A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 9282/2019, de 15 de Outubro

Partilhar:

Sumário

É constituída uma equipa interministerial no âmbito do Grupo de Contacto Permanente da Ação Cultural Externa, previsto na Resolução do Conselho de Ministros n.º 70/2016, de 22 de novembro

Texto do documento

Despacho 9282/2019

Sumário: É constituída uma equipa interministerial no âmbito do Grupo de Contacto Permanente da Ação Cultural Externa, previsto na Resolução do Conselho de Ministros n.º 70/2016, de 22 de novembro.

A Resolução do Conselho de Ministros n.º 70/2016, de 22 de novembro, aprova as orientações gerais a seguir por serviços na dependência, tutela ou superintendência de membros do Governo no âmbito da ação cultural externa.

A participação de Portugal em Feiras do Livro de grande relevância no circuito internacional representa uma oportunidade de relevo para dar a conhecer o que de melhor se faz e produz no nosso país. As recentes participações de Portugal nestes certames, em particular naquelas em que teve o estatuto de país convidado, tiveram resultados muito positivos.

Afigura-se, desta forma, de particular importância aprovar a estratégia e os objetivos a observar para a representação oficial portuguesa em Feiras Internacionais do Livro.

Assim, nos termos do disposto nos n.os 1 e 2 do artigo 12.º, nos n.os 1 e 2 do artigo 18.º e no n.º 1 do artigo 19.º e do Decreto-Lei 251-A/2015, de 17 de dezembro, na sua atual redação, nas alíneas f), g) e i) do n.º 1 e na alínea a) do n.º 2 do artigo 2.º do Decreto-Lei 121/2011, de 29 de dezembro, na sua atual redação, na alínea c) do artigo 2.º do Decreto-Lei 11/2014, de 22 de janeiro, na sua atual redação, e na Resolução do Conselho de Ministros n.º 70/2016, de 22 de novembro, o Ministro dos Negócios Estrangeiros, o Ministro Adjunto e da Economia e a Ministra da Cultura determinam o seguinte:

1 - A presença portuguesa em Feiras Internacionais do Livro orienta-se pelos seguintes objetivos:

a) Promover uma política integrada de internacionalização da cultura portuguesa, através da articulação entre organismos setoriais e da criação de sinergias viabilizadoras de uma presença de qualidade da literatura portuguesa em Feiras Internacionais do Livro de relevo para os interesses de Portugal;

b) Fomentar o conhecimento de obras e de autores portugueses e em língua portuguesa por parte de públicos estrangeiros, bem como de profissionais das áreas da edição e da tradução, promovendo novos mercados de exportação para a literatura e a cultura portuguesa no geral;

c) Estimular, através de programas de divulgação de literatura portuguesa, iniciativas de atração de turismo para Portugal;

d) Apoiar a afirmação e o estatuto de projetos no âmbito da Rede de Ensino Português no Estrangeiro nos países nos quais se desenrolem as atividades no âmbito do presente despacho;

e) Reforçar parcerias com outras entidades e instituições, públicas e privadas, em Portugal ou nos países em cujas Feiras do Livro Portugal marque presença;

f) Promover o comércio editorial e livreiro e a criatividade do setor em feiras internacionais em que Portugal marque presença e, designadamente, através de iniciativas de cross-selling.

2 - Tendo em vista propor, programar e executar a participação de Portugal em Feiras do Livro no estrangeiro, concretizando os objetivos acima identificados, é constituída uma equipa interministerial no âmbito do Grupo de Contacto Permanente da Ação Cultural Externa, previsto na Resolução do Conselho de Ministros n.º 70/2016, de 22 de novembro, composta por representantes dos seguintes organismos:

a) Da área dos Negócios Estrangeiros:

i) Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, E. P. E. (AICEP);

ii) Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I. P. (Camões, I. P.);

b) Da área da Cultura:

i) Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB);

c) Da área da Economia:

i) Instituto do Turismo de Portugal, I. P. (Turismo de Portugal, I. P.).

3 - A equipa interministerial, com coordenação do Camões, I. P., e da DGLAB, submete aos membros do Governo responsáveis pelas áreas governativas dos negócios estrangeiros, da cultura e da economia uma proposta de plano anual de Feiras do Livro para as quais se sugere a participação de Portugal.

4 - Os membros do Governo referidos no número anterior decidem, por despacho, sobre os eventos relativamente aos quais a participação de Portugal seja confirmada e sobre o respetivo planeamento elaborado pela equipa interministerial.

5 - O planeamento de cada presença envolve todos os organismos representados na equipa interministerial, no âmbito das respetivas atribuições, podendo ser prevista a parceria por parte de outras entidades públicas ou privadas.

6 - A equipa interministerial reúne com a periodicidade a definir pelas entidades coordenadoras.

7 - Para o ano de 2019, para além dos eventos já ocorridos, é ainda aprovada a participação na Feira do Livro de Guadalajara.

8 - O presente despacho produz efeitos no dia seguinte ao da sua publicação.

25 de setembro de 2019. - O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Ernesto Santos Silva. - 26 de setembro de 2019. - O Ministro Adjunto e da Economia, Pedro Gramaxo de Carvalho Siza Vieira. - 27 de setembro de 2019. - A Ministra da Cultura, Graça Maria da Fonseca Caetano Gonçalves.

312649977

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/3880147.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2011-12-29 - Decreto-Lei 121/2011 - Ministério dos Negócios Estrangeiros

    Aprova a Orgânica do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

  • Tem documento Em vigor 2014-01-22 - Decreto-Lei 11/2014 - Ministério da Economia

    Aprova a Lei Orgânica do Ministério da Economia (ME) e os mapas de dirigentes superiores da administração direta e indireta do ME, constantes dos anexos I e II ao presente diploma, respetivamente, do qual fazem parte integrante.

  • Tem documento Em vigor 2015-12-17 - Decreto-Lei 251-A/2015 - Presidência do Conselho de Ministros

    Aprova a Lei Orgânica do XXI Governo Constitucional

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda