Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 641/2021, de 14 de Janeiro

Partilhar:

Sumário

Registo de sumários e de assiduidade - alteração do Regulamento Académico

Texto do documento

Despacho 641/2021

Sumário: Registo de sumários e de assiduidade - alteração do Regulamento Académico.

Prosseguindo a nossa campanha de promoção de um modo de vida cada vez mais eficiente e sustentável, em que se inclui a desmaterialização de processos, medida que reforçámos bastante durante o surto pandémico que vivemos, é fundamental adequar a maioria dos procedimentos e articulá-los por forma a conseguirmos um modelo cada vez mais eficiente e que corresponda globalmente às exigências legais sem aumentar o peso na nossa vida diária.

O controlo da assiduidade de docentes continua a estar desfasado da realidade. Mensalmente, os diretores de departamento submetem no Sistema de Gestão Documental (GesDoc) o mapa de efetividade relativo a todos os docentes do seu departamento (Circular n.º 6/2020, de 12 de março). Este preenchimento, a fim de representar a realidade necessita ser cruzado com todas as saídas e com outras deslocações, as quais têm posteriormente de ser transpostas para o Sistema de Gestão de Tempos (SIAG). A assiduidade dos docentes é assumida pelo diretor do departamento e posteriormente pelo diretor da Escola, no entanto:

Estão disponíveis em GesDoc requerimentos para registar antecipadamente todos os pedidos de deslocação que, irão ficar automaticamente registados no SIAG e, consequentemente, justificam a assiduidade nesses dias.

A lecionação é outra situação em que a presença pode ser automaticamente registada, visto que o docente deve fazer, de acordo com o Estatuto da Carreira Docente Universitária (ECDU), um sumário por cada aula lecionada. Assim, o sumário pode ser utilizado para registo de assiduidade desde que:

a) Seja registado no SIIUÉ, através de um acesso a partir da rede da Universidade;

b) Seja efetuado no próprio dia da aula.

As férias já são automaticamente solicitadas e autorizadas em SIAG, justificando a "não" assiduidade nesses dias.

Tendo em consideração o que atrás ficou explanado, enquanto se aguarda a conclusão da integração do Sistema de Informação Integrada da Universidade de Évora (SIIUÉ) com o SIAG e de modo a colocar em prática as medidas referidas no ponto 1. anterior, é para já implementado o ponto 2., ou seja:

Por meu despacho de 02/10/2020, é alterado o artigo 99.º do Regulamento Académico da Universidade de Évora, publicado pelo Despacho 3144/2019 (2.ª série), de 21 de março, na sua redação atual, de acordo com o que se segue:

«Artigo 99.º

Registo de sumários e de assiduidade

1 - O sumário de cada aula presencial ou on-line deve ser registado no SIIUÉ no próprio dia em que a aula é lecionada e após o início da mesma. Esse sumário permitirá registar a assiduidade do docente nesse dia e apenas poderá ser efetuado através da rede da Universidade. Excetuam-se as aulas às quais corresponde um pedido de deslocação (p.e. saídas de campo/visitas de estudo). O pedido de deslocação justifica a assiduidade e como tal o sumário poderá ser registado posteriormente.

2 - Em todas as aulas presenciais (teóricas, práticas, práticas laboratoriais, teórico-práticas, seminário ou saídas de campo) o docente regista o número de presenças de estudantes. Em UC em que haja controlo de faltas o docente registará as mesmas como considerar mais adequado para a sua própria avaliação.

3 - Em todas as aulas dos cursos em regime de e-learning, a frequência dos alunos é automaticamente validada através dos dados ou registos de atividade letiva que estejam disponíveis no SIIUÉ.

4 - Nenhum estudante em situação académica irregular pode frequentar aulas ou ser avaliado. Considera-se em situação académica irregular, o estudante que não conste da folha de inscritos gerada pelo SIIUÉ.

5 - A ausência de sumário de uma aula é interpretada como falta do docente e carece de justificação nos termos da lei.»

É alterado no que concerne o Despacho 3144/2019 (2.ª série), de 21 de março.

22/12/2020. - A Reitora da Universidade de Évora, Ana Costa Freitas.

313841915

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/4383665.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda