A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 4146-A/2020, de 3 de Abril

Partilhar:

Sumário

Estabelece os serviços essenciais e as medidas necessárias para garantir as condições de normalidade na produção, transporte, distribuição e abastecimento de bens e serviços agrícolas e pecuários, e os essenciais à cadeia agroalimentar, no quadro das atribuições dos organismos e serviços do Ministério da Agricultura

Texto do documento

Despacho 4146-A/2020

Sumário: Estabelece os serviços essenciais e as medidas necessárias para garantir as condições de normalidade na produção, transporte, distribuição e abastecimento de bens e serviços agrícolas e pecuários, e os essenciais à cadeia agroalimentar, no quadro das atribuições dos organismos e serviços do Ministério da Agricultura.

A Organização Mundial de Saúde qualificou a situação atual de emergência de saúde pública ocasionada pela doença COVID-19 como pandemia, tornando-se imperiosa a previsão de medidas para assegurar o tratamento da mesma, através de um regime adequado a esta realidade, que permita estabelecer medidas excecionais e temporárias de resposta.

Em Portugal, foi decretado o estado de emergência pelo Decreto do Presidente da República n.º 14-A/2020, de 18 de março, o qual veio a ser executado pelo Governo através do Decreto 2-A/2020, de 20 de março.

É prioridade do Governo prevenir a doença, conter a pandemia, salvar vidas e garantir que as cadeias de abastecimento fundamentais de bens e serviços essenciais continuam a ser asseguradas.

Verificando-se que foi renovada a declaração do estado de emergência pelo Decreto do Presidente da República n.º 17-A/2020, de 2 de abril, e tendo sido, após a aprovação do Decreto 2-A/2020, de 20 de março, detetadas situações que careciam de regulamentação expressa neste âmbito excecional com a evolução registada da pandemia, o Governo aprovou o Decreto 2-B/2020, de 2 de abril.

Este decreto cria limitações adicionais à circulação e, por outro lado, evidencia que determinadas atividades económicas devem continuar a ser exercidas, devendo manter-se a respetiva atividade.

Neste contexto, na área da agricultura mantém-se a necessidade de assegurar a adoção das medidas e a prática dos atos que, no âmbito específico da sua ação, sejam adequados e indispensáveis para garantir as condições de normalidade na produção, transporte, distribuição e abastecimento de bens e serviços agrícolas e pecuários, e os essenciais à cadeia agroalimentar.

Assim, em execução do estado de emergência, nos termos e para os efeitos previstos no artigo 34.º do Decreto 2-B/2020, de 2 de abril, determino o seguinte:

1 - O presente despacho estabelece os serviços essenciais e as medidas necessárias para garantir as condições de normalidade na produção, transporte, distribuição e abastecimento de bens e serviços agrícolas e pecuários, e os essenciais à cadeia agroalimentar, no quadro das atribuições dos organismos e serviços do Ministério da Agricultura.

2 - No âmbito das suas atribuições, deve a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) continuar a garantir as seguintes atividades essenciais:

a) A inspeção sanitária realizada em matadouro e salas de desmancha;

b) As ações necessárias à proteção dos animais e da saúde das plantas;

c) O funcionamento dos postos de controlo de fronteira (PCF);

d) A certificação sanitária e fitossanitária necessária ao regular funcionamento dos mercados;

e) A execução dos planos de controlo oficial necessários à salvaguarda da segurança da cadeia alimentar;

f) O funcionamento do Sistema de Recolha de Cadáveres de Animais mortos nas explorações (SIRCA);

g) O controlo e reporte imediato de perturbações no abastecimento de fatores de produção.

3 - No âmbito das suas atribuições, deve o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I. P. (INIAV), continuar a garantir as seguintes atividades essenciais:

a) A atividade dos Laboratórios Nacionais de Referência e do restante diagnóstico laboratorial nas áreas da segurança dos alimentos, saúde animal e áreas conexas, bem como sanidade vegetal;

b) A manutenção dos recursos genéticos nacionais, à guarda do INIAV, nas áreas animal, vegetal e microbiana;

c) A manutenção das culturas agrícolas e efetivos animais à guarda do INIAV, bem como culturas em ambiente controlado, in vitro e culturas de células;

d) A avaliação e reporte imediato de perturbações no exercício das atividades previstas nas alíneas anteriores.

4 - De forma a assegurar a continuidade e a ininterruptibilidade da prestação dos serviços públicos de abastecimento de água para o exercício da atividade agrícola, deve a Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva, S. A., continuar a garantir as seguintes atividades essenciais:

a) Gestão e exploração dos sistemas de abastecimento, assegurando o funcionamento das redes de adução e distribuição, bem como de todos os equipamentos e infraestruturas;

b) A avaliação e reporte imediato de perturbações no exercício das atividades previstas na alínea anterior.

5 - A Direção-Geral de Agricultura e do Desenvolvimento Rural deve avaliar e reportar de imediato qualquer perturbação grave nas atividades de gestão e exploração dos sistemas de rega concessionados a associações de beneficiários, nomeadamente quando coloquem em risco a produção das culturas regadas, cabendo-lhe propor as medidas que a situação exija, no quadro dos contratos de concessão em vigor.

6 - No âmbito das suas atribuições, devem a direções regionais de agricultura e pescas (DRAP) continuar a garantir as seguintes atividades essenciais:

a) A inspeção fitossanitária nos postos de controlo de fronteira (PCF);

b) A realização dos planos de controlo oficiais no domínio dos géneros alimentícios com vista à salvaguarda da segurança alimentar;

c) A emissão e expedição de certificação fitossanitária e de qualidade;

d) A manutenção das culturas agrícolas e a proteção dos efetivos animais à guarda das DRAP.

7 - No âmbito das suas atribuições, deve o Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral, em articulação com o Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas, I. P., e com a Autoridade de Gestão do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR 2020), manter atualizado o plano de medidas excecionais para a cadeia agroalimentar no quadro da pandemia COVID-19, incluindo medidas de regulação da atividade agrícola, mediante a apresentação de contributos de todos os organismos do Ministério da Agricultura.

8 - Deverá manter-se em funcionamento o grupo de contacto formalizado pelo Despacho 4070/2020, de 2 de abril, destinado à consulta regular dos representantes dos operadores económicos dos setores da produção, distribuição e abastecimento de bens agrícolas e agroalimentares, com vista ao acompanhamento em contínuo dos eventuais efeitos da COVID-19, avaliação das questões críticas mais prementes, e agilização das respostas necessárias.

9 - O presente despacho produz efeitos a partir da data da sua assinatura.

3 de abril de 2020. - A Ministra da Agricultura, Maria do Céu de Oliveira Antunes Albuquerque.

313165898

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/4067132.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2020-03-20 - Decreto 2-A/2020 - Presidência do Conselho de Ministros

    Procede à execução da declaração do estado de emergência efetuada pelo Decreto do Presidente da República n.º 14-A/2020, de 18 de março

  • Tem documento Em vigor 2020-04-02 - Decreto 2-B/2020 - Presidência do Conselho de Ministros

    Regulamenta a prorrogação do estado de emergência decretado pelo Presidente da República

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda