Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 946/2022, de 25 de Janeiro

Partilhar:

Sumário

Aprovação do modelo n.º 501.91.21.3.72 - instrumento de medição e registo de temperatura, marca ELIWELL IBERICA, modelo MEMORY NT

Texto do documento

Despacho 946/2022

Sumário: Aprovação do modelo n.º 501.91.21.3.72 - instrumento de medição e registo de temperatura, marca ELIWELL IBERICA, modelo MEMORY NT.

Aprovação de modelo n.º 501.91.21.3.72

No uso da competência conferida pela alínea b) do n.º 1 do artigo 8.º do Decreto-Lei 291/90, de 20 de setembro e nos termos do n.º 5.1 da Portaria 962/90, de 9 de outubro e da Portaria 1129/2009, de 1 de outubro, aprovo o instrumento de medição e registo de temperatura, marca ELIWELL IBERICA, modelo MEMORY NT, requerido fabricado pela empresa Eliwell Iberica S. A. com sede em Ronda Auguste y Louis Lumière, 26 CP: 46980, Valencia.

1 - Descrição sumária

O registador de temperatura MEMORY NT é uma unidade composta por uma unidade central com capacidade de ligação até 8 sensores podendo exibir e registar de 1 a 8 temperaturas.

O sistema consiste numa unidade central com uma interface física de utilizador dotada de um ecrã LCD, teclado, impressora de talões (opcional) e porta USB. Dispõe das conexões necessárias para a sua fonte alimentação, oito sensores digitais de medição de temperatura, um relé de saída e uma porta série RS-485 para comunicar com o equipamento. Além disso, também é integrado um módulo WiFi para a transmissão de dados para um servidor remoto.

O registo das temperaturas realiza-se de forma automática com um intervalo de tempo definido pelo utilizador entre 5 e 60 minutos sendo armazenado numa memória flash interna de 16 MB, o que permite registar mais de 1 ano de medidas de forma continuada.

O equipamento inclui um sistema de alerta de temperatura por intervalo de medição e por desconexão de sensores. Este sistema de alerta é totalmente configurável.

O revestimento é uma caixa embutida com grau de proteção IP20.

O software é identificado por um número de versão seguido por um CRC. A versão do software é a v1.0, à qual corresponde o código CRC fab5e70f.

2 - Constituição

O registador de temperatura MEMORY NT é composto por unidade central, consta de uma única placa base principal. Utiliza um microcontrolador da família STM32 (Core ARM cortex-M3) e uma memória flash de 16 Mbytes, com uma capacidade de armazenamento de 6 anos de registos de temperatura dos oito sensores num intervalo de 5 minutos.

Os valores das variáveis e parâmetros que devem permanecer no equipamento sem alimentação são armazenados numa memória EEPROM.

O equipamento requer uma tensão de 12 VDC para sua fonte de alimentação.

Por forma a garantir a manutenção da data e hora a longo prazo utiliza uma bateria de lítio (CR2032) soldada na placa.

Os sensores de temperatura utilizados para medir a temperatura são marca ELIWELL IBERICA modelo SNDFOC3000H, da classe de exatidão 0,5, para o intervalo de medição de -30.ºC a 30.ºC. Estes sensores só podem ser utilizados associados a registadores marca ELIWELL IBERICA, modelo MEMORY NT.

O registador de temperatura foi concebido com duas unidades dissociáveis e permutáveis: o registador ELIWELL IBERICA/MEMORY NT e os sensores ELIWELL IBERICA/SNDFOC3000H.

Cada sensor digital SNDFOC3000H contém um código de identificação única armazenado numa ROM. O referido código é gravado no chip e não pode ser modificado. Isto permite identificar, sem margem para erros, qualquer sensor de forma independente do registador.

A transmissão de dados, dos sensores para o registador, cumpre os requisitos específicos de extensão T (transmissão de dados) do exame de software de acordo com o ponto 6.7.2.7 da norma da NP EN 12830. Não sendo necessário a selagem física dos sensores ao equipamento.

Conexões físicas do equipamento: bornes de ligação (alimentação, sondas, RS485 e relé de alarme), porta USB e porta da impressora.

O acesso (visualização) ao histórico de dados pode ser feito pela impressão de um talão, por meio da porta de comunicação RS-485 ou pela exportação dos dados para uma memória USB (detalhado na seção Porta USB: Download de registos). Em ambos os casos, o acesso é somente leitura. Os registos não podem ser modificados ou excluídos pelo utilizador.

Dados de temperatura em tempo real (instantâneos) podem ser obtidos por meio do display principal de temperatura ou por meio da comunicação RS-485.

A unidade central regista as temperaturas obtidas pelos sensores, a data, hora do registo, bem como todas as alterações nos parâmetros operacionais.

Os dados armazenados no registrador são cobertos pela metrologia legal. Os registos extraídos do registador que se armazenam num computador de propósito geral carecem de valor metrológico.

3 - Características metrológicas

Intervalo de indicação: -30ºC a +30ºC;

Condições de funcionamento: -30ºC a +65ºC;

Condições limites: -30ºC a +70ºC;

Condições de armazenagem: -40ºC a +80ºC;

Frequência de Aquisição de Dados: de 1 a 60 minutos;

Classe de exatidão: 0,5;

Aptidão ao uso: Armazenamento (S);

Capacidade de memória: Memoria Flash com capacidade de armazenamento de pelo menos um ano para 8 sensores;

Tipo de ambiente climático: A/B;

Grau de proteção IP: IP20;

Versão de software: v1.0, correspondente CRC fab5e7;

Erro da duração do registo de tempo: 0,1 %.

4 - Inscrições

Os instrumentos comercializados ao abrigo deste Despacho deverão possuir em placa própria ou autocolante destrutível, as seguintes inscrições de forma legível e indelével:

Marca;

Modelo;

Nome ou marca do fabricante ou do importador;

Número de série;

Classe de exatidão;

Classe de software III;

Aptidão ao uso (S);

Tipo de ambiente climático (A/B);

Intervalo de medição em grau Celsius (ºC).

5 - Marcação

Os instrumentos deverão possuir de forma bem legível, com o símbolo constante do anexo I da Portaria 962/90, de 9 de outubro, a marcação com a identificação numérica apresentada no símbolo correspondente ao símbolo de aprovação:



(ver documento original)

6 - Selagem

Selagem física

Os instrumentos ao abrigo desta aprovação serão selados com autocolante autodestrutivo, colocado sobre o parafuso central que suporta a tampa de proteção da placa base, impedindo o acesso ao interior dos mesmos, de acordo com o esquema de selagem publicado em anexo a este Despacho.

Selagem digital

Existem dois selos digitais, um para o equipamento CRC e outro para os sensores:

Selos do equipamento: Código CRC do software

Ao arrancar, o equipamento faz uma verificação da memória do software interno e calcula o seu CRC fab5e70f, se não coincidir com o que guardou no momento do seu fabrico, o registador de temperatura impede o arranque uma vez que deteta manipulação ou corrupção do software. Se o registador de temperatura arrancar corretamente, garante-se que o software do equipamento não foi violado.

Selos dos sensores:

Dado que permite a desconexão, a troca e alargamento da cablagem dos sensores de temperatura por parte do utilizador, realiza-se uma identificação dos sensores que assegura a rastreabilidade das medidas de temperatura.

Cada sensor digital ELIWELL IBERICA/SNDFOC3000H contém um código único de 64 bits armazenado numa ROM. O referido código é gravado no chip e não pode ser modificado.

A identificação e vinculação dos sensores realiza-se através de teclado. Esta ação dever-se-á realizar de forma manual cada vez que se conecte um sensor novo ou se troquem sensores.

No caso de se conectarem sensores não atribuídos, o registador de temperatura não reconhecerá os sensores, não lerá, nem armazenará as suas medições de temperatura.

No momento de atribuição dos sensores, a alteração fica registada com data e hora no log de eventos, o qual assegura a rastreabilidade de todas as medições de temperatura.

Condições particulares de verificação

Antes de qualquer operação de verificação, é necessário verificar a conformidade da versão do software/firmware do aparelho com as disposições da presente decisão:

Versão de software: v1.0

Código CRC: fab5e70f

O software interno obedece aos requisitos de segurança do guia Welmec 7.2. Nível de validação de software III. Classe C, configuração básica de equipamento P1. (construído especificamente) com extensões G (requisitos básicos), T (transmissão de dados) e L (Requisitos de software específicos para armazenamento de longo prazo).

Os únicos registos com validade metrológica são os que se encontram armazenados dentro do registador. Os restantes dados que se obtiverem em serviços Web carecem de valor metrológico. Os dados metrológicos armazenados são a data, hora, local, sensores de temperatura, CRC.

Verificação de selos digitais:

Verificação do selo do software por código CRC:

Ao arrancar, o equipamento faz uma verificação da memória do software interno e calcula o seu CRC, se o registador de temperatura arrancar corretamente, garante-se que o software do equipamento não foi violado.

Verificação da identidade dos sensores:

Download do Log de eventos e verificar-se-á se foi realizado alguma troca de sensores.

Verificação de selo físico:

Verificar que o equipamento conserva os selos sem terem sido manipulados. Os selos devem conservar o seu aspeto e cor original, e não devem mostrar sinais de terem sido manipulados, conforme n.º 6 do despacho.

7 - Validade

A validade desta aprovação de modelo é de dez anos a contar da data de publicação no Diário da República.

8 - Depósito de modelo

Ficam depositados no Instituto Português da Qualidade desenhos e fotografias do modelo aprovado por este Despacho e um exemplar do instrumento nas instalações do requerente.

2022-01-10. - O Presidente do Conselho Diretivo, António Mira dos Santos.

ANEXO

(nos termos do n.º 6 do despacho)

Esquema de Selagem



(ver documento original)

Local de Selagem Física

314888696

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/4786135.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda