Sumário: Designação em comissão de serviço para o cargo de diretora do Museu José Malhoa da Doutora Nicole do Nascimento Medeiros Costa.
Nos termos do n.º 9 e 10 do artigo 21.º da Lei 2/2004, de 15 de janeiro, na sua redação atual, conjugado com o disposto nos artigos 13.º e 14.º do Regime Jurídico de Autonomia de Gestão dos Museus, Monumentos e Palácios, aprovado pelo Decreto-Lei 78/2019, de 5 de junho e tendo sido concluído o procedimento concursal para o cargo de Diretor do Museu José Malhoa, aberto através de aviso publicado no Diário da República n.º 93, 2.ª série, de 8 de junho e tendo o júri do mencionado procedimento proposto fundamentadamente a designação do candidato selecionado, designo em comissão de serviço e pelo período de três anos, a Doutora Nicole Nascimento Medeiros Costa considerando que a mesma é possuidora dos requisitos legais exigidos para o provimento do referido cargo e detém o perfil pretendido para prosseguir as atribuições e objetivos da Direção do Museu José Malhoa, nomeadamente conhecimentos e experiência profissional relevantes, evidenciados na nota curricular anexa ao presente despacho do qual faz parte integrante, bem como elevada motivação, disponibilidade e espírito de liderança. A designação produz efeitos a partir de 01.10.2021.
9 de setembro de 2021. - A Diretora Regional de Cultura do Centro, Suzana Maria Peres de Menezes.
Nota Curricular
I - Dados Pessoais
Nome: Nicole do Nascimento Medeiros Costa
Data de nascimento: 02-04-1981
Nacionalidade: Brasileira
II - Habilitações Académicas
Licenciada em Desenho e Plástica (2006) pela Universidade Federal de Pernambuco (Brasil); especialista em Arte Educação (2009) pela Universidade Católica de Pernambuco (Brasil); mestre em Antropologia (2010) pela Universidade Federal de Pernambuco (Brasil); doutora em Antropologia (2017) pela Universidade Federal de Pernambuco (Brasil).
III - Experiência Profissional
Desde 02 de janeiro de 2019 é gestora geral do Paço do Frevo, instituição museológica situada na cidade de Recife, nordeste do Brasil - gerida pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão, organização social dedicada à gestão cultural. No Paço do Frevo, entre junho de 2015 e janeiro de 2019, foi gestora de conteúdo, liderando atividades no Centro de Documentação e as coordenações de música, dança e educação. Estas experiências renderam projetos premiados local e nacionalmente, como o Prêmio Darcy Ribeiro e o Prêmio Ayrton de Almeida Carvalho, dentre outros.
Entre 2013 e 2017, foi Coordenadora Cultural da Central Única de Favelas-CUFA/CUFAPernambuco, em atividade voluntária na gestão e criação de projetos culturais, nos quais se destaca a "Caravana Graffiti".
Nos anos de 2010 a 2013 atuou na Aeso - Associação De Ensino Superior De Olinda (Pernambuco), como Professora e Coordenadora dos cursos de bacharelado em artes visuais e fotografia. Ministrou disciplinas como "Estética e História da Arte", "Antropologia Visual", além do ensino destas e outras disciplinas em cursos como Design, Cinema, Jornalismo e Publicidade.
Foi Professora de Arte do Colégio Cognitivo, entre 2010 e 2019, lecionando para jovens do ciclo médio. Também foi Professora em pós-graduação na Faculdade Frassinetti do Recife, em 2010 e 2011, nas disciplinas "Artes Plásticas na Perspectiva Multicultural" e "Estética e História das Artes".
Nos anos de 2008 a 2010 atuou como Consultora da Fundação Roberto Marinho, instituição sem fins lucrativos ligada à educação e à cultura, lecionando para professores nos estados de Pernambuco, Distrito Federal e Acre, além de realizar pesquisas, inclusive sobre museus. Foi Coordenadora do Projeto educativo "Primeiro Olhar", em 2006, da coordenadoria de artes visuais da Fundação Joaquim Nabuco - FUNDAJ, realizando a criação, desenvolvimento e gestão de projeto educativo para suas galerias de arte contemporânea.
Na sua trajetória profissional conta com cerca de vinte anos de atividades em museus e equipamentos culturais, nos quais atuou em instituições como Instituto Ricardo Brennand. Foi, ainda, cocriadora da Rede de Educadores de Museus e Instituições Culturais de Pernambuco (Remic-PE), estimulando ações coletivas e promovendo encontros formativos entre mediadores de museus da região. Também em museus, realizou formações de educadores, como no Cais do Sertão, e pesquisas, como "Estética da Periferia", no Museu de Arte Moderna Aluísio Magalhães.
Além da atuação profissional, realiza produções científicas, técnicas, culturais e de extensão, que já receberam, por exemplo, o Prêmio Edital de Artes Visuais - Oficina, da Prefeitura da Cidade do Recife, que premiou em 2014 seu curso "Arte-Educação em Diálogos com a Antropologia". Também possui diversas participações em eventos, congressos, exposições e encontros, como o Congresso Internacional de Americanistas (Salamanca, Espanha, 2018) e o IV Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia (Lisboa, Portugal, 2009).
Atuou na organização de exposições e eventos, e teve artigos e pesquisas publicadas em veículos de disseminação ampla - além de realizar a proposição e a gestão de projetos, a exemplo da Pesquisa "Trilhas do Graffiti: percurso imagético das escritas urbanas", desenvolvida entre 2014 e 2016.
Dentre as diversas formações complementares, destacam-se o Hipermuseus, promovido pela Inspirações Ilimitadas e Museu Vivo, realizado no Rio de Janeiro (2019), e o curso Imagem e Museologia Social, na Fundação Joaquim Nabuco (2011).
IV - Formação profissional relevante
Frequentou diversas ações de formação profissional, nomeadamente na área da reabilitação de edificado antigo, das tecnologias da informação e do Código dos Contratos Públicos.
314561032