A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 11401/2021, de 19 de Novembro

Partilhar:

Sumário

Designa António Maria Fontes da Cruz Braga técnico especialista do Grupo de Projeto para a Jornada Mundial da Juventude 2023

Texto do documento

Despacho 11401/2021

Sumário: Designa António Maria Fontes da Cruz Braga técnico especialista do Grupo de Projeto para a Jornada Mundial da Juventude 2023.

1 - Ao abrigo do disposto na alínea c) do n.º 1 do artigo 3.º, nos n.os 1, 2 e 5 do artigo 11.º e no artigo 12.º do Decreto-Lei 11/2012 de 20 de janeiro, aplicável ex vi da alínea b) do ponto 12 e alínea b) do ponto 13 da RCM n.º 45/2021, de 8 de abril de 2021, designo como Técnico Especialista, o licenciado em Arquitetura, Arquiteto António Maria Fontes da Cruz Braga, na situação de Aposentado.

2 - Para efeitos do disposto na alínea d) do artigo 12.º do Decreto-Lei 11/2012 de 20 de janeiro o designado desempenhará funções de Arquiteto e coordenação e acompanhamento dos vários projetos a realizar, na vertente da Arquitetura. O designado fica autorizado a exercer a atividade de Arquiteto e as atividades a essa profissão associadas, nos termos do n.º 2 do artigo 6.º do Decreto-Lei 11/2012 de 20 de janeiro.

3 - O estatuto remuneratório do designado é o limite fixado para os adjuntos, conforme o n.º 6 do artigo 13.º

4 - Para efeitos do disposto na alínea a) do artigo 12.º do Decreto-Lei 11/2012 de 20 de janeiro, a nota curricular do designado é publicada em anexo ao presente despacho.

5 - Nos termos do n.º 3 do artigo 11.º do mencionado decreto-lei, o presente despacho produz efeitos a 11 de outubro de 2021.

6 - Conforme o disposto no artigo 12.º do supracitado decreto-lei, publique-se na 2.ª série do Diário da República.

12 de outubro de 2021. - O Coordenador, José Sá Fernandes.

Nota curricular

António Maria Fontes da Cruz Braga

Arquiteto, Inscrito na Ordem dos Arquitetos com o n.º 1726. Licenciado em arquitetura (pré-bolonha), em 1980.

De 1985 a 1995 integrou a equipa que elaborou o Plano Diretor e diversos planos urbanísticos setoriais de Macau. Dedicando-se às questões de desenho urbano e de reabilitação de património cultural;

Desde 1987 é consultor sobre arquitetura de bibliotecas e arquivos da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) e antecessoras, sendo autor, conjuntamente com Manuel de Queiroz, da obra "Organização e Funcionalidade do Espaço nas Bibliotecas", utilizada como manual nos cursos da Universidade Aberta;

Entre 2004 e 2007 foi consultor do "Gabinete da Paisagem Cultural de Sintra/Património Mundial", integrando a equipa do arquiteto Léon Krier na elaboração de um Plano Urbanístico para as Zonas Tampão e de Transição da «Paisagem Cultural de Sintra».

No período entre 2004 e 2010, foi consultor do Governo de Angola para o Projeto da Nova Biblioteca Nacional e elaborou conjuntamente com um grupo de trabalho constituído por uma equipa da DGLB e pela Direção da Biblioteca Nacional de Angola, o Plano Nacional de Bibliotecas de Leitura Pública de Angola.

De 2005 a 2021 assessorou o Vereador José Sá Fernandes nos seus vários mandatos à Câmara Municipal de Lisboa, no âmbito dos temas e assuntos ligados ao urbanismo, arquitetura e património histórico edificado, tendo desenvolvido as bases para diversos projetos de iniciativa municipal, tais como os novos quiosques da cidade, o Parque Verde de Carnide - Nova Feira Popular, a reabilitação do Jardim do Arquivo Histórico Ultramarino, a reabilitação do vários edifícios históricos da cidade e diversas passagens ciclo-pedonais integradas nos corredores verdes urbanos.

Desde 1980 até à data, desenvolve a atividade como arquiteto, sendo autor de diversos projetos e planos urbanísticos, tendo obras construídas, predominantemente equipamentos públicos, em Portugal, Macau e Bélgica, nomeadamente:

Renovação do Mercado de Campo de Ourique

Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema em Lisboa*;

Arquivo Nacional das Imagens em Movimento (ANIM) e Arquivo de filmes da RTP em Bucelas*;

Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas e Escola de Reabilitação do Património de, Sintra*;

Centro de Interpretação da Natureza e do Montado em Portel*;

Conjunto de 7 habitações no novo Bairro de Heulebrug, na Bélgica*;

Biblioteca Pública de Odemira*;

Paços do Concelho e Centro de Exposições de Odemira*;

Museu e Escola da Fundação Ricardo Espírito Santo Silva em Lisboa*;

Mesquita de Lisboa e Centro Cultural Islâmico**;

Espaço exterior dos largos do Senado e de São Domingos em Macau;

Tribunal de Vila Nova de Foz Côa.

Têm participado em diversas exposições internacionais nomeadamente: "Building Cities"realizada no The Notre Dame London Studies Centre;"Trienal de Arquitectura e Urbanismo de Bolonha - A Vision of Europe ", "The Art of Building Cities" no Art Institute of Chicago, "Prix Européen d'Architecture" na Fondation pour l'Architecture em Bruxelas, etc., tendo a sua obra sido publicada em diversas publicações nacionais e internacionais.

Escreveu durante alguns anos em jornais e revistas, artigos sobre temas da arquitetura e da cidade e participou em conferências e colóquios sobre os mesmos assuntos.

Foi distinguido* em 2002 com uma menção honrosa no prémio: "Prix Européen d'Architecture Philippe Rothier pour la Reconstrution de la Ville - Session 2001" atribuído ao conjunto de três obras em Odemira - Paços do Concelho, Biblioteca Municipal e Centro de Exposições.

Foi distinguido* em 2019, com o "Prémio Ibérico Rafael Manzano de Nova Arquitectura Tradicional", convocado pelo International Network for Traditional Building and Urbanism (INTBAU).

* Com Alberto Castro Nunes.

** Com João Paulo Conceição.

314736966

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/4715559.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2012-01-20 - Decreto-Lei 11/2012 - Presidência do Conselho de Ministros

    Estabelece a natureza, a composição, a orgânica e o regime jurídico a que estão sujeitos os gabinetes dos membros do Governo.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda