Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Aviso 19418/2021, de 14 de Outubro

Partilhar:

Sumário

Contratação de um assistente de investigação para o projeto «4-OCEANS. Human History of Marine Life: Extraction, Knowledge, Drivers and Consumption of Marine Resources, c.100 BCE to c.1860 CE»

Texto do documento

Aviso 19418/2021

Sumário: Contratação de um assistente de investigação para o projeto «4-OCEANS. Human History of Marine Life: Extraction, Knowledge, Drivers and Consumption of Marine Resources, c.100 BCE to c.1860 CE».

Aviso de abertura de procedimento concursal de seleção de assistente de investigação no âmbito do projeto de investigação "4-OCEANS. Human History of Marine Life: Extraction, Knowledge, Drivers and Consumption of Marine Resources, c.100 BCE to c.1860 CE"

Luís Baptista, Diretor da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH), torna público que se encontra aberto, pelo prazo de 20 dias úteis, procedimento concursal de seleção internacional para contratação de 1 assistente de investigação, através de contrato de trabalho a termo incerto na Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, para o exercício de atividades de investigação no âmbito do projeto de investigação "4-OCEANS. Human History of Marine Life: Extraction, Knowledge, Drivers and Consumption of Marine Resources, c.100 BCE to c.1860 CE", financiado por fundos europeus (European Research Council) no âmbito do programa de investigação e inovação Horizonte 2020 da União Europeia (Grant Agreement n. 951649).

A abertura do procedimento concursal, assim como a nomeação do júri, foram autorizados por despacho do Sr. Reitor da Universidade Nova de Lisboa, de 02 de setembro de 2021, após parecer favorável do Conselho Científico da NOVA FCSH.

1 - Caracterização da vaga:

O projeto 4-OCEANS. Human History of Marine Life: Extraction, Knowledge, Drivers and Consumption of Marine Resources, c.100 BCE to c.1860 CE" pretende:

O objetivo central consiste na compreensão da história da vida marinha nos dois milénios anteriores à época industrial (antes de c. 1850) e analisar o papel e importância da vida marinha para as sociedades humanas. São consideradas extrações regionais e globais, a produção e disseminação de conhecimento e tecnologia, os fatores de influência (culturais e ambientais) e os padrões de consumo dos recursos marinhos em 4 oceanos: o Ártico, o Atlântico, o Índico e o Pacífico, com foco em 10 grupos taxonómicos, alvos importantes da exploração humana ao longo do tempo e com um grande impacto nas sociedades.

Em particular, iremos produzir um Atlas da Exploração Histórica dos Recursos Marinhos, de acesso aberto, que será relevante para todos os temas académicos que se relacionam com o passado e presente dos oceanos. Este projeto vai contribuir para a literacia do oceano - num mundo que depende destes animais para a subsistência e segurança alimentar - e para reforçar o papel das humanidades para o estudo e conhecimento dos oceanos.

2 - O assistente de investigação contratado será integrado na equipa do projeto participando nas seguintes tarefas de investigação científica:

2.1 - Tarefas de investigação científica sobre história marítima, história ambiental marinha, arqueologia náutica e paisagens culturais costeiras, na longa duração, no âmbito dos objetivos científicos do projeto 4-OCEANS, incluindo, entre outros, a recolha e análise de fontes documentais, visuais e materiais sobre atividades humanas extrativas no litoral e oceanos, em diversos contextos cronológicos e comparando diferentes sociedades e regiões geográficas;

2.2 - Tarefas de gestão de ciência, enquadradas na gestão logística do projeto 4OCEANS, incluindo, entre outras, revisão e edição científica, elaboração de relatórios e textos de trabalho, apoio à produção e disseminação de conteúdos científicos, extensão à sociedade e comunicação de ciência;

2.3 - Tarefas de gestão de membros da equipa do projeto 4-OCEANS e outros projetos associados da UI CHAM - Centro de Humanidades incluindo, entre outras, o apoio à procura de financiamentos competitivos.

3 - A contratação do assistente far-se-á ao abrigo do Regulamento 393/2018, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 123, 28 de junho (Regulamento relativo às carreiras, ao recrutamento e aos contratos de trabalho de investigadores em regime de contrato de trabalho da Universidade Nova de Lisboa), nomeadamente da sua alínea c) do n.º 1 do artigo 4.º, e do Decreto-Lei 124/99, publicado no Diário da República, 1.ª série A, n.º 92, 20 de abril (Estatuto da Carreira de Investigação Científica).

4 - Os contratos a celebrar são remunerados de acordo com o nível inicial e remuneratório da 1.ª posição retributiva do nível 23A, a que corresponde a remuneração base de 1613,42(euro).

5 - O local de trabalho situa-se nas instalações da NOVA FCSH, Colégio Almada Negreiros, Campus de Campolide, 1099-085 Lisboa, e/ou noutros locais necessários ao desenvolvimento das atividades de investigação.

6 - Sob pena de exclusão, apenas podem ser opositores(as) candidatos(as) nacionais, estrangeiros(as) e apátridas que sejam titulares do grau de Mestre em História, Arqueologia, ou em área afim, com um currículo científico e de investigação que revele um perfil adequado à atividade a desenvolver.

7 - A seleção dos mestres a contratar realiza-se através da avaliação curricular dos(as) candidatos(as) a concurso, tendo em conta, nomeadamente:

Requisitos de admissão:

a) Mestrado na área científica referida (História, Arqueologia, ou em área afim);

b) Experiência científica adequada às funções a desempenhar, designadamente um currículo científico e profissional que incida nas áreas referidas em 3.1. incluindo publicações científicas, organização e participação em conferências, participação em redes internacionais;

c) Experiência na elaboração de candidaturas no âmbito de oportunidades de financiamento;

d) Experiência na extensão à sociedade e disseminação científica;

e) Motivação para o exercício da função e de perspetivas de adequação ao projeto;

f) Capacidade de análise crítica, planeamento, organização, gestão e trabalho em equipa.

8 - A avaliação dos(as) candidatos(as) é expressa numa escala de 0 a 100 pontos.

Serão utilizados de forma faseada dois métodos de seleção:

Na 1.ª fase a Avaliação Curricular (AC) e na 2.ª fase a Entrevista de Avaliação de Competências e Perfil (E), com as seguintes ponderações: AC 0-60 pontos e E 0-40 pontos. Apenas os candidatos com uma classificação resultante da AC igual ou superior a 50 passarão à 2.ª fase (E).

A AC dos candidatos será feita de acordo com os seguintes parâmetros, tendo em conta as competências expressas pelo candidato no Curriculum vitae e na carta de motivação nas seguintes vertentes:

a) Produção científica, incluindo publicações e participação e organização de eventos científicos (20);

b) Apoio a candidaturas no âmbito de oportunidades de financiamento científico e de redes internacionais (20);

c) Desenvolvimento de atividades de extensão à sociedade, disseminação e comunicação científica (20).

A E avaliará a experiência, os conhecimentos e competências técnicas, assim como aspetos comportamentais evidenciados pelo candidato, nomeadamente os relacionados com:

d) Motivação para o exercício da função e adequação e capacidade de adaptação ao projeto em causa (20);

e) Capacidade de análise, planeamento, organização, gestão e trabalho em equipa (20).

A classificação final será expressa na escala de 0-100 valores. Não será admitido(a) a ocupar o lugar a concurso, por falta de mérito absoluto, candidato(a) que não obtenha uma classificação final igual ou superior a 85 pontos.

9 - O júri tem a seguinte composição:

Presidente: - Cristina Brito.

Vogais efetivos:

João Paulo Oliveira e Costa

Isabel Almeida

Vogais suplentes:

Alexandra Pelúcia

10 - O processo de candidatura ao lugar supra referido deverá ser instruído, sob pena de exclusão, com a documentação a seguir indicada: a) Envio de requerimento, disponibilizado em https://www.fcsh.unl.pt/static/documentos/concursos/nao_docentes/formularios/FORMULARIO_NAO_DOCENTE.pdf, onde conste a menção explícita do presente procedimento; b) Exemplares de certidão comprovativa da obtenção do grau de mestre, do grau de licenciado e curriculum dos(as) candidatos(as).

11 - As candidaturas, devidamente instruídas com os documentos supramencionados, devem ser formalizadas no prazo de 20 dias úteis, para o seguinte e-mail concursosprojetos@fcsh.unl.pt. O assunto do email deve indicar a referência do Aviso. O processo de candidatura deve ser instruído, sob pena de exclusão, com a documentação acima indicada. Os documentos obrigatórios devem preferencialmente estar em formato PDF, sendo aconselhável a atribuição de nomes curtos aos ficheiros. Não serão aceites links em substituição desses mesmos documentos.

12 - Caso o grau de mestre do vencedor tenha sido conferido por instituição de ensino superior estrangeira, o seu reconhecimento deve obedecer ao disposto no Decreto-Lei 341/2007, publicado no Diário da República, 1.ª série, n.º 197, 12 de outubro, devendo, sob pena de exclusão, quaisquer formalidades aí estabelecidas estar cumpridas até à data de assinatura do contrato.

30 de setembro de 2021. - O Diretor, Prof. Luís Baptista.

314619945

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/4692718.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1999-04-20 - Decreto-Lei 124/99 - Ministério da Ciência e da Tecnologia

    Aprova o estatuto da Carreira de Investigação Científica.

  • Tem documento Em vigor 2007-10-12 - Decreto-Lei 341/2007 - Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

    Aprova o regime jurídico do reconhecimento de graus académicos superiores estrangeiros.

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda