A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 7709/2023, de 26 de Julho

Partilhar:

Sumário

Nomeação da mestre Maria Cristina Miguéns de Sousa Machado como secretária do Gabinete da Provedora de Justiça

Texto do documento

Despacho 7709/2023

Sumário: Nomeação da mestre Maria Cristina Miguéns de Sousa Machado como secretária do Gabinete da Provedora de Justiça.

Nos termos do disposto no artigo 10.º da Lei 9/91, de 9 de abril, na sua redação atual, nomeio secretária do meu Gabinete a Mestre Maria Cristina Miguéns de Sousa Machado, com efeitos ao dia 1 de julho de 2023, estando a mesma autorizada a exercer atividades de docência em instituição de ensino superior.

O estatuto remuneratório da designada é o fixado para os secretários pessoais, conforme o artigo 13.º do Decreto-Lei 11/2012, de 20 de janeiro, e para efeitos do previsto no artigo 12.º do mesmo diploma, a respetiva nota curricular é publicada em anexo.

26 de junho de 2023. - A Provedora de Justiça, Maria Lúcia Amaral.

Nota Curricular

Maria Cristina Miguéns de Sousa Machado nasceu em Alfeizerão (Alcobaça) em 1967.

É licenciada em Direito (1991) pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e mestre em Direito na variante de Ciências Jurídico-Políticas (2004) pela mesma instituição, onde tem exercido, desde 1989, atividade docente como monitora, assistente e assistente convidada do Grupo de Ciências Jurídico-Políticas, nas áreas do Direito Constitucional, Direitos Fundamentais, Direito da União Europeia e Direito Internacional (incluindo a Proteção Internacional dos Direitos Humanos).

Lecionou também na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa nas licenciaturas em Estudos Europeus e em Estudos Africanos. Foi Assessora Jurídica do Diretor Municipal de Planeamento e Gestão Urbanística da Câmara Municipal de Lisboa (1992-1993).

Desempenhou funções como Assessora do Provedor de Justiça entre 1993 e 2001. De 2005 a 2012 foi, sucessivamente, Assessora do Secretário de Estado do Ordenamento do Território e das Cidades e do Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas (XVII e XVIII Governos Constitucionais) e Adjunta do Gabinete do Representante da República para a Região Autónoma da Madeira.

Entre 2012 e 2021 integrou o Gabinete dos Juízes do Tribunal Constitucional, desempenhando a função de Assessora.

Foi Adjunta do Gabinete da Provedora de Justiça de junho de 2022 a junho de 2023. Leciona atualmente na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, como assistente convidada do Grupo de Ciências Jurídico-Políticas.

316685283

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/5424132.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1991-04-09 - Lei 9/91 - Assembleia da República

    Aprova o estatuto do Provedor de Justiça.

  • Tem documento Em vigor 2012-01-20 - Decreto-Lei 11/2012 - Presidência do Conselho de Ministros

    Estabelece a natureza, a composição, a orgânica e o regime jurídico a que estão sujeitos os gabinetes dos membros do Governo.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda