da agenda da reunião, previamente aprovada.
5 - Quando se considere útil para a prossecução da sua atividade, o grupo de trabalho pode ainda:
a) Convidar a integrar o grupo de trabalho, em razão da matéria:
i) Outras áreas governativas e organismos não previstas(os) no n.º 3;
ii) Representantes de diferentes organizações públicas e privadas, nomeadamente, associações públicas profissionais e organizações não governamentais representativas das pessoas com deficiência, assim como outros organismos ou serviços, independentemente da natureza jurídica, e/ou personalidades de reconhecido mérito em razão das matérias em apreço;
b) Proceder à consulta de outros organismos ou serviços tidos por convenientes à prossecução dos trabalhos, de acordo com as respetivas áreas de especialidade, bem como auscultar o mercado sobre os temas que entenda relevantes;
c) Constituir subgrupos temáticos ou setoriais, que potenciem o bom desenvolvimento dos objetivos estabelecidos.
6 - Determina-se ainda, que o prazo para a conclusão dos objetivos do grupo de trabalho é de seis meses, prorrogável por igual período, contado a partir da entrada em vigor do presente despacho.
7 - Caberá a cada área governativa indicada no n.º 3 indicar os seus representantes junto do Gabinete da Secretária de Estado da Inclusão no prazo de cinco dias após publicação do presente despacho.
8 - Os membros do grupo de trabalho, bem como os representantes convidados a participar, não auferem qualquer remuneração ou abono pelo exercício das suas funções.
9 - O grupo de trabalho extingue-se com a apresentação de um relatório, que deve ocorrer até ao termo do prazo referido no n.º 6 ou da sua prorrogação.
10 - O apoio administrativo e logístico necessário ao desenvolvimento dos trabalhos do grupo de trabalho é assegurado pelo INR, I. P., coadjuvado pela Secretaria-Geral do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.
11 - O presente despacho entra em vigor no dia seguinte ao da sua publicação.
17 de outubro de 2023. - A Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Maria Correia Fortunato. - 18 de outubro de 2023. - O Secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, Mário Filipe Campolargo. - 18 de outubro de 2023. - A Secretária de Estado da Administração Pública, Inês Pacheco Ramires Ferreira. - 19 de outubro de 2023. - A Secretária de Estado da Administração Interna, Maria Isabel Solnado Porto Oneto. - 18 de outubro de 2023. - O Secretário de Estado Adjunto e da Justiça, Jorge Albino Alves Costa. - 19 de outubro de 2023. - O Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Moreira Correia. - 19 de outubro de 2023. - O Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Jorge Cardona Fazenda de Almeida. - 19 de outubro de 2023. - A Secretária de Estado da Cultura, Isabel Alexandra Rodrigues Cordeiro. - 19 de outubro de 2023. - O Secretário de Estado da Educação, António de Oliveira Leite. - 16 de outubro de 2023. - A Secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Pedroso Lopes Antunes. - 18 de outubro de 2023. - O Secretário de Estado da Saúde, Ricardo Jorge Almeida Perdigão Seleiro Mestre. - 19 de outubro de 2023. - O Secretário de Estado da Mobilidade Urbana, Jorge Moreno Delgado. - 19 de outubro de 2023. - O Secretário de Estado das Infraestruturas, Frederico André Branco dos Reis Francisco. - 19 de outubro de 2023. - A Secretária de Estado da Habitação, Maria Fernanda da Silva Rodrigues. - 18 de outubro de 2023. - O Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Manuel Soares Miguel.
316974331
Anexos
- Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/5525131.dre.pdf .
Ligações deste documento
Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):
-
2006-08-08 -
Decreto-Lei
163/2006 -
Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social
Aprova o regime da acessibilidade aos edifícios e estabelecimentos que recebem público, via pública e edifícios habitacionais.
-
2022-05-09 -
Decreto-Lei
32/2022 -
Presidência do Conselho de Ministros
Aprova o regime de organização e funcionamento do XXIII Governo Constitucional
Ligações para este documento
Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):
Aviso
NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.
O URL desta página é: https://dre.tretas.org/dre/5525131/despacho-10752-A-2023-de-20-de-outubro