Aviso (extrato) n.º 2140/2020
Sumário: Concurso internacional para recrutamento de um investigador, ao abrigo do Decreto-Lei 57/2016, de 29 de agosto, para a área científica de Química e Ciências Agrárias, no âmbito do projeto MIP2Sensors: de polímeros molecularmente impressos a sensores óticos baseados em MIPs: uma ferramenta «light-up» para a análise de pesticidas em azeite (referência MED-01).
1 - Por despacho de 15/01/2020 da Reitora da Universidade de Évora, foi deliberado abrir concurso de seleção internacional para um lugar de investigador(a) para o exercício de atividades na área científica de Química e Ciências Agrárias, em regime de contrato de trabalho em funções públicas a termo resolutivo certo pelo prazo de três anos, com vista ao desempenho de funções de investigador(a) no projeto "MIP2Sensors: De Polímeros Molecularmente Impressos a sensores óticos baseados em MIPs: uma ferramenta "light-up" para a análise de pesticidas em azeite", com a referência FCT-PTDC/ASP-AGR/30097/2017, financiado por fundos nacionais através da FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia, cujo principal objetivo é o desenvolvimento de uma tecnologia seletiva, precisa e robusta baseada em sensores tendo como base a tecnologia de impressão molecular - denominada de MIP2Sensors, para a análise vestigial de pesticidas em azeite. O(a) investigador(a) a ser contratado deve ter experiência prática comprovada em tecnologia de impressão molecular, nomeadamente na síntese química e caracterização química e morfológica deste tipo de materiais; metodologias seletivas de preparação de amostra complexas e em técnicas analíticas avançadas, nomeadamente cromatografia líquida de alta performance (HPLC) e cromatografia gasosa (GC). Além disso, o(a) investigador(a) a contratar deve ter amplo conhecimento em técnicas de preparação de amostras para cromatografia, no desenvolvimento e otimização de métodos cromatográficos e na sua validação analítica. Por outro lado, o(a) investigador(a) deverá ser responsável pelo tratamento dos resultados e redação de artigos científicos em revistas com arbitragem científica para divulgação dos resultados do projeto. Participará ainda em atividades de divulgação dos resultados obtidos no projeto em conferências nacionais e internacionais, e eventualmente na supervisão de estudantes de doutoramento, mestrado e licenciatura. O(a) contratado(a) pode ser encarregue de serviço docente, até um máximo de 4 horas semanais, nas unidades curriculares que lhe forem distribuídas.
2 - O local de trabalho situa-se na Universidade de Évora - IIFA - Instituto Mediterrâneo para Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento (MED) e no Centro de Química de Évora.
3 - A remuneração mensal ilíquida é de 2128,34 (euro), correspondente ao nível 33 da Tabela Remuneratória Única, aprovada pela Portaria 1553-C/2008, 31 de dezembro.
4 - Ao concurso podem ser opositores(as) candidatos(as) nacionais, estrangeiros(as) e apátridas que sejam titulares do grau de doutor(a) em Química ou Ciências Agrárias e detentores(as) de um currículo científico e profissional que revele um perfil adequado à atividade a desenvolver, preferencialmente com:
Mínimo de 3 anos de experiência pós-doutorado nas funções pretendidas;
Mínimo de 4 publicações em revistas indexadas no Web of Science, nos últimos 5 anos, na área das funções pretendidas;
Experiência em tecnologia de impressão molecular - síntese química e caracterização química e morfológica;
Experiência em metodologias seletivas de preparação de amostra para amostras alimentares complexas;
Experiência em técnicas avançadas de cromatografia e espectrometria de massa e na otimização de métodos cromatográficos;
Experiência na validação de métodos analíticos;
Experiência na participação e na coordenação de projetos de investigação, incluindo a demonstração da capacidade de obtenção de fundos em concursos competitivos;
Experiência comprovada na publicação de artigos científicos em revistas com arbitragem científica e com elevado fator de impacto nas temáticas do projeto;
Experiência na comunicação e divulgação de resultados em encontros científicos;
Experiência de trabalho em equipas multidisciplinares;
Bons conhecimentos de português e inglês (falados e escritos).
Caso o doutoramento tenha sido conferido por instituição de ensino superior estrangeira, os candidatos são admitidos a concurso, conforme alínea e) do n.º 2 do artigo 4 do Decreto-Lei 60/2018, de 3 de agosto devendo o registo/reconhecimento do grau em Portugal ser efetuado posteriormente ao termo do concurso, nos termos previstos no Decreto-Lei 66/2018, de 16 de agosto, sendo apenas necessário no ato de contratação.
5 - O aviso integral do concurso será disponibilizado na Bolsa de Emprego Público (BEP), no endereço www.bep.gov.pt, e nos sítios na internet da FCT, I. P., em www.eracareers.pt/ e da Universidade de Évora, em www.sadm.uevora.pt, nas línguas portuguesa e inglesa.
22/01/2020. - A Administradora da Universidade de Évora, Maria Cesaltina Frade.
312947124