Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 7101/2022, de 3 de Junho

Partilhar:

Sumário

Designação da mestre Luísa Maria Gonçalves Dutra, em regime de comissão de serviço, para exercer as funções de adjunta de coordenação do ensino português no estrangeiro, na estrutura de coordenação do BeneLux

Texto do documento

Despacho 7101/2022

Sumário: Designação da mestre Luísa Maria Gonçalves Dutra, em regime de comissão de serviço, para exercer as funções de adjunta de coordenação do ensino português no estrangeiro, na estrutura de coordenação do BeneLux.

O regime de ensino português no estrangeiro, aprovado pelo Decreto-Lei 165/2006, de 11 de agosto, na sua redação atual, estabelece a existência, nos países e áreas consulares em que a rede de ensino português o justifique, de estruturas responsáveis pela coordenação local do ensino português nos respetivos países, em todos os níveis da educação escolar e da educação permanente, nomeadamente nos cursos de língua portuguesa e nas ações de difusão da língua e cultura portuguesas.

Nos termos do disposto no n.º 1 do artigo 10.º do Decreto-Lei 165/2006, de 11 de agosto, na sua atual redação, conjugado com o n.º 3 da Portaria 1191/2010, de 19 de novembro, na redação dada pela Portaria 198/2017, de 26 de junho, podem ser designados adjuntos de coordenação de ensino português no estrangeiro, em situações devidamente fundamentadas.

Assim, considerando a dimensão da área geográfica abrangida pela coordenação de ensino português no BeneLux, o elevado número de cursos e alunos, bem como a necessidade de provimento do lugar em face da cessação da comissão de serviço da anterior titular do cargo, a seu pedido, ouvido o respetivo coordenador de ensino, nos termos previstos no n.º 3 do artigo 16.º do Decreto-Lei 165/2006, de 11 de agosto, na sua atual redação:

1 - Designo a Mestre Luísa Maria Gonçalves Dutra, em regime de comissão de serviço, pelo período de três anos, para exercer as funções de adjunta de coordenação do ensino português no estrangeiro, na estrutura de coordenação do BeneLux, constante do Anexo I da Portaria 1191/2010, de 19 de novembro, alterada pela Portaria 198/2017, de 26 de junho.

2 - O presente despacho produz efeitos a 1 de setembro de 2021.

24 de maio de 2022. - O Presidente do Conselho Diretivo, João Ribeiro de Almeida.

ANEXO

Síntese Curricular

Luísa Maria Gonçalves Dutra nasceu a 29 de junho de 1963, em Caneças, Loures.

Em 1989, concluiu o Ramo Educacional da Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas - Estudos Portugueses e Franceses na Universidade de Lisboa com a classificação final de 13 valores, em 2011, concluiu o Curso de Especialização pós-graduado em Cultura Portuguesa Contemporânea, pelo Instituto Camões e Universidade Aberta e, em 2014, concluiu o Mestrado em Português Língua Não Materna na Universidade Aberta com a classificação final de 17 valores.

De 1987 a 2009 foi professora de Português e de Francês nas Escolas Secundária de Pedro Nunes, Básicas de Freiria, de Campelos e de São Gonçalo. Nessa qualidade exerceu também funções de direção e gestão escolar como vice-presidente do conselho diretivo; diversas funções de coordenação pedagógica: coordenadora dos diretores de turma, coordenadora de área disciplinar e de disciplina e diretora de turma e funções de avaliação docente.

Entre 1990 e 2003, foi formadora na área de Língua Portuguesa no Centro de Formação Profissional de Torres Vedras, Instituto do Emprego e da Formação Profissional.

Entre 2002 e 2005, representou a parte portuguesa do projeto europeu Europa Eureka, da Ação Língua do Programa Sócrates da UE.

De 2003 a 2007, desempenhou funções de Vogal da direção da Associação Portuguesa dos Professores de Francês e foi formadora para a utilização didática do Hot Potatoes.

Em 2006, foi formadora dos Professores do 1.º Ciclo do Agrupamento de Escolas de São Gonçalo na área das TIC pela Escola Superior de Educação de Lisboa.

De 2009 a 2015, foi Leitora do Camões, I. P. nas universidades de Chulalongkorn e de Thammasat (Tailândia) a exercer também funções de apoio ao Chefe de Missão quanto à planificação, execução e avaliação do Plano de Atividades do Centro Cultural Português - Camões, I. P., e à participação portuguesa nas reuniões de conselheiros culturais na Delegação da UE, em Banguecoque.

Em 2011 e 2012, colaborou na organização e implementação das iniciativas do Programa de Comemorações dos 500 Anos de Relações Diplomáticas entre Portugal e a Tailândia.

Entre 2016 e 2018, foi Leitora do Camões, I. P. na universidade Lumière Lyon 2 e responsável pelo Centro de Língua na mesma universidade.

No ano letivo de 2018-2019, foi Leitora do Camões, I. P., na universidade Libre de Bruxelles e responsável pelo Centro de Língua na mesma universidade. Foi formadora de intérpretes no programa de cooperação entre a Comissão Europeia e as autoridades da Região Administrativa Especial de Macau.

É Professora Quadro de Nomeação Definitiva do Agrupamento de Escolas de São Gonçalo e Formadora acreditada pelo Conselho Científico da Formação Contínua nas áreas e domínios de Português Língua Estrangeira/Português Língua Segunda e de Didáticas Específicas (Francês).

Refira-se o domínio das línguas francesa, inglesa, espanhola e tailandesa.

Participou em inúmeras formações nas áreas das didáticas do Português e do Francês e das tecnologias educativas. Colaborou em edições didático-pedagógicas de que se destaca O Meu Primeiro Portefólio Europeu de Línguas, Direção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular.

Participou em seminários de contacto no âmbito da Ação Língua do Programa Sócrates da União Europeia "Promouvoir la Communication entre les Citoyens Européens", em Clermont-Ferrand, França, e "European Roads of Languages", em Gdansk, Polónia; e em seminários internacionais de que se destacam as comunicações "Learning Portuguese L2 trough telecollaboration and mobile devices"na conferência New Directions in Telecollaborative Research and Practice:The Second Conference on Telecollaboration in University Education, em Dublin, e "Utilização de dispositivos móveis no desenvolvimento de competências orais em PLE", no SIPLE, em Lisboa.

315362528

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/4945147.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2006-08-11 - Decreto-Lei 165/2006 - Ministério da Educação

    Estabelece o regime jurídico do ensino português no estrangeiro.

  • Tem documento Em vigor 2010-11-19 - Portaria 1191/2010 - Ministérios dos Negócios Estrangeiros, das Finanças e da Administração Pública e da Educação

    Determina a constituição das estruturas de coordenação do ensino português no estrangeiro.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda