A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 552/82, de 4 de Junho

Partilhar:

Sumário

Altera a redacção do n.º 7.º da Portaria n.º 803/81, de 17 de Setembro (cria, sob responsabilidade e direcção dos respectivos governadores civis, os órgãos distritais de protecção civil).

Texto do documento

Portaria 552/82
de 4 de Junho
Na sequência do Decreto-Lei 510/80, de 25 de Outubro, a Portaria 803/81, de 17 de Setembro, instituiu e regulou as competências dos organismos distritais destinados a coordenar as tarefas de protecção civil. Dentro do espírito assumido pelo Governo de contenção das despesas públicas e de redução dos défices orçamentais, pretende-se, através deste diploma, aproveitar as potencialidades financeiras constituídas pelas receitas cobradas pelos governos civis e integradas nos respectivos cofres privativos.

Assim:
Manda o Governo da República Portuguesa, pelo Ministro da Defesa Nacional, pelo Ministro de Estado e das Finanças e do Plano e pelo Ministro da Administração Interna, o seguinte:

1.º O n.º 7.º da Portaria 803/81, de 17 de Setembro, passa a ter a seguinte redacção:

7.º - 1 - Compete aos governos civis garantir o apoio administrativo e logístico necessário ao funcionamento dos centros de coordenação distrital de protecção civil (CCDPC) e dos gabinetes de coordenação de protecção civil (GCPC) que funcionam na área do respectivo distrito.

2 - Os encargos com o funcionamento normal dos CCDPC e dos GCPC serão satisfeitos pelas receitas próprias dos cofres privativos dos respectivos governos civis.

3 - Para efeito do disposto no número anterior, são consideradas encargos com o funcionamento normal dos CCDPC e dos GCPC:

a) As despesa scom deslocações, ajudas de custo, horas extraordinárias e senhas de presença do pessoal a que se refere o n.º 3;

b) As despesas com vencimentos, salários e, em geral, com a retribuição do trabalho das pessoas cuja colaboração seja solicitada para prestar apoio administrativo e técnico aos CCDPC e aos GCPC;

c) As despesas com combustível, telefone, telex, expediente, limpeza, conservação e funcionamento das instalações destinadas a servir de apoio aos CCDPC e aos GCPC, ou a quota-parte ideal correspondente nas despesas dos governos civis, quando os serviços de apoio funcionem nas instalações destes;

d) As despesas com locação e adaptação das instalações e com aquisição de equipamento e mobiliário, incluindo meios de telecomunicações;

e) As despesas com acções próprias da protecção civil nos campos da prevenção e socorro, dentro dos limites do orçamento aprovado.

2.º A presente portaria produz efeitos a partir da data da sua publicação.
Ministérios da Defesa Nacional, das Finanças e do Plano e da Administração Interna, 19 de Maio de 1982. - O Ministro da Defesa Nacional, Diogo Pinto de Freitas do Amaral. - Pelo Ministro de Estado e das Finanças e do Plano, Alípio Barrosa Pereira Dias, Secretário de Estado do Orçamento. - O Ministro da Administração Interna, José Ângelo Ferreira Correia.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/51364.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1980-10-25 - Decreto-Lei 510/80 - Ministério da Defesa Nacional - Serviço Nacional de Protecção Civil

    Aprova a lei orgânica do Serviço Nacional de Protecção Civil (SNPC).

  • Tem documento Em vigor 1981-09-17 - Portaria 803/81 - Ministérios da Administração Interna, da Defesa Nacional e das Finanças e do Plano

    Cria, sob responsabilidade e direcção dos respectivos governadores civis, os órgãos distritais de protecção civil.

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1993-06-18 - Decreto-Lei 222/93 - Ministério da Administração Interna

    REGULA A CONSTITUIÇÃO, COMPOSIÇÃO, COMPETENCIA E FUNCIONAMENTO DOS CENTROS OPERACIONAIS DE EMERGÊNCIA DE PROTECÇÃO CIVIL A NÍVEL NACIONAL, REGIONAL, DISTRITAL E MUNICIPAL, PREVISTOS NA LEI DE BASES DA PROTECÇÃO CIVIL (LEI 113/91, DE 29 DE AGOSTO). NO ÂMBITO DO SERVIÇO NACIONAL DE PROTECÇÃO CIVIL (SNPC) E CONSTITUIDO, A NÍVEL NACIONAL, O CENTRO NACIONAL DE OPERAÇÕES DE EMERGÊNCIA DE PROTECÇÃO CIVIL (CNOEPC). O CNOEPC E CONSTITUIDO POR DELEGADOS DE VÁRIOS MINISTROS, INTEGRANDO TAMBÉM NECESSARIAMENTE, DELEGADO (...)

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda