Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 4214/2021, de 26 de Abril

Partilhar:

Sumário

Designa o mestre Joel Alexandre Campos Coelho para exercer, em regime de comissão de serviço, as funções de adjunto de coordenação do ensino português na África do Sul

Texto do documento

Despacho 4214/2021

Sumário: Designa o mestre Joel Alexandre Campos Coelho para exercer, em regime de comissão de serviço, as funções de adjunto de coordenação do ensino português na África do Sul.

O Decreto-Lei 165/2006, de 11 de agosto, alterado pelos Decretos-Leis n.os 165-C/2019, de 28 de julho, n.º 234/2012, de 30 de outubro, n.º 65-A/2016, de 25 de outubro e n.º 88/2019, de 3 de julho, estabelece a existência, nos países e áreas consulares em que a rede de ensino português o justifique, de estruturas responsáveis pela coordenação local do ensino português nos respetivos países, em todos os níveis da educação escolar e da educação permanente, nomeadamente nos cursos de língua portuguesa e nas ações de difusão da língua e cultura portuguesas.

Nos termos do disposto no n.º 1 do artigo 10.º do Decreto-Lei 165/2006, de 11 de agosto, na sua atual redação, conjugado com o n.º 3 da Portaria 1191/2010, de 19 de novembro, na redação dada pela Portaria 198/2017, de 26 de junho, podem ser designados adjuntos de coordenação de ensino português no estrangeiro, em situações devidamente fundamentadas.

Assim, considerando a dimensão da área geográfica abrangida pela coordenação de ensino português na África do Sul, Namíbia, Suazilândia e Zimbabué, o elevado número de cursos e alunos, bem como a necessidade de provimento do lugar em face da cessação da comissão de serviço da anterior titular do cargo, ouvido o respetivo coordenador de ensino, nos termos previstos no artigo 16.º do Decreto-Lei 165/2006, de 11 de agosto, na sua atual redação:

1 - Designo, ao abrigo do disposto no n.º 3 do artigo 16.º do Decreto-Lei 165/2006, de 11 de agosto, na sua atual redação, o Mestre Joel Alexandre Campos Coelho para, em regime de comissão de serviço, pelo período de três anos, exercer as funções de adjunto de coordenação do ensino português no estrangeiro, na África do Sul, constante no Anexo I da Portaria 1191/2010, de 19 de novembro, na sua redação atual.

2 - A presente deliberação produz efeitos a 01 de maio de 2021.

9 de abril de 2021. - O Presidente do Conselho Diretivo, João Ribeiro de Almeida.

Síntese Curricular

Joel Alexandre Campos Coelho, natural de Barcelos, nasceu a 9 de julho de 1980.

Concluiu a licenciatura em Língua e Literaturas Europeias, variante inglês e espanhol, na Universidade do Minho, com média final de 15 valores (2013). Tem mestrado na área do Ensino de inglês e espanhol no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, na Universidade do Minho, cuja dissertação, intitulada "(Des)Construindo práticas de escrita na aula de língua estrangeira com recurso às TIC", assentou numa investigação-ação levada a cabo no âmbito do domínio processual da escrita em língua estrangeira, tendo como suporte a utilização das novas tecnologias, com média final de 16 valores (2016). É doutorando, na Universidade de Vigo, na área dos estudos portugueses, concretamente com uma investigação sobre o uso das tecnologias na aprendizagem de Português como Língua Não Materna (PLNM) num contexto multilingue como o sul-africano, desde 2016.

Foi docente de língua e cultura portuguesas a nível do 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (2015 a 2020) em diversas escolas públicas e privadas sul-africanas, a nível do ensino de adultos (2015 e 2016) e a nível do ensino universitário, tendo exercido funções de monitor de português em dois cursos livres na Universidade de Mpumalanga (2017) e de diversos módulos a nível da licenciatura e da pós-graduação em Estudos Portugueses, na Universidade de Witwatersrand (2018 a 2020). Durante este período foi formador a nível da revisão e adaptação curricular na CEPE - Coordenação de Ensino da África do Sul, Namíbia, Suazilândia e Zimbabué (2018) e na Universidade de Witwatersrand, na área do desenvolvimento da competência escrita em língua estrangeira (2018 e 2019). Exerceu funções de Docente de Apoio Pedagógico (DAP) para a elaboração dos novos currículos de português de acordo com o Referencial Camões PLE, os programas para os diferentes níveis de proficiência, do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, e o Curriculum and Assessment Policy Statement (CAPS), documento orientador do Ministério da Educação da África do Sul, para Português Língua Materna e Português Segunda Língua/Herança, do 10.º ao 12.º ano de escolaridade, e para Português Língua Estrangeira, do pré-escolar ao 12.º ano de escolaridade (2019 e agosto de 2020). Desde setembro de 2020, é docente de língua e cultura portuguesas a nível do 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário em duas escolas públicas em Cáceres, Espanha.

Tem investigação feita na área dos estudos portugueses, tendo participado como orador na 6th International Conference on Language and Literacy Education, organizada pelo Hub for Multilingual Education and Literacies (HuMEL), com uma comunicação intitulada "Which Foreign Language variant should be taught in class?", que assentou na realidade do ensino de português na África do Sul (2018). Participou também enquanto orador nas VI Jornadas de doctorandos da Facultade de Filoloxía e Tradución, da Universidade de Vigo, com a comunicação "Que variedade deve ser ensinada na sala de aula de Português Língua Não Materna (PLNM)?" (2020).

No que respeita a publicações, tem o artigo "Que variedade deve ser ensinada na sala de aula de Português Língua Não Materna (PLNM)?" publicado nas atas das VI Jornadas de doctorandos, organizadas pela Universidade de Vigo, em julho de 2020.

314146312

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/4497143.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2006-08-11 - Decreto-Lei 165/2006 - Ministério da Educação

    Estabelece o regime jurídico do ensino português no estrangeiro.

  • Tem documento Em vigor 2010-11-19 - Portaria 1191/2010 - Ministérios dos Negócios Estrangeiros, das Finanças e da Administração Pública e da Educação

    Determina a constituição das estruturas de coordenação do ensino português no estrangeiro.

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda