Sumário: Designa Maria Alejandra Ortiz Scaglione para exercer as funções de técnica especialista do Gabinete da Secretária de Estado para a Integração e as Migrações.
1 - Ao abrigo do disposto na alínea c) do n.º 1 do artigo 3.º, nos n.os 1 e 2 do artigo 11.º e no artigo 12.º do Decreto-Lei 11/2012, de 20 de janeiro, designo para exercer as funções de técnica especialista do meu Gabinete, a doutorada Maria Alejandra Ortiz Scaglione.
2 - Para efeitos do disposto na alínea d) do artigo 12.º do Decreto-Lei 11/2012, de 20 de janeiro, a designada desempenhará funções de assessoria para as políticas públicas em matéria de integração e migrações.
3 - O estatuto remuneratório da designada é o de adjunta de gabinete, conforme o n.º 6 do artigo 13.º do referido decreto-lei.
4 - Para efeitos do disposto na alínea a) do artigo 12.º do Decreto-Lei 11/2012, de 20 de janeiro, a nota curricular da designada é publicada em anexo ao presente despacho.
5 - Nos termos do n.º 3 do artigo 11.º do mencionado decreto-lei, o presente despacho produz efeitos a 29 de outubro de 2019.
6 - Conforme o disposto nos artigos 12.º e 18.º do supracitado decreto-lei, publique-se na 2.ª série do Diário da República e publicite-se na página eletrónica do Governo.
13 de dezembro de 2019. - A Secretária de Estado para a Integração e as Migrações, Cláudia Patrícia da Cruz Pereira.
Nota Curricular
Dados Pessoais
Nome: Maria Alejandra Ortiz Scaglione
Nacionalidade: Espanhola
Data Nascimento: 30/07/1972
Habilitações Literárias:
Doutoramento em Sociologia pelo Instituto Universitário de Lisboa ISCTE/IUL
Mestrado em Sociologia pelo Instituto Universitário de Lisboa ISCTE/IUL
Pós-graduação em Análise de Dados em Ciências Sociais - IUL-ISCTE
Licenciatura em Sociologia pela Faculdade de Ciências Sociais da Universidade da República Oriental do Uruguai - FCS-UDELAR (2004)
Formação Profissional:
Investigadora integrada no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL) do ISCTE, na linha de investigação Desigualdades, Migrações e Território.
Responsável pelo projeto A saúde das mulheres imigrantes, uma questão de cidadania e inclusão, onde tem desenvolvido uma pesquisa sobre os principais problemas no aceso aos cuidados de saúde primários das mulheres imigrantes, com enfoque nas dimensões sociais, culturais e institucionais.
Tem participado em vários projetos de investigação nacionais e europeus no âmbito das migrações, em particular sobre saúde, cidadania e descendentes de imigrantes. Destacando sua participação nos projetos: O Impacto da imigração no sector agrícola: o caso do Alentejo, financiado pelo Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração (FAMI), no projeto Saúde e Cidadania: Disparidades e necessidades interculturais na atenção sanitária às mães imigrantes, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e no projeto TRESEGY - Towards the social construction of a European youth: the experience of inclusion and exclusion in the public sphere among second generation migrated teenagers" financiado pela Comissão Europeia no Programa FP6 e com a participação dos países: Portugal, Espanha, França, Itália, Alemanha e Holanda. No âmbito internacional, também fez parte da equipa do projeto GOVDIV - Multilevel governance of cultural diversity in a comparative perspective: EU-Latin America sobre governabilidade e diversidade numa perspetiva comparada, financiado pela Comissão Europeia no seu Programa FP7-PEOPLE-IRSES com a participação dos países: Portugal, Espanha, França, Itália, Argentina, Brasil e México
Tem participado como consultora especialista em migrações em projetos sobre a integração dos jovens imigrantes e descendentes de imigrantes no concelho de Sintra e sobre políticas de ensino da língua portuguesa para imigrantes adultos em Portugal com pouca ou nenhuma escolarização: institucionalização e desafios.
A participação nos projetos, tem-lhe permitido fortalecer o trabalho em equipas interdisciplinares e internacionais, adquirir experiência profissional em diferentes âmbitos, nomeadamente associações, centros de saúde, hospitais e escolas e reforçar as metodologias quantitativas, qualitativas e participativas.
Tem publicado artigos em revistas nacionais e internacionais, nas línguas portuguesa, espanhola e inglesa e participado em conferências nacionais e internacionais, colóquios e seminários, sendo convidada a apresentar trabalhos em instituições de ensino superior, associações e escolas
Faz parte da coorganização: dos Encontros sobre Experiências Migratórias, ciclo de conferências e debates organizado pelo CIES-IUL, o CRIA, o Observatório da Emigração e a Rede Migra.
Os seus interesses atuais de investigação centram-se nas áreas da Sociologia das Migrações, integração de imigrantes, acesso à saúde e políticas públicas.
312897253