Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 74/92, de 29 de Abril

Partilhar:

Sumário

TRANSPÕE PARA A ORDEM JURÍDICA INTERNA A DIRECTIVA NUMERO 89/336/CEE (EUR-Lex), DO CONSELHO, DE 3 DE MAIO DE 1989, RESPEITANTE A COMPATIBILIDADE ELECTROMAGNÉTICA POR FORMA A GARANTIR A LIVRE CIRCULACAO DOS APARELHOS ELÉCTRICOS E ELECTRÓNICOS.

Texto do documento

Decreto-Lei 74/92

de 29 de Abril

Desde a publicação dos Decretos n.os 22 784 e 35 447, respectivamente de 29 de Junho de 1933 e de 8 de Janeiro de 1946, ocorreram grandes modificações, quer na tecnologia das radiocomunicações, quer nos métodos e possibilidades de controlo e eliminação de perturbações radioeléctricas, factores determinantes para a desactualização da respectiva legislação.

Existem actualmente dispositivos, aparelhos e sistemas cujo funcionamento é susceptível de ser alterado por perturbações electromagnéticas, produzidas por aparelhos eléctricos e electrónicos, carecendo, por isso, de uma protecção eficaz contra as interferências provocadas por essas perturbações.

Existe, ainda, a necessidade de assegurar a protecção das redes de distribuição de energia eléctrica, bem como dos equipamentos por elas alimentados, contra as perturbações electromagnéticas.

Neste sentido, o Conselho das Comunidades Europeias, tendo em vista a harmonização das disposições nacionais que asseguram a protecção contra perturbações electromagnéticas, por forma a garantir a livre circulação dos aparelhos eléctricos e electrónicos, adoptou a Directiva n.º 89/336/CEE, de 3 de Maio de 1989, respeitante à compatibilidade electromagnética, para vigorar a partir de 1 de Janeiro de 1992.

O regime desta decorrente veio substituir o instituído pelas Directivas do Conselho n.os 76/889/CEE e 76/890/CEE, de 4 de Novembro de 1976, 82/499/CEE e 82/500/CEE, de 7 de Junho de 1982, 83/447/CEE, de 18 de Agosto de 1983, 87/308/CEE, de 2 de Junho de 1987, e 87/310/CEE, de 3 de Junho de 1987, cuja vigência cessou em 31 de Dezembro de 1991.

Importa, deste modo, transpor para a ordem jurídica nacional a Directiva n.º 89/336/CEE, citada.

Assim:

Nos termos da alínea a) do n.º 1 do artigo 201.º da Constituição, o Governo decreta o seguinte:

Artigo 1.º O presente diploma transpõe para a ordem jurídica interna a Directiva n.º 89/336/CEE, do Conselho, de 3 de Maio de 1989, respeitante à compatibilidade electromagnética.

Art. 2.º Para efeitos do presente diploma entende-se por:

a) Aparelhos: todos os aparelhos eléctricos e electrónicos bem como os equipamentos e instalações que contêm elementos eléctricos e ou electrónicos;

b) Interferências electromagnéticas: os fenómenos electromagnéticos, susceptíveis de criar perturbações no funcionamento de um dispositivo, de um aparelho ou de um sistema, designadamente um ruído electromagnético, um sinal indesejado ou uma alteração do próprio meio de propagação;

c) Imunidade: a capacidade de um dispositivo, de um aparelho ou de um sistema para funcionar sem diminuição de qualidade em presença de uma interferência electromagnética;

d) Compatibilidade electromagnética: a capacidade de um dispositivo, de um aparelho ou de um sistema para funcionar no seu ambiente electromagnético de modo satisfatório e sem produzir, ele próprio, interferências electromagnéticas para tudo o que se encontre nesse ambiente;

e) Certificado de tipo CE: documento pelo qual um organismo notificado, de acordo com as regras comunitárias, certifica que o tipo de aparelho analisado satisfaz as disposições e requisitos técnicos que lhe são aplicáveis, respeitantes à compatibilidade electromagnética;

f) Normas harmonizadas: as normas que, após terem sido estabelecidas, por acordo, pelos organismos de normalização dos Estados membros das Comunidades Europeias, tenham sido publicadas segundo o procedimento nacional.

Art. 3.º - 1 - O presente diploma aplica-se aos aparelhos que podem criar ou ser afectados, no seu funcionamento, por interferências electromagnéticas.

2 - Estão excluídos do âmbito do presente diploma:

a) Os equipamentos não disponíveis no mercado, utilizados por radioamadores;

b) Os equipamentos das Forças Armadas e os aparelhos cuja compatibilidade electromagnética esteja regulada por legislação específica.

Art. 4.º Os aparelhos fabricados de acordo com normas harmonizadas publicadas no Jornal Oficial das Comunidades Europeias ou com normas de Estados membros notificadas pela Comissão das Comunidades Europeias com esse fim presumem-se em conformidade com os requisitos exigidos pelo presente diploma e respectiva legislação complementar.

Art. 5.º - 1 - Nos aparelhos em que o fabricante tenha cumprido as regras e características estabelecidas para a sua fabricação deve ser aposta a marca CE de conformidade, representada no anexo ao presente diploma, do qual faz parte integrante.

2 - É proibida a aposição da marca CE de conformidade em aparelhos não abrangidos pelo disposto no número anterior.

3 - São estabelecidas por portaria conjunta dos Ministros da Indústria e Energia e das Obras Públicas, Transportes e Comunicações as regras e características técnicas de fabrico dos aparelhos e efeitos com elas pretendidos, bem como os requisitos de segurança a observar no seu funcionamento.

4 - Por portaria conjunta dos Ministros da Indústria e Energia e das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, ouvido o Instituto Português da Qualidade (IPQ), são estabelecidas as regras para a emissão, pelo Instituto das Comunicações de Portugal (ICP), do certificado de tipo CE de conformidade e aposição da respectiva marca nos aparelhos.

Art. 6.º - 1 - Sem prejuízo do disposto no número seguinte, é proibida a colocação no mercado ou em serviço de aparelhos que não satisfaçam os requisitos fixados no presente diploma e respectiva legislação complementar.

2 - Para protecção das redes de telecomunicações públicas ou de estações receptoras ou emissoras utilizadas para fins de segurança e para solucionar problemas de compatibilidade electromagnética, podem ser fixadas, por decreto regulamentar, regras especiais para o funcionamento e utilização dos aparelhos em lugares específicos.

Art. 7.º - 1 - Compete ao ICP a fiscalização do disposto no presente diploma e respectiva legislação complementar, sem prejuízo das competências fixadas por lei a outras entidades.

2 - Se no exercício da sua actividade fiscalizadora o ICP detectar aparelhos que não correspondam aos requisitos de fabricação exigidos pelo presente diploma, deve notificar do facto o fabricante ou o seu representante, que tem 30 dias a contar da data da notificação para apresentar um novo pedido fundamentado de nova verificação, que ateste a regularização da situação detectada.

3 - Os encargos decorrentes da realização dos ensaios nos aparelhos são suportados pelo ICP, salvo se se verificar que estes não correspondem aos requisitos técnicos exigidos no presente diploma, caso em que serão suportados pelo fabricante ou seu representante.

Art. 8.º - 1 - As infracções ao disposto no n.º 2 do artigo 5.º, no n.º 1 do artigo 6.º e nas respectivas disposições regulamentares constituem contra-ordenação punível com coima de 50000$00 a 500000$00, no caso de pessoas singulares, ou até 3000000$00, no caso de pessoas colectivas.

2 - As infracções ao disposto no n.º 1 do artigo 5.º e no n.º 2 do artigo 7.º constituem contra-ordenação punível com coima de 25000$00 a 250000$00, no caso de pessoas singulares, ou até 1000000$00, no caso de pessoas colectivas.

3 - A tentativa e a negligência são puníveis.

Art. 9.º Conjuntamente com a coima podem ainda ser aplicadas as seguintes sanções acessórias:

a) Apreensão do equipamento utilizado pelo infractor;

b) Privação do direito a quaisquer benefícios outorgados por entidades públicas, por um prazo que não pode exceder dois anos.

Art. 10.º - 1 - A instrução dos processos contra-ordenacionais a instaurar ao abrigo do disposto no presente diploma é da competência do ICP.

2 - A aplicação das coimas previstas neste diploma é da competência do presidente do ICP.

Art. 11.º A distribuição do produto das coimas faz-se da seguinte forma:

a) 40% para o ICP;

b) 60% para o Estado.

Art. 12.º São revogadas as disposições dos Decretos n.os 22 784 e 35 447, respectivamente de 29 de Junho de 1933 e 8 de Janeiro de 1946, referentes a interferências radioeléctricas.

Visto e aprovado em Conselho de Ministros de 5 de Março de 1992. - Aníbal António Cavaco Silva - Joaquim Fernando Nogueira - Luís Fernando Mira Amaral - Joaquim Martins Ferreira do Amaral.

Promulgado em 9 de Abril de 1992.

Publique-se.

O Presidente da República, MÁRIO SOARES.

Referendado em 11 de Abril de 1992.

O Primeiro-Ministro, Aníbal António Cavaco Silva.

ANEXO

A marca CE de conformidade é representada pela sigla abaixo indicada:

(ver documento original)

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1992/04/29/plain-42690.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/42690.dre.pdf .

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1995-07-24 - Portaria 935/95 - Ministérios da Indústria e Energia e das Obras Públicas, Transportes e Comunicações

    ALTERA A PORTARIA 767-A/93, DE 31 DE AGOSTO (DEFINE AS REGRAS E CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS DOS APARELHOS CONTEMPLADOS NA DIRECTIVA 89/336/CEE (EUR-Lex), DO CONSELHO, DE 3 DE MAIO, E AS REGRAS BALIZADORAS DA EMISSÃO, PELO INSTITUTO DAS COMUNICACOES DE PORTUGAL, DO CERTIFICADO DE TIPO CE E DE CONFORMIDADE E MARCAÇÃO DE APARELHOS). AS ALTERAÇÕES AGORA INTRODUZIDAS RELACIONAM-SE COM A APOSIÇÃO E UTILIZAÇÃO DA MARCAÇÃO 'CE' DE CONFORMIDADE NOS APARELHOS ATRAS ALUDIDOS, CUJO MODELO CONSTA DO ANEXO A PRESENTE PORTAR (...)

  • Tem documento Em vigor 1997-11-14 - Portaria 1160/97 - Ministérios do Equipamento, do Planeamento e da Administração do Território e da Economia

    Altera a Portaria nº 767-A/93, de 31 de Agosto, que define as regras e característas técnicas dos aparelhos concebidos para a emissão de radiocomunicações com os requisitos essenciais de compatibilidade electromagnética, contemplados na Directiva nº 89/336/CEE (EUR-Lex), do Conselho de 3 de Maio, e as regras balizadas da emissão pelo Instituto das Comunicações de Portugal (ICP) do certificado de tipo CE de conformidade e marcação de aparelhos.

  • Tem documento Em vigor 2000-04-19 - Decreto-Lei 59/2000 - Ministério do Equipamento Social

    Estabelece o novo regime jurídico de instalação das infra-estruturas de telecomunicações em edifícios e respectivas ligações às redes públicas de telecomunicações, bem como o regime da actividade de certificação das instalações e avaliação de conformidade de equipamentos, materiais e infra-estruturas.

  • Tem documento Em vigor 2000-08-18 - Decreto-Lei 192/2000 - Ministério do Equipamento Social

    Aprova o regime de livre circulação, colocação no mercado e colocação em serviço no território nacional dos equipamentos de rádio e equipamentos terminais de telecomunicações, bem como o regime da respectiva avaliação de conformidade e marcação, transpondo para a ordem jurídica interna a Directiva nº 1999/5/CE (EUR-Lex), do Parlamento Europeu e do Conselho, de 9 de Março.

  • Tem documento Em vigor 2007-08-06 - Lei 30/2007 - Assembleia da República

    Transpõe para a ordem jurídica interna a Directiva n.º 2004/52/CE (EUR-Lex), do Parlamento Europeu e do Conselho, de 29 de Abril, relativa à interoperabilidade dos sistemas electrónicos de portagem rodoviária na Comunidade, tendo em vista a implementação do serviço electrónico europeu de portagem.

  • Tem documento Em vigor 2007-09-28 - Decreto-Lei 325/2007 - Ministério da Economia e da Inovação

    Transpõe para a ordem jurídica interna a Directiva n.º 2004/108/CE (EUR-Lex), do Parlamento Europeu e do Conselho, de 15 de Dezembro, relativa à aproximação das legislações dos Estados membros respeitantes à compatibilidade electromagnética dos equipamentos.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda