Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 816/84, de 20 de Outubro

Partilhar:

Sumário

Fixa as designações e características para diversas variedades de pão especial e de produtos afins do pão.

Texto do documento

Portaria 816/84

de 20 de Outubro

O Decreto-Lei 289/84, de 24 de Agosto, estabelece as características a que devem obedecer os diferentes tipos de pão, particularmente os de consumo mais generalizado, remetendo para posterior portaria do Secretário de Estado da Alimentação a fixação de designações e características para diversas variedades de pão especial e de produtos afins do pão e a fixação de outras características para os restantes tipos de pão.

Seguindo a orientação estabelecida no mesmo diploma, são fixados os aspectos mínimos para os caracterizar legalmente, numa perspectiva de defesa do consumidor, permitindo-se que, satisfeitos tais requisitos, sobre estes produtos incida a criatividade da indústria de panificação e a concorrência pela qualidade.

Assim, nos termos do n.º 2 do artigo 4.º do Decreto-Lei 289/84, de 24 de Agosto:

Manda o Governo da República Portuguesa, pelo Secretário de Estado da Alimentação, aprovar o seguinte:

1.º O teor de açúcares totais, expresso em sacarose e referido à matéria seca, dos tipos de pão referidos nas alíneas a) a g) do n.º 1 do artigo 4.º do Decreto-Lei 289/84, de 24 de Agosto, não poderá exceder 3%.

2.º O teor de açúcares totais, expresso em sacarose e referido à matéria seca, das diversas variedades de pão especial não poderá exceder 5%.

3.º Para efeitos do disposto no número anterior não serão considerados os ingredientes referidos na alínea i) do n.º 6 do artigo 5.º do Decreto-Lei 289/84, de 24 de Agosto.

4.º Sem prejuízo do disposto no n.º 5.º da presente portaria, a denominação de venda do pão especial será feita por referência ao ingrediente referido no n.º 5 do artigo 5.º do Decreto-Lei 289/84, de 24 de Agosto, que entra no respectivo fabrico.

5.º Deverão obedecer às características fixadas neste número os pães especiais que recebam as seguintes denominações de venda:

a) Pão de ... enriquecido. - O pão especial em cujo fabrico sejam utilizados os elementos enriquecedores dentro dos seguintes limites:

Tiamina - 4,4 mg/kg a 5,5 mg/kg de farinha;

Riboflavina - 2,6 mg/kg a 3,3 mg/kg de farinha;

Niacina - 35 mg/kg a 44 mg/kg de farinha;

Ferro - 28 mg/kg a 36 mg/kg de farinha, admitindo-se uma tolerância analítica de 10% para cada um dos elementos; na denominação de venda deverá constar a indicação do cereal cuja farinha é utilizada no seu fabrico;

b) Pão sem sal. - O pão especial sem incorporação de sal;

c) Pão glutinado. - O pão especial fabricado com farinha de trigo com um teor de glúten seco referido à matéria seca superior a 16%;

d) Pão glúten. - O pão especial fabricado com farinha de trigo com um teor de glúten seco referido à matéria seca superior a 30%;

e) Pão de ovos. - O pão especial com uma incorporação mínima de ovos frescos de 150 g/kg de farinha, ou quantidade equivalente de ovos desidratados;

f) Pão de leite. - O pão especial com uma incorporação mínima de leite em pó de 50 g/kg de farinha, ou quantidade equivalente de outro produto lácteo;

g) Pão tostado ou tosta de ... - O pão especial, cortado em fatias, que, por meio de torra especial, apresenta um teor de humidade inferior a 5%; na denominação de venda deverá constar a indicação do cereal, ou do tipo de farinha, utilizado no seu fabrico.

6.º O teor de açúcares totais, expresso em sacarose e referido à matéria seca, dos produtos afins do pão não poderá ser inferior a 5% nem exceder 22%.

7.º Esta portaria entra em vigor no dia 1 de Janeiro de 1985.

Secretaria de Estado da Alimentação.

Assinada em 8 de Outubro de 1984.

O Secretário de Estado da Alimentação, Jacinto José Montalvão de Santos e Silva Marques.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1984/10/20/plain-42565.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/42565.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1984-08-24 - Decreto-Lei 289/84 - Ministérios da Agricultura, Florestas e Alimentação, do Comércio e Turismo e da Qualidade de Vida

    Fixa as características a que devem obedecer os diferentes tipos de pão e de produtos afins do pão, bem como regula alguns aspectos da sua comercialização.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Não tem documento Em vigor 1984-11-30 - DECLARAÇÃO DD5287 - PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS

    Declara ter sido rectificada a Portaria n.º 816/84, de 20 de Outubro, do Ministério da Agricultura, Florestas e Alimentação, que fixa as designações e características para diversas variedades do pão especial e de produtos afins do pão.

  • Tem documento Em vigor 1992-04-23 - Decreto-Lei 65/92 - Ministério da Agricultura

    Estabelece a regulamentação a observar no fabrico, composição, acondicionamento, rotulagem e comercialização de farinhas, pão e outros produtos similares.

  • Tem documento Em vigor 2000-07-13 - Decreto-Lei 136/2000 - Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas

    Revoga métodos de análise para o controlo oficial dos alimentos para animais previstos no anexo à Portaria nº 816/89, de 14 de Setembro, transpondo para a ordem jurídica nacional a Directiva nº98/54/CE (EUR-Lex), da Comissão, de 16 de Julho.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda