Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho Normativo 198-A/93, de 9 de Agosto

Partilhar:

Sumário

ESTABELECE AS NORMAS PARA ATRIBUIÇÃO DA AJUDA AOS PRODUTORES DE LEITE INSTITUIDA PELO REGULAMENTO (CEE) NUMERO 739/93 (EUR-Lex), DE 17 DE MARCO. A CANDIDATURA A AJUDA PARA A CAMPANHA DE 1993-1994 DEVERA SER FEITA ATE AO FINAL DO MÊS DE AGOSTO DE 1993. PARA AS CAMPANHAS SEGUINTES, A INSCRIÇÃO EFECTUAR-SE-A DURANTE O MÊS DE FEVEREIRO IMEDIATAMENTE ANTERIOR AO INÍCIO DA CAMPANHA. CONTUDO, CASO NAO SE VERIFIQUEM ALTERAÇÕES, AS REFERIDAS CANDIDATURAS MANTER-SE-AO COMO VÁLIDAS ATE AO FINAL DA CAMPANHA DE 1997-1998. OS PRODUTORES QUE INICIEM A PRODUÇÃO DE LEITE APOS OS PERIODOS REFERIDOS PODEM CANDIDATAR-SE A AJUDA ATE 30 DIAS APOS O INÍCIO DO PERIODO DE PRODUÇÃO. O PRESENTE DESPACHO PRODUZ EFEITOS A PARTIR DE 1 DE ABRIL DE 1993.

Texto do documento

Despacho Normativo 198-A/93
Como consequência do mercado único, houve que proceder à harmonização dos preços institucionais nacionais aos comunitários e à eliminação dos mecanismos de protecção de que ainda beneficiavam alguns produtos agrícolas.

Neste sentido, adoptou-se em 1 de Abril de 1993 o alinhamento do preço do leite em pó magro entre Portugal e os restantes Estados membros, tendo sido atribuída uma ajuda aos produtores de leite, como compensação dos efeitos daí decorrentes, bem como da eliminação do mecanismo complementar de trocas (MCT) relativo ao queijo.

Assim, tendo em conta o disposto no Regulamento (CEE) n.º 739/93 , de 17 de Março, do Conselho, e no Regulamento (CEE) n.º 1579/93 , da Comissão, de 23 de Junho, determina-se o seguinte:

1 - Podem beneficiar da ajuda, instituída pelo citado Regulamento (CEE) n.º 739/93 , os produtores de leite, tal como estão definidos no artigo 9.º, alínea c), do Regulamento (CEE) n.º 3950/92 , que entreguem a um comprador ou comercializem directamente leite das suas explorações.

2 - Os montantes da ajuda são os referidos no artigo 1.º do Regulamento (CEE) n.º 1579/93 , da Comissão, de 23 de Junho.

3 - Para beneficiarem da ajuda, os produtores devem candidatar-se através de impresso próprio fornecido pelo Instituto Nacional de Intervenção e Garantia Agrícola - INGA.

4 - Para a campanha de 1993-1994, a candidatura referida no número anterior deverá ser feita até ao final do corrente mês de Agosto.

5 - Para as campanhas seguintes, a inscrição efectuar-se-á durante o mês de Fevereiro imediatamente anterior ao início da campanha, sem prejuízo do disposto no número seguinte.

6 - Caso não se verifiquem alterações, as candidaturas referidas nos números anteriores manter-se-ão como válidas até ao final da campanha de 1997-1998.

7 - Os produtores que iniciem a produção de leite após os períodos de candidatura acima referidos podem candidatar-se à ajuda, devendo inscrever-se até 30 dias após o início do período de produção, através do impresso próprio referido no n.º 3.

8 - Sem prejuízo do disposto no Despacho Normativo 180/93, de 31 de Julho, a ajuda será paga mensalmente, directamente ao produtor ou ao seu mandatário, relativamente aos produtores que efectuem entregas a um comprador, ou no final de cada campanha de comercialização, de acordo com as quantidades efectivamente elegíveis, e directamente ao produtor, no caso de vendas directas.

9 - O INGA efectuará controlos sobre as quantidades de leite declaradas no pedido da ajuda, bem como outros considerados necessários à verificação dos pressupostos para a atribuição da ajuda.

10 - O INGA deverá proceder à recuperação dos montantes indevidamente pagos, acrescidos de juros calculados com base na taxa da Associação Portuguesa de Bancos a 90 dias, acrescida de cinco pontos percentuais.

11 - Em caso de falsas declarações, e sem prejuízo de outros procedimentos legais adequados, os montantes atribuídos serão inteiramente recuperados, afectados de uma taxa de juro calculada nos termos do número anterior, ficando vedado ao beneficiário o acesso à ajuda nos 12 meses posteriores.

12 - O presente despacho produz efeitos a partir de 1 de Abril de 1993.
Ministério da Agricultura, 9 de Agosto de 1993. - Pelo Ministro da Agricultura, Luís António Damásio Capoulas, Secretário de Estado dos Mercados Agrícolas e Qualidade Alimentar.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/52731.dre.pdf .

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1993-09-15 - Despacho Normativo 268-A/93 - Ministério da Agricultura

    PRÓRROGA ATE AO FINAL DO MÊS DE OUTUBRO DE 1993 O PRAZO PARA APRESENTAÇÃO DA CANDIDATURA A QUE SE REFERE O NUMERO 4 DO DESPACHO NORMATIVO 198-A/93, DE 9 DE AGOSTO, QUE ESTABELECE AS NORMAS PARA ATRIBUIÇÃO DA AJUDA AOS PRODUTORES DE LEITE INSTITUIDA PELO REGULAMENTO (CEE) NUMERO 739/93 (EUR-Lex), DE 17 DE MARCO. TORNA EXTENSÍVEL AOS MESES DE NOVEMBRO E DEZEMBRO DE 1993 A MODALIDADE DE PAGAMENTO DA AJUDA AOS PRODUTORES DE LEITE DE VACA, ESTABELECIDA NOS NUMEROS 2 E 3 DO DESPACHO NORMATIVO 64-A/93, DE 30 DE AB (...)

  • Tem documento Em vigor 1994-06-28 - Despacho Normativo 463/94 - Ministério da Agricultura

    TORNA EXTENSÍVEL AOS MESES DE ABRIL A JULHO DE 1994 A MODALIDADE DE PAGAMENTO DA AJUDA AOS PRODUTORES DE LEITE DE VAXA, ESTABELECIDA NOS NUMEROS 2 E 3 DO DESPACHO NORMATIVO 64-A/93. DE 30 DE ABRIL, E NOS DESPACHOS NORMATIVOS 180/93, DE 31 DE JULHO, 268-A/93, DE 15 DE SETEMBRO, E 13/94, DE 17 DE JANEIRO, TENDO EM CONTA O ATRASO OCORRIDO NA IMPLEMENTAÇÃO DA AJUDA ESTABELECIDA PELO REGULAMENTO (CEE) 739/93 (EUR-Lex), DE 17 DE MARCO.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda