Despacho 4475/2023
Sumário: Concede a Joaquim Paulo de Sousa Pereira, presidente da Câmara Municipal de Baião, a Medalha de Mérito de Proteção e Socorro, no grau ouro e distintivo laranja.
As câmaras municipais desempenham um papel decisivo na prossecução da política de proteção civil, visando a prevenção de riscos coletivos inerentes a situações de acidente grave ou catástrofe, a atenuação dos seus efeitos e a proteção e socorro das pessoas e bens em perigo.
A instituição dos comandos sub-regionais de emergência e proteção civil, no âmbito do novo modelo territorial de resposta de emergência e proteção civil, privilegia uma maior proximidade às populações e seus territórios. A Câmara Municipal de Baião desempenhou um papel decisivo na instalação do Comando Sub-Regional do Tâmega e Sousa.
O presidente da Câmara Municipal de Baião, Joaquim Paulo de Sousa Pereira, através de uma assinalável capacidade de diálogo e disponibilidade permanente, contribuiu inegavelmente para uma colaboração institucional que se revelou de excelência entre o patamar nacional e o patamar municipal, fundamental na edificação da infraestrutura destinada ao Comando Sub-Regional do Tâmega e Sousa. Da mesma forma, e seguindo o seu exemplo, a participação profissional e empenhada de todos os colaboradores da Câmara Municipal de Baião revelou-se essencial em todas as fases de execução deste projeto e determinante para os resultados alcançados.
O Governo Português, através da concessão da Medalha de Mérito de Proteção e Socorro, reconhece publicamente pessoas e instituições por serviços distintos prestados em prol da sociedade no âmbito da atividade de proteção civil.
Com a atribuição da Medalha de Mérito, no grau ouro, pretende-se distinguir a extraordinária relevância da colaboração de determinadas personalidades no âmbito da proteção civil, reconhecendo-se, com o distintivo laranja, os atos de prestimosa colaboração com as autoridades na direção e coordenação dos recursos afetos a ações de proteção e socorro.
Assim, nos termos do disposto no n.º 1 do artigo 4.º do Regulamento de Concessão da Medalha de Mérito de Proteção e Socorro, aprovado pela Portaria 980-A/2006, de 14 de junho, na sua redação atual, reconhecendo o inegável contributo para a prossecução da missão da proteção civil, concedo a Joaquim Paulo de Sousa Pereira, presidente da Câmara Municipal de Baião, a Medalha de Mérito de Proteção e Socorro, no grau ouro e distintivo laranja.
3 de abril de 2023. - O Ministro da Administração Interna, José Luís Pereira Carneiro.
316342036
Despacho 4475/2023, de 13 de Abril
- Corpo emitente: Administração Interna - Gabinete do Ministro
- Fonte: Diário da República n.º 73/2023, Série II de 2023-04-13
- Data: 2023-04-13
- Parte: C
- Documento na página oficial do DRE
- Secções desta página::
Sumário
Concede a Joaquim Paulo de Sousa Pereira, presidente da Câmara Municipal de Baião, a Medalha de Mérito de Proteção e Socorro, no grau ouro e distintivo laranja
Texto do documento
Anexos
- Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/5319139.dre.pdf .
Ligações deste documento
Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):
Aviso
NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.
O URL desta página é: https://dre.tretas.org/dre/5319139/despacho-4475-2023-de-13-de-abril