Sumário: Designação de técnico especialista - Tenente-Coronel José Pedro Rebola Mataloto.
1 - Ao abrigo do disposto na alínea c) do n.º 1 do artigo 3.º, nos n.os 1, 2 e 3 do artigo 11.º e no artigo 12.º do Decreto-Lei 11/2012, de 20 de janeiro, designo como técnico especialista, para exercer funções de assessoria militar no meu gabinete, o Tenente-Coronel de Cavalaria José Pedro Rebola Mataloto, com produção de efeitos a 1 de julho de 2020.
2 - Para efeitos do disposto nos n.os 6, 8, 12 e 13 do artigo 13.º do Decreto-Lei 11/2012, de 20 de janeiro, o estatuto remuneratório do designado é o dos adjuntos, sendo os encargos com a remuneração de origem assegurados pelo Exército e o remanescente pelo orçamento do meu gabinete.
3 - Para efeitos do disposto no artigo 12.º do Decreto-Lei 11/2012, de 20 janeiro, a nota curricular do designado é publicada em anexo ao presente despacho.
4 - Publique-se no Diário da República e promova-se a respetiva publicitação na página eletrónica do Governo.
10 de julho de 2020. - O Ministro da Defesa Nacional, João Titterington Gomes Cravinho.
Nota curricular
O Tenente-Coronel de Cavalaria José Pedro Rebola Mataloto é mestre em Ciências Militares (Cavalaria) pela Academia Militar e pós-graduado em Relações Internacionais pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas e em Segurança e Defesa pelo Instituto Universitário Militar.
Na sua formação destacam-se o Curso de Estado-Maior Exército, o Curso de Estado-Maior Conjunto, o NATO PsyOps Operations Planning Course, o NATO Assymetric Warfare Course e Curso Internacional de Estudos de Segurança Interna.
Prestou serviço na Escola Prática de Cavalaria, em Santarém, onde desempenhou várias funções de comando, chefia e formador. Posteriormente desempenhou funções no Gabinete do Chefe do Estado-Maior do Exército, no Gabinete do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, no Comando das Forças Terrestres e no Centro Militar de Educação Física e Desportos. Após a conclusão do Curso de Estado-Maior Conjunto, foi professor no Instituto de Estudos Superiores Militares, na Área de Ensino Específico do Exército.
No Regimento de Lanceiros n.º 2 (Amadora), foi comandante do Grupo de Polícia do Exército, chefe da Secção de Operações, Informações e Segurança e 2.º comandante do Regimento.
Internacionalmente, destacam-se a sua participação em operações no Kosovo, a assessoria no Instituto Superior de Defesa, em Moçambique, e a sua participação no grupo de trabalho Land Operations Working Group do NATO Standardization Office.
313432638