Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho (extrato) 8509/2021, de 27 de Agosto

Partilhar:

Sumário

Designação, em comissão de serviço, precedendo procedimento concursal, de Aida Maria Dionísio Rechena no cargo de diretora do Museu Nacional Resistência e Liberdade - Fortaleza de Peniche

Texto do documento

Despacho (extrato) n.º 8509/2021

Sumário: Designação, em comissão de serviço, precedendo procedimento concursal, de Aida Maria Dionísio Rechena no cargo de diretora do Museu Nacional Resistência e Liberdade - Fortaleza de Peniche.

Em cumprimento da alínea c) do n.º 1 do artigo 4.º da Lei 35/2014, de 20 de junho, torna-se público que, tendo sido concluído o procedimento concursal para o cargo de direção intermédia de 1.º grau de Diretor do Museu Nacional Resistência e Liberdade, integrado na Fortaleza de Peniche, aberto através do Aviso 18588-A/2020, publicado no Diário da República n.º 223/2020, 1.º Suplemento, 2.ª série, de 16 de novembro, e tendo o júri do mencionado procedimento proposto, fundamentadamente, a designação do candidato selecionado, designei, por despacho de 1 de julho de 2021, proferido nos termos do disposto nos n.os 9 e 10 do artigo 21.º da Lei 2/2004, de 15 de janeiro, na sua redação atual, e no n.º 5 do artigo 14.º do Regime Jurídico de Autonomia de Gestão dos Museus, Monumentos e Palácios, aprovado pelo Decreto-Lei 78/2019, de 5 de junho, a Doutora Aida Maria Dionísio Rechena para exercer, em comissão de serviço, por um período de três anos, renovável por duas vezes por igual período, com efeitos a 1 de agosto de 2021, o cargo de dirigente intermédio de 1.º grau como Diretora do Museu Nacional Resistência e Liberdade, em virtude de ter evidenciado, em resultado do procedimento concursal realizado, reunir as condições exigidas para o cargo a prover e possuir a competência técnica, aptidão, formação e experiência profissional necessárias para o exercício do cargo, conforme evidenciado pela nota curricular publicada em anexo.

20 de agosto de 2021. - O Diretor-Geral do Património Cultural, João Carlos dos Santos.

Nota curricular

Aida Maria Dionísio Rechena é museóloga, doutorada na ULHT - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (2011). Conta no seu percurso académico com o mestrado em museologia na ULHT (2003), a especialização em arqueologia na Universidade Autónoma Luís de Camões (1993) e a licenciatura em história na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (1985). Tem experiência na direção e gestão de museus, em curadoria científica e executiva de exposições museológicas, em programação cultural, no desenvolvimento de projetos museológicos e na gestão e estudo de coleções museológicas.

Foi diretora do Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado e da Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves (2016-2017); diretora do Museu Francisco Tavares Proença Júnior (2005-2016); diretora do Museu da Guarda (2012-2015) e Chefe da Divisão de Cultura e Património Cultural da Câmara Municipal de Odivelas (2003-2005). Iniciou a carreira como profissional de museus no Museu de Angra do Heroísmo (1995-2000) e foi técnica superior do IPPAR - Instituto Português do Património Arquitetónico (2000 a 2003).

É professora visitante na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, onde leciona Museologia de Género nos cursos de mestrado e doutoramento em museologia. É investigadora no CHAIA (Centro de História da Arte e Investigação Artística) da Universidade de Évora e no CeiEd (Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento) da Universidade Lusófona.

Participa regularmente em seminários, encontros e conferências sobre museologia e museus, tendo apresentado comunicações nomeadamente nas Conferências Internacionais do ICOM no Rio de Janeiro e em Milão. Publicou em revistas especializadas de museologia destacando-se os ISS - ICOFOM Study Series. Tem experiência em júris de avaliação de defesa pública de doutoramentos e mestrados na qualidade de arguente.

Concluiu o curso CADAP - Curso de Alta Direção em Administração Pública, ministrado pelo INA no âmbito da qualificação dos trabalhadores da Administração Pública (2011).

É presidente do MINOM-Portugal (Movimento Internacional para uma Nova Museologia), membro do Conselho de Ética da APOM (Associação Portuguesa de Museologia), membro do ICOM (Conselho Internacional de Museus) e do ICOFOM (Comité Internacional para a Museologia).

314513104

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/4639679.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2004-01-15 - Lei 2/2004 - Assembleia da República

    Aprova o estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado.

  • Tem documento Em vigor 2014-06-20 - Lei 35/2014 - Assembleia da República

    Aprova a Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas, LTFP.

  • Tem documento Em vigor 2019-06-05 - Decreto-Lei 78/2019 - Presidência do Conselho de Ministros

    Aprova o regime jurídico de autonomia de gestão dos museus, monumentos e palácios

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda