Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 487/93, de 7 de Maio

Partilhar:

Sumário

DEFINE OS CRITÉRIOS DE ATRIBUIÇÃO DE LICENÇAS PARA O EXERCÍCIO DA INDÚSTRIA DE TRANSPORTE DE ALUGUER EM VEÍCULOS LIGEIROS DE PASSAGEIROS PARA O LOCAL DE ESTACIONAMENTO EXISTENTE NO AEROPORTO DE FRANCISCO SA CARNEIRO, SITO NO CONCELHO DA MAIA.

Texto do documento

Portaria 487/93
de 7 de Maio
Sob proposta da Câmara Municipal da Maia, que colheu parecer favorável do Sindicato Nacional dos Motoristas, procede-se à alteração dos critérios de atribuição de licenças para a exploração da indústria de transportes de aluguer em veículos ligeiros de passageiros a serem observados no concurso para a atribuição de 15 licenças para o concelho da Maia.

Assim:
Ao abrigo do disposto no n.º 3 do artigo 3.º do Decreto-Lei 74/79, de 4 de Abril:

Manda o Governo, pelo Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, o seguinte:

1.º No concurso para atribuição de 15 licenças para o exercício da indústria de transportes de aluguer em veículos ligeiros de passageiros para o local de estacionamento existente no Aeroporto de Francisco Sá Carneiro, sito no concelho da Maia, observar-se-á a seguinte ordem de prioridades:

a) Motoristas profissionais de veículos ligeiros de passageiros em regime de aluguer, que serão os únicos candidatos a 10 das licenças postas a concurso;

b) Para as restantes licenças, a ordem de prioridades será a seguinte:
1) Motoristas profissionais;
2) Cooperativas de motoristas profissionais, cujo objecto seja a exploração da indústria de transportes de aluguer em veículos ligeiros de pasageiros;

3) Industriais de transportes;
4) Outros concorrentes com carta de condução;
c) Se, quanto às licenças a que se reporta a alínea anterior, percorridas e esgotadas todas as hipóteses nela previstas, se verificar ainda a ocorrência de qualquer vaga, poderá a mesma ser preenchida pelos candidatos referidos na alínea a).

2.º Para os efeitos da alínea a) e do n.º 1) da alínea b) do número anterior, considerar-se-ão os motoristas profissionais que à data dos concursos exerçam efectivamente a profissão há mais de um ano ou, tendo-a exercido, se encontrem em situação devidamente comprovada de desemprego involuntário há mais de seis meses.

3.º Dos candidatos admitidos ao concurso, aqueles que sejam residentes ou possuam a sua sede no concelho da Maia preferem, em cada uma das categorias ou grupos em que se integrem, aos concorrentes de fora do concelho.

4.º De entre os candidatos, sejam eles pessoas singulares ou colectivas, a respectiva classificação para a atribuição de licenças será efectuada nos seguintes moldes:

1):
a) Os candidatos referidos na alínea a) e no n.º 1) da alínea b) do n.º 1.º da presente portaria, isto é, respectivamente, motoristas profissionais de automóveis ligeiros de passageiros em regime de aluguer e motoristas profissionais em geral, segundo o critério do tempo de exercício efectivo da profissão;

b) Os candidatos referidos nos n.os 2) e 3) da alínea b) do n.º 1.º desta portaria, segundo o critério do tempo de exercício efectivo da sua actividade;

c) Quanto aos restantes eventuais candidatos, previstos no n.º 4) da alínea b) do n.º 1.º da presente portaria, observar-se-á o critério da antiguidade da respectiva carta de condução;

2) Para a determinação e comprovação do tempo de exercício efectivo de profissão ou actividade, referidos nas alíneas a) e b) do número anterior, bem como para a verificação da antiguidade da carta de condução referida na alínea c) do mesmo número, observar-se-á, respectivamente, o disposto nos n.os 4 e 5 e no n.º 6 do n.º 8.º da Portaria 149/79, de 4 de Abril.

5.º - 1 - Quando os critérios do tempo de exercício efectivo da profissão ou actividade ou o critério da antiguidade da carta de condução referidos no número anterior se revelarem insuficientes, estritamente dentro de cada categoria de concorrentes observar-se-á o seguinte:

Os candidatos que residam há mais de um ano na freguesia onde se verificam as vagas preferem aos que residam nas restantes freguesias do concelho e estes, por sua vez, sobre os concorrentes que residam fora do mesmo.

2 - Por aplicação do critério definido no número anterior, só motoristas profissionais de automóveis ligeiros de passageiros em regime de aluguer que residam na freguesia onde ocorrem as vagas podem preterir motoristas profissionais, do mesmo ramo, das restantes freguesias.

6.º Em tudo o que não contrarie a presente portaria observar-se-á, quanto aos demais requisitos e regras para o concurso, o disposto no Decreto-Lei 74/79, de 4 de Abril, e na Portaria 149/79, da mesma data.

Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações.
Assinada em 1 de Abril de 1993.
Pelo Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Jorge Manuel Mendes Antas, Secretário de Estado dos Transportes.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/50540.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1979-04-04 - Decreto-Lei 74/79 - Ministério dos Transportes e Comunicações

    Altera o regime de atribuição de licenças para exploração da indústria de transportes de aluguer em veículos ligeiros de passageiros.

  • Tem documento Em vigor 1979-04-04 - Portaria 149/79 - Ministério dos Transportes e Comunicações - Secretaria de Estado dos Transportes e Comunicações

    Revoga a Portaria n.º 249/76, de 19 de Abril, que fixa as normas para o concurso de atribuição de licenças de aluguer em veículos ligeiros de passageiros.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda