Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho (extrato) 4826/2021, de 13 de Maio

Partilhar:

Sumário

Designação em comissão de serviço, precedendo procedimento concursal, de José Alberto Julinha Ribeiro no cargo de diretor do Palácio Nacional da Ajuda/Museu do Tesouro Real

Texto do documento

Despacho (extrato) n.º 4826/2021

Sumário: Designação em comissão de serviço, precedendo procedimento concursal, de José Alberto Julinha Ribeiro no cargo de diretor do Palácio Nacional da Ajuda/Museu do Tesouro Real.

Designação, em comissão de serviço, precedendo procedimento concursal, no cargo de direção intermédia de 1.º grau como Diretor do Palácio Nacional da Ajuda/Museu do Tesouro Real

Em cumprimento da alínea c) do n.º 1 do artigo 4.º da Lei 35/2014, de 20 de junho, torna-se público que, tendo sido concluído o procedimento concursal para o cargo de direção intermédia de 1.º grau como Diretor do Palácio Nacional da Ajuda/Museu do Tesouro Real, aberto através do Aviso 8441-D/2020, publicado no Diário da República n.º 105/2020, 1.º Suplemento, 2.ª série, de 29 de maio, Referência C, e tendo o júri do mencionado procedimento proposto, fundamentadamente, a designação do candidato selecionado, designei, por despacho de 26 de fevereiro de 2021, proferido nos termos do disposto nos n.os 9 e 10 do artigo 21.º da Lei 2/2004, de 15 de janeiro, na sua redação atual, e no n.º 5 do artigo 14.º do Regime Jurídico de Autonomia de Gestão dos Museus, Monumentos e Palácios, aprovado pelo Decreto-Lei 78/2019, de 5 de junho, o mestre José Alberto Julinha Ribeiro para exercer, em comissão de serviço, por um período de três anos, renovável por duas vezes por igual período, com efeitos a 1 de março de 2021, o cargo de dirigente intermédio de 1.º grau como Diretor do Palácio Nacional da Ajuda/Museu do Tesouro Real, em virtude de ter evidenciado, em resultado do procedimento concursal realizado, reunir as condições exigidas para o cargo a prover e possuir a competência técnica, aptidão, formação e experiência profissional necessárias para o exercício do cargo, conforme evidenciado pela nota curricular publicada em anexo.

9 de abril de 2021. - O Diretor-Geral do Património Cultural, Bernardo Xavier Alabaça.

Nota curricular

Nome: José Alberto Ribeiro

Nacionalidade: Portuguesa

Habilitações literárias:

Curso de Doutoramento em História, na especialidade em Arte, Património e Teoria do Restauro na Faculdade de Letras de Lisboa.

Mestre em Arte, Património e Restauro, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (2003), com a classificação de Muito Bom por unanimidade.

Licenciatura em História, variante de História da Arte, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (1993), com a classificação final de 15 (quinze) valores.

Pós-Graduação na International Summer School in Cultural Economics, Amesterdão, com aprovação no curso Economics of Cultural Heritage and Museums (2011).

Pós-Graduação em Gestão e Empreendedorismo Cultural e Criativo - ISCTE/Business School - Indeg Graduate, com a classificação final de 16 (dezasseis) valores (2010).

Programa de Formação em Gestão Pública (FORGEP) no Instituto Nacional de

Administração, com a duração de 120 horas e classificação final de 15,4 valores (2007).

Curso Royal Collection Studies, The Attingham Trust, Windsor (2018).

Atividade Profissional:

Diretor do Palácio Nacional da Ajuda desde maio de 2013. Presidente da Comissão Nacional Portuguesa do ICOM de 2014 a 2020. Diretor da Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves de 2006 a 2013. Enquanto Diretor do Palácio Nacional da Ajuda exerceu funções inerentes à gestão do Museu, programação cultural e cocomissariado de várias exposições, responsável pelos apoios mecenáticos concedidos ao museu para restauro de salas, musealização de novos espaços, estabelecimento de parcerias com universidades, entre outras áreas. Foi o criador do Grupo de Amigos do Palácio Nacional da Ajuda.

Técnico Superior do Quadro do Instituto Português do Património Arquitetónico (IPPAR), exercendo funções na Galeria de Pintura do Rei D. Luís desde 1994.

Assistente Convidado do Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras de Lisboa (2002 a 2009).

É autor ou coautor de livros e estudos publicados em revistas ou livros de História de Arte e Património. Tem orientado as suas investigações nos campos da Museologia, história do colecionismo e da arte portuguesa dos séculos XIX-XX, com particular atenção aos membros da Casa Real Portuguesa e as suas práticas culturais e artísticas.

314189446

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/4518177.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2004-01-15 - Lei 2/2004 - Assembleia da República

    Aprova o estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado.

  • Tem documento Em vigor 2014-06-20 - Lei 35/2014 - Assembleia da República

    Aprova a Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas, LTFP.

  • Tem documento Em vigor 2019-06-05 - Decreto-Lei 78/2019 - Presidência do Conselho de Ministros

    Aprova o regime jurídico de autonomia de gestão dos museus, monumentos e palácios

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda