A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 2242/2020, de 17 de Fevereiro

Partilhar:

Sumário

Designa Cármen Isabel de Oliveira Amado Mendes para exercer, em comissão de serviço, o cargo de presidente do Centro Científico e Cultural de Macau, I. P

Texto do documento

Despacho 2242/2020

Sumário: Designa Cármen Isabel de Oliveira Amado Mendes para exercer, em comissão de serviço, o cargo de presidente do Centro Científico e Cultural de Macau, I. P.

O Centro Científico e Cultural de Macau, I. P. (CCCM, I. P.), tem por missão, produzir, promover e divulgar conhecimento científico multidisciplinar e transdisciplinar sobre a cooperação e relação Europa-Ásia, com vocação para a realização e promoção de estudos sobre essa cooperação, incluindo a relação de Portugal com a China através de Macau. O CCCM deve ainda consolidar-se como centro de referência, nacional e internacional, de investigação científica, de formação contínua e avançada, de publicação, de divulgação cultural e informação especializada sobre as relações Europa-Ásia, garantindo o estabelecimento de redes nacionais e internacionais, assim como um espaço de estudo e de ensino da língua, cultura e história da China e como ponte da cooperação Portugal-China.

O CCCM, I. P., deve, assim, posicionar-se como um centro de referência internacional em estudos asiáticos e interculturais e de atividades científicas de referência na cooperação e relação Europa-Ásia, valorizando sinergias entre as suas funções e atividades básicas, designadamente: i) atividades de produção e difusão de conhecimento e sua valorização científica e cultural a nível nacional e internacional; ii) biblioteca e arquivo e a sua promoção científica e cultural, incluindo a inserção em redes nacionais e internacionais de arquivos e documentação; e iii) museologia e difusão cultural a nível nacional e internacional

Neste contexto, o CCCM, I. P., deve dar particular ênfase à articulação daquelas três funções básicas e à sua gestão/valorização integrada num contexto nacional e internacional, designadamente na captação de financiamento público e privado (a nível nacional e internacional), na atração de recursos humanos qualificados para o CCCM, I. P., na Cooperação Europa-Ásia, na relação de Portugal com a China através de Macau, e na gestão de ciência, tecnologia e inovação, e estudos interculturais.

Considerando que a Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CReSAP) concluiu o procedimento concursal para o cargo de presidente do CCCM, I. P., em obediência às regras de recrutamento, seleção e provimento dos cargos de direção superior da Administração Pública consagradas no estatuto do pessoal dirigente;

Considerando que, nos termos previstos no n.º 6 do artigo 19.º da Lei 2/2004, de 15 de janeiro, que aprova o estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado, alterada e republicada pela Lei 64/2011, de 22 de dezembro, com a última redação introduzida pela Lei 128/2015, de 3 de setembro, o júri do mencionado procedimento concursal apresentou proposta de designação indicando três candidatos, entre os quais Cármen Isabel de Oliveira Amado Mendes, Professora na Universidade de Coimbra, determino o seguinte:

1 - Ao abrigo do disposto no n.º 8 do artigo 19.º da Lei 2/2004, de 15 de janeiro, que aprova o estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado, alterada e republicada pela Lei 64/2011, de 22 de dezembro, com a alteração introduzida pela Lei 68/2013, de 29 de agosto, designo Cármen Isabel de Oliveira Amado Mendes para exercer, em comissão de serviço, o cargo de Presidente do Centro Científico e Cultural de Macau, I. P.

2 - A Presidente designada opta pela remuneração base devida na situação jurídico-funcional de origem, de acordo com o disposto no artigo 154.º, n.º 1, da Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas, aprovada pela Lei 35/2014, de 20 de junho.

3 - A Presidente designada fica autorizada a exercer atividade docente ou de investigação, nos termos do n.º 2 do artigo 16.º da Lei 2/2004, de 15 de janeiro, na sua redação atual, conjugado com a alínea c) do n.º 2 do artigo 21.º da Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas, aprovada pela Lei 35/2014, de 20 de junho.

4 - A Presidente designada deve assegurar as competências previstas no artigo 5.º da Lei Orgânica do CCCM, I. P., prosseguindo, nomeadamente, os seguintes objetivos operacionais:

a) Posicionar o CCCM como um centro de referência internacional em estudos asiáticos e interculturais e de atividades científicas de referência na cooperação e relação Europa-Ásia, valorizando sinergias entre as suas três funções básicas nas áreas em que se insere, designadamente: i) atividades de produção e difusão de conhecimento e sua valorização científica e cultural a nível nacional e internacional; ii) biblioteca e arquivo e a sua promoção científica e cultural, incluindo a inserção em redes nacionais e internacionais de arquivos e documentação; e iii) museologia e difusão cultural a nível nacional e internacional;

b) Gerir e valorizar de forma integrada as três funções/atividades básicas do CCCM, I. P., em estreita articulação com a promoção e desenvolvimento de redes internacionais e, em particular, da cooperação científica e tecnológica recentemente acordada no quadro da «Parceria China-Portugal em Ciência e Tecnologia 2030». Neste contexto, deve assegurar as diligências necessárias à concretização da parceria com a China, designadamente com a participação de entidades chinesas;

c) Mobilizar financiamentos públicos e privados, diversificando as fontes de financiamento do CCCM, de modo a valorizar a gestão integrada das suas funções básicas, designadamente: i) Reforçar e diversificar as atividades de produção e difusão de conhecimento e sua valorização científica e cultural a nível nacional e internacional, designadamente reforçando o grupo de investigadores e atrair estudantes e investigadores estrangeiros para residências e trabalhos em cooperação com o CCCM; ii) Reforçar e dinamizar a biblioteca e arquivo e a sua promoção cultural e cientifica; e iii) dinamizar e valorizar a área de museologia do CCCM e a difusão de cultura a nível nacional e internacional;

d) Reestruturar, modernizar, dinamizar e promover as instalações do CCCM, I. P., na Rua da Junqueira em Lisboa, como polo de atracão de investigadores e estudantes nacionais e estrangeiros, assim como do público em geral, articulando e valorizando as três funções básicas do CCCM, I. P. (investigação; documentação; museu).

5 - A síntese curricular da designada é publicada em anexo ao presente despacho, dele fazendo parte integrante.

6 - O presente despacho produz efeitos a 17 de fevereiro de 2020.

31 de janeiro de 2020. - O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Frederico Tojal de Valsassina Heitor.

Nota Curricular

Nome: Cármen Isabel de Oliveira Amado Mendes.

Habilitações literárias: Doutora pela School of Oriental and African Studies - Universidade de Londres; Mestre pelo Institut des Hautes Études Européennes - Universidade de Estrasburgo; Licenciada pelo Instituto de Ciências Sociais e Políticas - Universidade Técnica de Lisboa.

Experiência profissional: Professora Associada com Agregação do Núcleo de Relações Internacionais e Coordenadora do Gabinete de Relações Internacionais da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, onde também criou e coordena o curso China and the Portuguese-speaking Countries in World Trade.

Foi membro da Direção da European Association for Chinese Studies (EACS) em 2008-2014 e organizadora da Conferência EACS 2014 em Coimbra; Vogal da Direção da Associação Portuguesa de Ciência Política (2006-2010) e Presidente da Secção de Relações Internacionais da APCP (2010-2012); Cofundadora do Observatório da China (2005); Consultora para o Mercado Chinês (2004-2006) e sócia-fundadora da empresa ChinaLink, Consultores Lda.; Professora convidada do Mestrado de Língua e Cultura Portuguesas da Universidade de Macau (2005-2006); Investigadora de Pós-Doutoramento no Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa de Lisboa (2005-2006); Auditora de Defesa Nacional, Instituto de Defesa Nacional (2005); Monitora do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), Universidade Técnica de Lisboa (1998-1999).

Coordenou o projeto «Uma Análise da Fórmula 'Um País, Dois Sistemas': O Papel de Macau nas Relações da China com a UE e os Países de Língua Portuguesa», no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (2010-2013). Autora dos livros Portugal, China and the Macau Negotiations (Hong Kong University Press, 2013) e As Negociações de Macau: 1986-1999 (Centro Científico e Cultural de Macau e Universidade de Macau, 2016), também publicado em chinês, e de várias publicações na área da política externa chinesa e do Fórum de Macau.

312985032

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/4008184.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2004-01-15 - Lei 2/2004 - Assembleia da República

    Aprova o estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado.

  • Tem documento Em vigor 2011-12-22 - Lei 64/2011 - Assembleia da República

    Modifica os procedimentos de recrutamento, selecção e provimento nos cargos de direcção superior da Administração Pública, alterando (quarta alteração), com republicação, a Lei 2/2004, de 15 de Janeiro, que aprova o estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado, e alterando (quinta alteração) a Lei 4/2004, de 15 de Janeiro, que estabelece os princípios e normas a que deve obedecer a organização da administração directa do Estado, cria a Comissão (...)

  • Tem documento Em vigor 2013-08-29 - Lei 68/2013 - Assembleia da República

    Estabelece a duração do período normal de trabalho dos trabalhadores em funções públicas.

  • Tem documento Em vigor 2014-06-20 - Lei 35/2014 - Assembleia da República

    Aprova a Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas, LTFP.

  • Tem documento Em vigor 2015-09-03 - Lei 128/2015 - Assembleia da República

    Sexta alteração à Lei n.º 2/2004, de 15 de janeiro, que aprova o estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado, e primeira alteração à Lei n.º 64/2011, de 22 de dezembro, que modifica os procedimentos de recrutamento, seleção e provimento nos cargos de direção superior da Administração Pública

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda