A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 4474/2023, de 13 de Abril

Partilhar:

Sumário

Concede ao Prof. Doutor Jorge Miguel Alberto de Miranda a Medalha de Mérito de Proteção e Socorro, no grau ouro e distintivo branco

Texto do documento

Despacho 4474/2023

Sumário: Concede ao Prof. Doutor Jorge Miguel Alberto de Miranda a Medalha de Mérito de Proteção e Socorro, no grau ouro e distintivo branco.

O Prof. Doutor Jorge Miguel Alberto de Miranda, presidente do conselho diretivo do IPMA, I. P., desde 2013, tem prestado, ao longo das últimas décadas, e em particular durante o exercício daquele cargo, um inestimável contributo para a prossecução da missão da proteção e socorro, a nível preventivo e operacional, contribuindo para a proteção e defesa de pessoas e bens nos casos de acidentes graves, catástrofes e calamidades, em cooperação com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, a quem compete a direção e coordenação dos recursos adequados para a prevenção, atenuação, proteção e socorro das pessoas e bens em perigo.

O Prof. Doutor Miguel Miranda tem promovido uma rara e prestimosa cooperação entre o IPMA e a Proteção Civil, cumprindo destacar a sua participação ativa e extraordinariamente empenhada aquando da ocorrência dos grandes incêndios rurais que assolaram o nosso país, para os quais disponibilizou o maior apoio do IPMA em matéria de operações de prevenção e de supressão de incêndios, o que contribuiu decisivamente para o sucesso de tais operações.

Personalidade de sólidos e reconhecidos conhecimentos científicos e técnicos, as suas capacidades e competências, assim como as suas muito especiais qualidades e virtudes pessoais, têm sido determinantes para o sucesso da ação do IPMA enquanto entidade sobre a qual impende um especial dever de cooperação com a Proteção Civil, por se tratar de uma instituição imprescindível às operações de proteção e socorro e de emergência e assistência, destacando-se o célere e eficaz apoio do IPMA em situações como a dos fogos rurais.

Sendo possuidor de um invejável currículo académico e profissional, o Prof. Doutor Miguel Miranda é licenciado e doutorado em Física (Geofísica), assim como é docente do ensino superior (professor catedrático de Geofísica, na Universidade de Lisboa).

Em paralelo com a atividade de docente do ensino superior, a nível nacional, o Prof. Doutor Miguel Miranda foi administrador executivo da Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, presidente do Instituto de Ciência Aplicada e Tecnologia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e diretor do Laboratório Associado Instituto Dom Luiz da mesma Universidade, mais tendo desenvolvido uma importante atividade de investigação focada no Geomagnetismo, na Geofísica Marinha e em Riscos Naturais, em particular tsunamis, no âmbito da qual dirigiu um número significativo de levantamentos geofísicos aéreos e marinhos. Noutra vertente, realça-se o facto de o Prof. Doutor Miguel Miranda ser membro efetivo da Academia de Ciências de Lisboa.

A nível internacional, o Prof. Doutor Miguel Miranda exerceu as funções de presidente do Conselho Europeu de Previsão do Tempo a Médio Prazo, membro da Comissão Executiva da Região VI da Organização Meteorológica Mundial, membro da coordenação da Rede Europeia de Excelência ESONET (European Seas Observatory Network) e do projeto de infraestruturas europeu EMSO (Observatório Europeu Multidisciplinar do Fundo do Mar e Coluna de Água), representante nacional no EMSO-ERIC e presidente da Assembleia de Membros, assim como integrou o painel de avaliação em Earth System Sciences do European Research Council e participou em painéis internacionais de avaliação em Geociências.

Adicionalmente, destaca-se o facto de o Prof. Doutor Miguel Miranda ter uma vasta obra publicada, designadamente nas melhores revistas científicas internacionais de geofísica, além de ser autor (ou coautor) de artigos e livros de divulgação científica, e de mais de uma centena de trabalhos apresentados em conferências científicas internacionais.

O Governo Português, através da concessão da Medalha de Mérito de Proteção e Socorro, reconhece publicamente individualidades por serviços distintos prestados em prol da sociedade no âmbito da atividade de Proteção Civil.

Com a atribuição da medalha de mérito, no grau ouro, distintivo branco, pretende-se distinguir a extraordinária relevância da abnegada cooperação de determinadas personalidades no âmbito da Proteção Civil em ações de finalidade económico-social, técnico-pedagógica, de investigação ou outros considerados de interesse para esse efeito.

Assim, nos termos e para os efeitos do disposto no artigo 1.º, na alínea a) do n.º 1 do artigo 2.º, no n.º 4 do artigo 3.º e no n.º 1 do artigo 4.º do Regulamento de Concessão da Medalha de Mérito de Proteção e Socorro, aprovado pela Portaria 980-A/2006, de 14 de junho, na sua redação atual, reconhecendo o seu excecional contributo para a prossecução da missão da Proteção Civil, concedo ao Prof. Doutor Jorge Miguel Alberto de Miranda a Medalha de Mérito de Proteção e Socorro, no grau ouro e distintivo branco.

3 de abril de 2023. - O Ministro da Administração Interna, José Luís Pereira Carneiro.

316341989

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/5319138.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda