Sumário: Designa Mariana Rodrigues Simão para exercer as funções de técnica especialista do Gabinete da Secretária de Estado para a Integração e as Migrações.
1 - Ao abrigo do disposto na alínea c) do n.º 1 do artigo 3.º, nos n.os 1 e 2 do artigo 11.º e no artigo 12.º do Decreto-Lei 11/2012, de 20 de janeiro, designo para exercer as funções de técnica especialista do meu Gabinete a licenciada Mariana Rodrigues Simão.
2 - Para efeitos do disposto na alínea d) do artigo 12.º do Decreto-Lei 11/2012, de 20 de janeiro, a designada desempenhará funções de assessoria para as políticas públicas em matéria de integração e migrações.
3 - O estatuto remuneratório da designada é o de adjunta de gabinete, conforme o n.º 6 do artigo 13.º do referido decreto-lei.
4 - Para efeitos do disposto na alínea a) do artigo 12.º do Decreto-Lei 11/2012, de 20 de janeiro, a nota curricular da designada é publicada em anexo ao presente despacho.
5 - Nos termos do n.º 3 do artigo 11.º do mencionado decreto-lei, o presente despacho produz efeitos a 29 de outubro de 2019.
6 - Conforme o disposto nos artigos 12.º e 18.º do supracitado decreto-lei, publique-se na 2.ª série do Diário da República e publicite-se na página eletrónica do Governo.
13 de dezembro de 2019. - A Secretária de Estado para a Integração e as Migrações, Cláudia Patrícia da Cruz Pereira.
Nota curricular
Dados pessoais:
Nome: Mariana Rodrigues Simão
Nacionalidade: Portuguesa
Data Nascimento: 28/01/1998
Habilitações literárias: Licenciada em Ciência Política pelo ISCTE-IUL, e frequenta o mestrado em Educação e Sociedade, também no ISCTE-IUL. Completou um curso de especialização em "O Médio Oriente na Política Internacional" e em "Intervenção Humanitária em Contextos de Violência e de Guerra".
Formação profissional:
Técnica de integração profissional no Conselho Português para os Refugiados, no Centro de Acolhimento para Refugiados, desde 2019, tem trabalhado ao nível da integração dos refugiados em Portugal. Animou um Gabinete de Inserção Profissional, onde trabalhou a integração dos refugiados na comunidade, e da comunidade na realidade dos refugiados que chegam a Portugal, apoiando ao nível social, da habitação, emprego e na organização de cursos de Português Língua Estrangeira e Alfabetização para Estrangeiros. Anteriormente fez voluntariado na organização, entre 2018 e 2019, no Centro de Acolhimento para Refugiados e na Casa de Acolhimento de Crianças Refugiadas, onde desenvolveu diversas atividades ao nível da integração e organizou atividades lúdico-pedagógicas com públicos diversos.
Estagiou no Observatório da Emigração em 2019, onde desenvolveu um projeto de investigação acerca da participação eleitoral dos emigrantes portugueses e os meios de comunicação social da diáspora portuguesa. Colaborou na realização da conferência "Perspectives on Migration: Political Action and Civic Engagement" em parceria com o Ministério dos Negócios Estrangeiros português e alemão, a European Academy Berlin, e a Escola de Sociologia e Políticas Públicas do ISCTE-IUL. Reestruturou também a secção no website do Observatório da Emigração com o levantamento dos meios de comunicação social dos portugueses no estrangeiro.
Colabora atualmente no programa "Educação para a Justiça (E4J)" e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do Gabinete das Nações Unidas para Drogas e Crimes (UNODC). Apoiou também em 2018 na concretização da 4.ª edição da conferência "Europe as a Global Actor" promovida pelo Centro de Estudos Internacionais do ISCTE-IUL.
Realizou um projeto de voluntariado em Cabo Verde no ano de 2018, onde desenvolveu um projeto de educação para a cidadania. Foi membro da AIESEC in ISCTE no período entre 2016 e 2017 e do Parlamento Europeu dos Jovens entre 2015 e 2016. Teve diversas experiências de intercâmbios culturais e simulações das instituições europeias e em 2016 foi distinguida com a Anilha de Mérito de Escutismo.
Publicações: Simão, Mariana (no prelo), "Participação Eleitoral dos Emigrantes Portugueses: as eleições legislativas de 2015 e 2019 e o papel dos meios de comunicação social", OEm WorkingPaper, Lisboa, Observatório da Emigração, CIES-IUL, ISCTE-IUL (aceite para publicação).
312897342