Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 780/92, de 11 de Agosto

Partilhar:

Sumário

REGULAMENTA O NUMERO 2 DO ARTIGO 7 DO DECRETO LEI NUMERO 234/91, DE 27 DE JUNHO (PERMITE A CONSTITUICAO DE FUNDOS DE INVESTIMENTO MOBILIÁRIOS PELOS TRABALHADORES DAS SOCIEDADES ANÓNIMAS RESULTANTES DA PRIVATIZAÇÃO DE EMPRESAS PUBLICAS).

Texto do documento

Portaria 780/92
de 11 de Agosto
Em regulamentação do disposto no n.º 2 do artigo 7.º do Decreto-Lei 234/91, de 27 de Junho e ouvidos o Banco de Portugal e a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários:

Manda o Governo, pelo Ministro das Finanças, o seguinte:
1.º Um mínimo de 75% do valor líquido global do fundo deve ser permanentemente constituído por acções emitidas pela sociedade a que se refere o n.º 1 do artigo 1.º do Decreto-Lei 234/91, de 27 de Junho, até ao final do primeiro exercício completo de existência do fundo, sendo este limite reduzido para 50% depois de decorrido aquele período.

2.º Às acções referidas no número anterior e aos títulos negociáveis de dívida pública não se aplicam os limites previstos na alínea d) do n.º 2 do n.º 2.º da Portaria 422-B/88, de 4 de Julho.

3.º Um mínimo de 75% do património deverá ser constituído pelas acções referidas no n.º 1.º, por títulos cotados em bolsa de valores ou por bilhetes do Tesouro ou outros títulos negociáveis de dívida pública.

4.º Sem prejuízo do estabelecido nos números anteriores, aplicam-se à gestão dos referidos fundos as disposições da portaria citada no n.º 2.º, no respeitante aos fundos de investimento mobiliário, com excepção do disposto na parte final da alínea b) do n.º 2 do n.º 2.º

5.º O fundo passará a observar estritamente a composição da carteira estabelecida para os fundos de investimento mobiliário em geral pelo n.º 2.º da Portaria 442-B/88, de 4 de Julho, sempre que a sociedade gestora e o fundo, após terminado o segundo exercício completo da sua existência e decorrido o prazo mencionado no artigo 9.º do Decreto-Lei 234/91, de 27 de Junho, adoptem, depois de terem obtido as necessárias autorizações nos termos da lei aplicável e tal possibilidade se encontre consagrada no regulamento da gestão, as formas previstas no Decreto-Lei 229-C/88, de 4 de Julho.

6.º A sociedade gestora dispõe de um prazo máximo de dois anos, a contar da data da autorização das modificações referidas no número anterior, para proceder às necessárias alterações de carteira do fundo.

7.º Excepcionalmente e mediante requerimento devidamente fundamentado da sociedade gestora, pode o Ministro das Finanças autorizar, por despacho, ouvidos o Banco de Portugal e a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, a prorrogação, por período certo e nunca superior a dois anos, do prazo referido no número anterior.

Ministério das Finanças.
Assinada em 16 de Julho de 1992.
O Ministro das Finanças, Jorge Braga de Macedo.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/44670.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1988-07-04 - Decreto-Lei 229-C/88 - Ministério das Finanças

    Define o regime dos fundos de investimento, mobiliário ou imobiliário, abertos ou fechados.

  • Tem documento Em vigor 1988-07-04 - Portaria 422-B/88 - Ministério das Finanças

    ESTABELECE A SOMA DO CAPITAL SOCIAL, DAS RESERVAS CONSTITUIDAS E DOS RESULTADOS TRANSITADOS DAS SOCIEDADES GESTORAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO, ABERTOS E FECHADOS, MOBILIÁRIOS OU IMOBILIÁRIOS.

  • Tem documento Em vigor 1991-06-27 - Decreto-Lei 234/91 - Ministério das Finanças

    Permite a constituição de fundos de investimento mobiliários pelos trabalhadores das sociedades anónimas resultantes da privatização de empresas públicas.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda