Sumário: Designação como chefe de equipa multidisciplinar da técnica superior Elsa da Silva Paulino Carvalho de Oliveira.
Considerando que através do Despacho 6410/2019, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 134, de 16 de julho, foram criadas várias equipas multidisciplinares, na dependência direta do Diretor-Geral GEP, com produção de efeitos a 1 de junho de 2019, entre as quais a Equipa Multidisciplinar de Difusão de Informação Estatística e Avaliação de Políticas de Trabalho, Emprego e Formação Profissional (EDETEF);
Considerando que ao abrigo do artigo 22.º da Lei 4/2004, de 15 de janeiro, na sua redação atual, é atribuída ao dirigente máximo dos serviços a competência para a constituição das equipas multidisciplinares e a designação das suas chefias de entre os efetivos do serviço, determino:
1 - Designar para o lugar de Chefe de Equipa Multidisciplinar de Difusão de Informação Estatística e Avaliação de Políticas de Trabalho, Emprego e Formação Profissional (EDETEF), a técnica superior, Elsa da Silva Paulino Carvalho de Oliveira, afeta ao mapa de pessoal do GEP, com o estatuto remuneratório equiparado a Chefe de Divisão, tendo presente o seu currículo académico e profissional conforme evidencia a nota curricular em anexo;
2 - O pessoal necessário ao funcionamento da equipa multidisciplinar é designado por despacho do dirigente máximo.
3 - À chefe de equipa multidisciplinar agora designada são cometidas as competências fixadas para os cargos de direção intermédia, nos termos do disposto no n.º 2 do artigo 8.º da Lei 2/2004, de 15 de janeiro, na atual redação.
4 - A designação produz efeitos a 1 de setembro de 2020.
Nota curricular
Elsa da Silva Paulino Carvalho de Oliveira nasceu a 12 de fevereiro de 1977, em Coimbra. Frequenta o Doutoramento em Políticas Públicas, no Iscte-Instituto Universitário de Lisboa, onde terminou, em 2018, o Curso de Estudos Avançados, na mesma área. Na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, concluiu o Mestrado em Gestão (2007), o M.B.A. (2006) e a licenciatura em Economia (2001). Tem uma pós-graduação na área da Escrita. Fez vários cursos de formação profissional sobre softwares de tratamento de dados quantitativos, sobretudo econométrico e estatístico, bem como na área do Trabalho. Apresentou comunicações e tem trabalhos publicados, em autoria e coautoria, essencialmente na área do Trabalho/Salários e Estatísticas Regionais.
Desde abril de 2016, é técnica superior na Equipa Multidisciplinar de Difusão de Estatísticas e Avaliação de Políticas de Trabalho, Emprego e Formação Profissional do Gabinete de Estratégia e Planeamento (GEP) do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. É responsável pelo cálculo de indicadores quantitativos de apoio à tomada de decisão de emissão de Portarias de Extensão. Deu contributos para publicações sobre matérias laborais. Colaborou na análise, exploração, preparação de ficheiros de microdados e apuramentos para atualização do Relatório de Acompanhamento da Remuneração Mínima Mensal Garantida. Concebeu, preparou os conteúdos e ministrou um curso de capacitação em recolha, tratamento e análise da informação, no âmbito da cooperação com Moçambique (2019). Responde regularmente a pedidos de informação com diversos temas, fontes, bases de dados e ferramentas, relacionados com o mercado de trabalho. Participou em grupos de trabalho (GT) nacionais, como representante do GEP, incluindo no Conselho Superior de Estatística.
Entre janeiro e abril de 2016, foi Chefe da Equipa Multidisciplinar de Estudos Setoriais e Avaliação de Políticas (ESAP) do Gabinete de Estratégia e Estudos (GEE) do Ministério da Economia (ME). Foi cocoordenadora interna, coautora e/ou coapresentou diversos documentos/comunicações. Representou o GEE em GT internacionais. Acompanhou e coordenou trabalhos no âmbito do SIADAP 1 do ME.
Entre 2011 e 2016, foi Técnica Superior na Direção de Serviços de Estatística do GEE do ME. Foi responsável pelas Sínteses Estatísticas Regionais. Colaborou na realização de estudos temáticos para publicação e de documentos internos sobre a Economia Portuguesa e de apoio à tomada de decisão, formulação e monitorização de políticas públicas. Trabalhou com numerosas fontes, incluindo informação estatística oficial publicada e explorou também bases de dados, como alguns anexos do Relatório Único. Criou ficheiros de apoio ao estudo de Portarias de Extensão.
Entre 2008 e 2011, foi Técnica Superior de Estatística no Serviço de Contas Regionais do Departamento de Contas Nacionais do Instituto Nacional de Estatística (INE).
Entre 2005 e 2008, participou no exercício «Paridades de Poder de Compra» (do Eurostat e da OCDE e coordenado, em Portugal, pelo INE), como membro da equipa líder do grupo dos países da Europa do Sul e como membro da equipa de Portugal, enquanto país participante.
Entre 2001 e 2004, foi Técnica Superior de Estatística no Núcleo de Estudos do INE, na Direção Regional do Centro. Integrou equipas de trabalho para o desenvolvimento de aplicações informáticas de disponibilização de informação estatística. Foi corresponsável por algumas publicações como o Anuário Estatístico da Região Centro (vide edições de 2002 e 2003).
21 de outubro de 2020. - O Diretor-Geral, José Luís Albuquerque.
313664047