A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 12434/2021, de 21 de Dezembro

Partilhar:

Sumário

Mantém o reconhecimento como ação de relevante interesse público do projeto de construção de uma via de ligação do Parque Empresarial de Formariz à A3 (Nó de Sapardos, Paredes de Coura)

Texto do documento

Despacho 12434/2021

Sumário: Mantém o reconhecimento como ação de relevante interesse público do projeto de construção de uma via de ligação do Parque Empresarial de Formariz à A3 (Nó de Sapardos, Paredes de Coura).

Foi reconhecido, através do Despacho 460/2020, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 9, de 14 de janeiro de 2020, como ação de relevante interesse público, nos termos e para os efeitos do disposto no n.º 1 do artigo 21.º do Decreto-Lei 166/2008, de 22 de agosto, na sua redação atual, o projeto de construção de uma via de ligação do Parque Empresarial de Formariz à A3 (Nó de Sapardos, Paredes de Coura).

O projeto previa a ocupação de 40 495,99 m2 de terrenos nos concelhos de Paredes de Coura, Valença e Vila Nova de Cerveira, integrados na Reserva Ecológica Nacional (REN) daqueles municípios conforme delimitações aprovadas, respetivamente, pelas Portarias n.os 70/2012, de 23 de março, 14/2012, de 16 de janeiro, na sua redação atual, e 36/2010, de 13 de janeiro, na sua redação atual.

No âmbito dos trabalhos preparatórios de execução da referida via rodoviária, foram encontrados vestígios de calçada romana que a Direção-Geral de Património Cultural considerou possuírem um valor arqueológico excecional, tendo solicitado medidas de preservação do bem patrimonial, o que implica uma alteração, ainda que diminuta, do traçado do projeto, implicando esse desvio uma ocupação acrescida de 790 m2 de terrenos integrados em REN. Desta forma, o projeto assim alterado passa a ocupar 41 285,99 m2 de terrenos integrados na REN.

Considerando os pareceres favoráveis à alteração efetuada ao projeto inicial por parte da Entidade Regional da Reserva Agrícola Nacional, da Agência Portuguesa do Ambiente, I. P., do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, I. P., e da Direção-Geral de Energia e Geologia;

Considerando o parecer favorável da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte;

Considerando que a alteração do projeto inicial permite salvaguardar um importante achado arqueológico, não alterando significativamente o traçado inicialmente aprovado, nem os pressupostos que presidiram à avaliação inicial;

Considerando que o presente despacho não isenta a requerente do cumprimento das demais normas legais e regulamentares aplicáveis ao projeto:

O Ministro do Ambiente e da Ação Climática, nos termos do n.º 1 do artigo 21.º do Decreto-Lei 166/2008, de 22 de agosto, na sua redação atual, e do n.º 1 do artigo 173.º, em conjugação com o disposto nas alíneas b) e c) do n.º 2 do artigo 167.º, do Código do Procedimento Administrativo, determina o seguinte:

A manutenção do reconhecimento como ação de relevante interesse público, determinado pelo Despacho 460/2020, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 9, de 14 de janeiro de 2020, do projeto de construção de uma via de ligação do Parque Empresarial de Formariz à A3 (Nó de Sapardos, Paredes de Coura), com uma área atualizada de 41 285,99 m2 de terrenos integrados na Reserva Ecológica Nacional nos termos do respetivo processo.

10 de dezembro de 2021. - O Ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Soeiro de Matos Fernandes.

314810853

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/4742737.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2008-08-22 - Decreto-Lei 166/2008 - Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional

    Aprova o Regime Jurídico da Reserva Ecológica Nacional.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda