A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 7813/2020, de 7 de Agosto

Partilhar:

Sumário

Renova e retifica a declaração de utilidade pública, com caráter de urgência, da expropriação dos bens imóveis e direitos a eles inerentes, necessários à execução do Plano de Expansão do Metropolitano de Lisboa - Prolongamento das Linhas Amarela e Verde

Texto do documento

Despacho 7813/2020

Sumário: Renova e retifica a declaração de utilidade pública, com caráter de urgência, da expropriação dos bens imóveis e direitos a eles inerentes, necessários à execução do Plano de Expansão do Metropolitano de Lisboa - Prolongamento das Linhas Amarela e Verde.

Veio o Metropolitano de Lisboa, E. P. E., pedir a renovação da declaração de utilidade pública, com carácter urgente, da expropriação dos bens imóveis e direitos a eles inerentes, necessários à execução do Plano de Expansão do Metropolitano de Lisboa - Prolongamento das Linhas Amarela e Verde - Rato-Cais do Sodré, aprovado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 173/2018, de 14 de dezembro.

Pelo Despacho 7188/2019, de 22 de julho, do Secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 154, de 13 de agosto de 2019, foi declarada a utilidade pública, com carácter de urgência, da expropriação dos bens imóveis e direitos a eles inerentes, necessários à execução do Plano de Expansão do Metropolitano de Lisboa - Prolongamento das Linhas Amarela e Verde - Rato-Cais do Sodré.

Considerando as vicissitudes inerentes aos procedimentos concursais das empreitadas de projeto e construção, principalmente os atrasos relativos à adjudicação do concurso correspondente ao Anúncio do procedimento n.º 138/2019, no Diário da República, 2.ª série, de 9 de janeiro de 2019;

Considerando que no dia 18 de março de 2020 foi decretado o estado de emergência em Portugal, através do Decreto do Presidente da República n.º 14-A/2020, de 18 de março, o qual foi objeto de sucessivas renovações;

Considerando que tais vicissitudes e constrangimentos têm impedido a promoção das arbitragens e a consequente remessa dos respetivos processos ao tribunal competente;

Considerando que se mantêm os fundamentos da declaração de utilidade pública constante do Despacho 7188/2019, de 22 de julho, incluindo o interesse público da realização da obra em causa, torna-se necessário efetivar a renovação da declaração de utilidade pública constante do referido despacho, conforme previsto no artigo 13.º do Código das Expropriações, aprovado pela Lei 168/99, de 18 de setembro, na sua atual redação;

Considerando, por outro lado, que se verifica a necessidade de retificar os elementos identificativos e áreas de algumas parcelas de terreno, constante da declaração de utilidade pública citada.

Nestes termos, a requerimento do Metropolitano de Lisboa, E. P. E., e ao abrigo dos artigos 1.º, 3.º, 13.º, 14.º e 15.º do Código das Expropriações, aprovado pela Lei 168/99, de 18 de setembro, na sua atual redação, e no uso da competência que me foi delegada pelo Ministro do Ambiente e da Ação Climática, através do Despacho 12149-A/2019, de 17 de dezembro, publicado no Diário da República 2.ª série, n.º 243, de 18 de dezembro de 2019, determino o seguinte:

1 - Declaro a renovação da declaração de utilidade pública subsumida no Despacho 7188/2019, de 22 de julho, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 154, de 13 de agosto de 2019, com efeitos a partir do dia 14 de agosto de 2020, mantendo-se válidos todos os atos entretanto praticados.

2 - Republique-se a identificação das parcelas, prédios abrangidos e áreas previstas na declaração de utilidade pública original, relativamente às parcelas cuja retificação é necessária, conforme tabela que se publica em anexo ao presente despacho e que dele faz parte integrante, mantendo-se em vigor o mapa de áreas publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 154, de 13 de agosto de 2019, relativamente às restantes parcelas.

29 de julho de 2020. - O Secretário de Estado da Mobilidade, Eduardo Nuno Rodrigues e Pinheiro.

ANEXO

(ver documento original)

313451673

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/4202182.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1999-09-18 - Lei 168/99 - Assembleia da República

    Aprova, e publica em anexo, o Código das Expropriações.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda