Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 8207/2019, de 17 de Setembro

Partilhar:

Sumário

Nomeia diretora artística do Teatro Nacional de São Carlos Maria Elisabete da Silva Duarte Matos

Texto do documento

Despacho 8207/2019

Sumário: Nomeia diretora artística do Teatro Nacional de São Carlos Maria Elisabete da Silva Duarte Matos.

Nos termos do disposto no artigo 6.º e nos n.os 1, 3 e 6 do artigo 16.º dos Estatutos do Organismo de Produção Artística, E. P. E. (OPART, E. P. E.), aprovados em anexo ao Decreto-Lei 160/2007, de 27 de abril, a estrutura orgânica integra obrigatoriamente o diretor artístico do Teatro Nacional de São Carlos, nomeado por despacho conjunto dos membros do Governo responsáveis pelas áreas das finanças e da cultura, devendo a sua escolha recair numa personalidade de reconhecido mérito cultural, com perfil, formação e experiência nos domínios da programação e direção artísticas da respetiva área de atuação, para um mandato com a duração de três anos.

Considerando a nota curricular de Maria Elisabete da Silva Duarte Matos, que consta em anexo ao presente despacho e evidencia perfil adequado e demonstrativo da aptidão e da experiência profissional necessárias ao exercício das funções de diretor artístico do Teatro Nacional de São Carlos, enquanto ativo essencial responsável pela preparação e execução da programação;

Assim, ao abrigo do disposto no artigo 16.º dos Estatutos do OPART, E. P. E., aprovados em anexo ao Decreto-Lei 160/2007, de 27 de abril, e na alínea c) do n.º 4 do Despacho 3492/2017, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 81, de 26 de abril de 2017, determina-se:

1 - Nomear diretora artística do Teatro Nacional de São Carlos Maria Elisabete da Silva Duarte Matos, para um mandato com início em 1 de outubro de 2019 e termo em 30 de setembro de 2022.

2 - Fixar a remuneração mensal de 5000 (euro) (14 meses/ano).

3 - Estabelecer despesas de representação com o limite de 300 (euro)/mês (12 meses/ano), direito a uso de telemóvel, cujo valor máximo das despesas mensais não pode exceder dois terços do valor atribuído aos membros do Conselho de Administração do OPART, E. P. E.

4 - Em execução do presente despacho deve ser celebrado um contrato entre o OPART, E. P. E., e Maria Elisabete da Silva Duarte Matos.

5 - Não podem ser programadas mais de duas produções em cada Temporada, uma na Temporada Lírica e uma na Temporada Sinfónica, com a participação artística de Maria Elisabete da Silva Duarte Matos, devendo o montante da remuneração de tais participações ser fixado pelo Conselho de Administração do OPART, E. P. E., e não podendo exceder o montante da remuneração auferida por Maria Elisabete da Silva Duarte Matos na última produção ou coprodução do OPART, E. P. E., equivalente em que haja participado.

6 - As produções a que alude o número anterior não acrescem ao limite fixado no n.º 8 do artigo 16.º do OPART, E. P. E.

3 de setembro de 2019. - A Ministra da Cultura, Graça Maria da Fonseca Caetano Gonçalves. - O Secretário de Estado do Tesouro, Álvaro António da Costa Novo.

Nota curricular

Elisabete Matos nasceu em Caldas das Taipas, Guimarães. Estudou canto e violino no Conservatório de Música de Braga. Como bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian, mudou-se para Espanha, onde completou a sua formação.

Interpretou papéis wagnerianos como Isolda (Tristan und Isolde), Elisabeth (Tanhäuser), Elsa e Ortrud (Lohengrin), Freia (Das Rheingold), Sieglinde e Brünhilde (Die Walküre), Gutrune e Brünhilde (Götterdämmerung), Senta (Fliegenden Hollânder) e Irene de (Rienzi). De Verdi, interpretou Elisabetta di Vallois (Don Carlo), Violetta (La Traviata), Lisa (La Battaglia di Legnano), Amélia (Ballo in maschera), Abigaille (Nabucco), Lady Macbeth (Macbeth), Alice Ford (Falstaff), Amélia (Gustavo III) e Amélia (Simone Boccanegra). De Puccini, os papéis titulares de Turandot, Tosca, Suor Angelica, Minnie (La Fanciulla del West), Mimí (La Bohème), entre outros.

De outros compositores, interpretou Chimène de Le Cid (Massenet), La Voix de La Voix Humaine e Madame Lidoine de Les Dialogues de Carmelites, de (Poulenc), Zazà (Leoncavallo), Salud de La Vida Breve (Falla), Divinas Palabras (Garcia Abril), Margarita la Tornera (Chapí), Gaudi (J. Guinjoan), Katia Kabanova (Janaácek), Condessa de Capriccio e Elektra de (Strauss), Santuzza de Cavalleria Rusticana (Mascagni), Norma (Bellini), Iphigénie en Tauride (Gluck), La Gioconda (Ponchielli), Cassandre de Les Troyens (Berlioz) entre outros.

Frequentou as melhores salas de concertos mundiais, com um vasto repertório e com as melhores orquestras.

Atuou no Metropolitan Opera House de Nova York, Wiener Staatsoper, Deutche Oper Berlin, Teatro alla Scala de Milano, Washington Opera, Sttatsoper Hamburg, Avery Fisher Hall, New York, Los Angeles Ópera, Teatro Nacional de São Carlos de Lisboa, Teatro Real de Madrid, Arena di Verona, Maggio Musicale Fiorentino, Gran Teatre del Liceu de Barcelona, The Israeli Opera, Teatro dell'Opera de Roma, Teatro La Fenice di Venezia Ópera Nacional du Rhin, San Carlo di Napoli, China NCPA Beijing, Teatro Regio di Torino, Opéra de Nice, Teatro Massimo Bellini de Catania, Theatre du Capitole de Toulouse, Teatro Municipal de Santiago de Chile, Odissey Opera Boston, Vlaamse Opera, Daegu International Opera, Opera de Lima, Teatro Vittorio Emmanuele di Messina, Festival di Macerata, Teatro Piccini di Bari, Festival da Madeira, dos Açores, de Sintra, do Estoril, Festival de Torre del Lago, Welsh National Opera entre outros.

Foi dirigida por grandes maestros, entre os quais Lorin Maazel, James Conlon, Riccardo Muti, Zubin Metha, Valery Gergiev, Daniel Oren, Daniel Baremboin, Bruno Bartoletti e acompanhada por solistas como Plácido Domingo, José Carreras, Mariella Devia, Leo Nucci, Renato Bruson, Eva Marton entre outros.

Gravou La Dolores, El Sombrero de Três Picos, Requiem de Suppé, Götterdämmerung, das Rheingold, La Bataglia di Legnano, Le Cid, Les Troyens e o DVD Verdi Cento com os melhores cantores deste reportório.

Em 2000, foi galardoada com um Grammy pela gravação do papel titular de «La Dolores», de Bretón, com Plácido Domingo, para a Decca.

Elisabete Matos recebeu as condecorações de Oficial da Ordem do Infante D. Henrique e de Grã-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique, concedidas pela Presidência da República, foi galardoada com a Medalha de Ouro de Mérito Artístico da Cidade de Guimarães pela Câmara Municipal de Guimarães e distinguida com a Medalha de Mérito Cultural concedida pela Secretaria de Estado da Cultura em 2015.

Recebeu ainda a medalha de Filha Predileta da Vila de Caldas das Taipas, onde nasceu, a condecoração do Rotary Club de Caldas das Taipas e as medalhas de honra do Grémio Literário e da Sociedade Eça de Queirós.

Venceu vários prémios em concursos nacionais e internacionais, como o Concurso de Canto Luísa Todi, o Belvedere de Viena, Operália, entre outros. Recebeu também o prémio de final de curso Lola Rodriguez Aragón, o prémio Lyons da Lírica Italiana, o prémio Femina 2012 e o prémio Voz do Ano 2012.

Foi-lhe ainda atribuído, o prémio Maria Isabel Barren - Mulheres Criadoras de Cultura, iniciativa da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género e do Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais do Ministério da Cultura.

É professora adjunta convidada na ESART desde 2014 e, desde 2017, diretora artística do Festival Internacional de Música Religiosa de Guimarães.

312565428

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/3853648.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2007-04-27 - Decreto-Lei 160/2007 - Ministério da Cultura

    Cria e aprova os Estatutos do OPART - Organismo de Produção Artística, E. P. E., que integra o Teatro Nacional de São Carlos e a Companhia Nacional de Bailado.

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda